24# - A outra margem – Trilho das azenhas


O Trilho das Azenhas é um percurso linear de dificuldade baixo que desenvolve-se por sete quilómetros, ao longo da margem direita do rio Tâmega. Com início na “Praia das Azenhas” e termino na freguesia de Vila Caíz, nas proximidades em Passinhos.
A área envolvente da Praia das Azenhas foi objeto de recuperação e arranjo urbanístico e as ruínas das Azenhas dos Morleiros foram preservadas e requalificadas, dignificando-se um espaço que é dos mais simbólicos da identidade e imaginário dos amarantinos.
Excetuando a extensão e o facto de se desenvolver na margem direita do Tâmega, o contexto do trilho no que se refere à paisagem, à fauna e à flora, claramente influenciadas pelo rio que criou habitats únicos e particulares, quer no que se refere a espécies animais ou arbóreas.
Percorrer o trilho das Azenhas pode ser, por isso – para além da atividade física subjacente –, um processo de aprendizagem e descoberta. Consultar os placards informativos é ficar a saber das espécies animais e vegetais com que se pode contactar ao longo dos percursos. Com um pouco de sorte, pode-se, mesmo, ver uma lontra deslizando na água!
Já agora, saiba que o trilho oferece excelentes zonas para a observação de aves. Das nativas, e que “habitam” o rio ao longo de todo o ano (patos, garça real, corvo-marinho, guarda-rios…), mas também daquelas que estão em trânsito, ora para o Norte da Europa, ora para Africa, e que em Amarante páram para descansar ou nidificar. A altura ideal para se fazer birdwatching é no inverno e na primavera, quando tem lugar a nidificação e as aves estão mais ativas.



Nota: Local bastante movimentado, para uma maior durabilidade, na abordagem façam algum cuidado.