Via Algarviana - Setor 7 - Salir / Alte - #12

O 7º setor da Via Algarviana começa em Salir, no eixo central da EN 124. As ruínas do castelo são o elemento histórico mais marcante desta povoação.
A partir daqui, vai seguir por caminhos muitas vezes ladeados por antigos muros de pedra, que ainda limitam hortas e propriedades rurais. O trilho atravessa alguns aglomerados habitacionais, como Almarginho, Cerro de Baixo e Cerro de Cima.
Esteja atento a algumas noras e outros engenhos hidráulicos, que testemunham a intensa atividade agrícola do passado.
A imponente Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena está à vista do caminhante na primeira metade do percurso: é um elemento marcante da paisagem, com 479 m de altitude. Aí pode encontrar cerca de 535 espécies de flora e muitas outras de fauna. Este é também o local da famosa lenda do Gil da Pena: aceite o desafio de conseguir que um dos habitantes locais lhe conte esta história!
O itinerário atravessa depois Benafim, uma povoação que mantém a traça tradicional nas casas e ruas estreitas. Aproveite para fazer uma pausa num dos cafés locais.
Daí, segue para Norte, passando por pomares de sequeiro, característicos do Barrocal Algarvio, e chega à Ribeira do Freixo, onde ruma a oeste. A paisagem ainda tem as marcas da atividade agrícola e do pastoreio, que no passado tiveram peso na economia local.
O setor termina acompanhando a frescura da Ribeira de Alte: aprecie o cantar dos muitos passeriformes que aí existem! Chegará assim às Fontes Grande e Pequena, uma zona muito agradável para descansar.
Mais adiante situa-se o centro de Alte, uma das aldeias mais típicas e bonitas da região. Aproveite para se embrenhar pelas pequenas ruas e visitar os comércios com produtos locais.
>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<
Sobre a cache
O Container é pequeno, como tal, convém ir prevenido com material de escrita.
Para esta cache preservar, no seu lugar volto a colocar.
Boas cachadas, cuidado com os excessos e divirtam-se.