Skip to content

Engenho Velho - Bromelias Traditional Cache

Hidden : 7/24/2023
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


  O cache fica localizado em bela area de sombra num dos oásis do estado do Ceará – SERRA DA IBIAPABA, mais precisamente em UBAJARA, bem próximo do Parque Nacional,  distante 310 km de Fortaleza-CE e 289KM de Teresina-PI, numa área de um antigo engenho que corresponde a 10.000m2 , onde atualmente as pessoas que visitam passam por uma experiência única, onde irão ouvir o canto dos pássaros, o mugir do gado, sentir o cheiro do mato e ainda a água correndo pelas cachoeiras, fazendo com que reportem-se a um ambiente rural, calmo, cercado de  natureza por todos os lados e ainda vivenciando o clima ameno das serras.

  Leve presentes para trocar no cache pois o recipiente é grande e tem muitos presentes.

História

  Sítio Matriz Engenho Velho, sediado em Ubajara-CE, perfazendo uma área de 93he, sendo 55he de mata nativa, resquícios de Mata Atlântica, pertencente à família Aristides.

  O casal Joaquim Aristides dos Santos e Maria Soares Santos tiveram 10 filhos, sendo 05 homens e 05 mulheres, conseguiu formar 02 deles, um em medicina e o outro em Engenharia Civil, os demais homens assumiram a gestão dos negócios da família – agropecuária, e as mulheres, como era peculiar à época, direcionaram-se para as atividades domésticas, apenas uma delas adentrou para a vida religiosa.

  Destaca-se especialmente o filho Valdemar Aristides dos Santos - que geriu os sítios situados na Serra, mais precisamente em Ubajara-CE   e Francisco Aristides dos Santos - que geriu as fazendas situadas em Cariré e Tamboril, localizadas no semiárido cearense. Família regida por princípios éticos sólidos, pautada por uma amizade fraternal sem igual, mantiveram os bens em condomínio e todos se apoiavam na gestão, e todos participavam da lucratividade.

  Nos áureos tempos da década de 50, mais precisamente no apogeu das culturas da cana-de-açúcar e café havia no Sítio Matriz Engenho Velho uma locomotiva ao vapor, que gerava energia para alimentar todo um complexo, constituído de engenho de rapadura, serraria e máquina de pilagem de café. No engenho, fabricava-se rapadura, a qual era comercializada para o sertão, através de comboieiros e caminhões via Crateús.

  Já na serraria, preparavam-se madeiras destinadas à construção, tanto as de produção própria, como também terceiros, de quase toda a Ibiapaba traziam suas matérias-primas – a madeira, para ser beneficiada no Sítio Matriz Engenho Velho, inclusive o madeiramento dos Patronatos de Viçosa do Ceará e Ubajara foi oriundo de lá. Com a máquina de pilagem de café, não foi diferente, tanto beneficiava o café de sua própria produção, como também beneficiava o café de outrem. Desta forma o Sítio Matriz Engenho Velho foi destaque em toda a região Ibiapabana.

  Na década de 70, houve a implantação do café do IBC (Instituto Brasileiro de Café) com as variedades de mudas Mundo Novo e Catuaí, no Sítio Matriz, onde as primeiras mudas foram plantadas pelo próprio governador, tanto no campo como no jardim da propriedade, que existe até hoje. Inclusive o proprietário do Sítio Matriz Engenho Velho presenteou o governador do estado com um lote de terra, para construir uma casa de veraneio. Neste período a produção do sítio foi fantástica chegando a 1000 alqueires de café por safra. Mas com a escassez das chuvas a produtividade do café diminuiu fazendo com que os produtores se desestimulassem dos tratos culturais e abandonassem a cultura do café.

  Ilustra-se com umas curiosidades: o Sítio Matriz Engenho Velho foi o primeiro usuário de energia elétrica de Ubajara, como também foi um dos 20 primeiros a instalar telefone. Ousaram também na construção de uma residência de 02 (dois) pavimentos, numa arquitetura portuguesa, com a predominância de arcos.

  Retomando a discursão econômica, com a chegada da Usina Agroserra na cidade de Ibiapina os agricultores regionais passaram o foco para a cultura da cana-de-açúcar, a qual era vendida para a respectiva Usina, destinada ao fabrico de álcool.  Nesta conjuntura o Sítio Matriz Engenho Velho ocupou a 5ª colocação como maior produtor/fornecedor, totalizando 6.000 toneladas por safra, neste período a gestão do sítio estava a cargo do filho primogênito de Valdemar Aristides, Joaquim Aristides Neto.

  Posteriormente com o declínio do programa PROÁLCOOL e consequentemente a decadência da usina em pauta, foi redirecionado mais uma vez, a cana-de-açúcar para o fabrico da rapadura.

  Em outubro/97, o administrador Joaquim Aristides tive grande avanço no âmbito do engenho de rapadura, introdução da rapadura em vários tamanhos e sabores, sendo adicionadas polpas de frutos, oriundo do próprio sítio, a qual foi direcionada para outros mercados consumidores a merenda escolar e supermercados; registro destes produtos no Ministério da Saúde, e na EAN Brasil, para a implantação de códigos de barras dos mesmos; foi introduzido também o melado e o açúcar mascavo no mix dos produtos; participação em várias feiras de produtos artesanais e agropecuários tanto no interior do estado como na capital.

  Então a proposta da família Aristides hoje, que continua residindo no Sitio Matriz, a qual está na terceira geração, revigorada pela energia de 02 filhos que comporão a 4ª geração, em anos vindouros, propõe a revitalização econômica do respectivo sítio, sob outros moldes e atividades – Turismo Rural. Agora com nova proposta e nova marca: ENGENHO VELHO. Já que dispõe de vários atrativos tais como: uma casa sexagenária, com uma arquitetura em forma de arco, um engenho, uma capela, é muito arborizada, com plantas nativas, trilhas e cachoeira, inclusive a Piguruta, famosa cachoeira do município de Ubajara, que estava encravada no Sítio Benfica, pertencente também a família Aristides, o qual está interligado ao Sítio Matriz.

Additional Hints (Decrypt)

Gercnqn an tenaqr áeiber pbz oebzéyvnf, znepnqn pbz crqenf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)