"A 25 de Janeiro de 1985, as atenções do país viraram-se para a Secundária do Cartaxo, quando uma violenta explosão, seguida de incêndio, ocorreu numa sala de aula. O incidente vitimou a professora e dezenas de alunos, dois dos quais não resistiram aos ferimentos e morreram.
A explosão ficou a dever-se a uma fuga de gás. A ausência de uma torneira de segurança no terminal de gás no interior de uma bancada levou a que o gás se acumulasse progressivamente na referida sala de aulas, dando origem à fatídica explosão.
Alguns alunos atiraram se pelas janelas para as poças de água no solo. Procuravam apaziguar a dor que lhes consumia o corpo. Outros tentavam agarrar-se à vida, estendidos no chão entre os objectos que aludiam à aula de Educação Visual que não teve tempo de começar."
Esta cache serve como homenagem a todas as vítimas e famílias que passaram por esta tragédia que iria ficar na memória de todos na cidade.
Podem aproveitar o pequeno jardim para descansar e ver o antigo hospital da cidade onde hoje em dia funciona a Santa Casa da Misericórdia.
