Skip to content

Varvitos: um registro geológico ano a ano EarthCache

Hidden : 9/18/2021
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Os processos geológicos costumam ser lentos, ocorrendo ao longo de séculos, quando não milhares ou milhões de anos. Enquadram-se nessa regra a deposição de sedimentos (cascalho, areia, argila etc.), trazidos pela água ou pelo vento, que vão se acumulando e com o passar do tempo sofrem compactação, dando origem a uma rocha sedimentar. Desse modo, quando se observa um pedaço de rocha sedimentar de alguns centímetros normalmente se está observando o resultado de um longo período de deposição de material sedimentar.

 

Há uma rocha, porém, que é uma notável e muito interessante exceção a essa regra: o varvito.

Os lagos são muito comuns nas regiões glaciais e podem se formar em diversas situações. Uma delas é o degelo das porções laterais ou frontal da geleira.

 

Chama-se de varvito uma rocha sedimentar formada pelo acúmulo de sedimentos depositados num lago próximo a uma geleira. No verão, o degelo libera água e, com isso, sedimentos como areia ou silte são carregados para o lago, formando lâminas ou camadas de cor cinza-clara. No inverno, a superfície do lago congela e cessa o aporte de sedimentos. Aí o que ocorre é apenas a decantação da água sob o gelo, com a deposição da argila ou do silte que estava em suspensão, formando camadas ou lâminas cinza-escuras. Quando volta o verão, surge novamente o fluxo de água e torna a aumentar o diâmetro dos grãos depositados.

 

Essa deposição com ritmo bem definido permite que rochas desse tipo sejam também chamadas de ritmitos.

 

O silte – material com grãos maiores que os da argila, mas menores que os da areia – pode aparecer tanto nas lâminas claras quanto nas escuras.

 

Essa alternância leva à formação, no fundo do lago glacial, de uma sequência de finas camadas ou lâminas de material mais grosseiro, áspero, poroso e de cor cinza-clara com material mais fino, liso e mais escuro, bem horizontalizadas.

 

Cada conjunto desses recebe o nome de varve (daí chamar-se a rocha de varvito) e corresponde à deposição de sedimentos ocorrida em um ano.

 

Vê-se, portanto, que uma amostra de varvito de alguns centímetros de comprimento define um número mensurável de anos de deposição de sedimento, permitindo ver o trabalho da natureza ano a ano.

 

Um intervalo claro mais espesso que os demais indica a ocorrência de um verão mais quente ou mais prolongado. Um intervalo espesso escuro mostra que o inverno é que foi mais prolongado.

 

Fonte: www.cprm.gov.br/

 


 

Durante o caminho pela beira do Rio Negro que te levará até a Pedra Caída você passará pelos paredões de varvitos da região conhecida como pirambeira.

Nas coordenadas postadas há um belo exemplo, porém antes deste também tem outros afloramentos, alguns com pedaços fraturados que deixam observar o interior da rocha.

 

Responda V para verdadeiro e F para falso

 

01- A espessura das camadas mais evidentes é maior do que 5 cm.

02- Estas camadas são predominantemente uniformes.

03- A coloração das camadas não possui muita diferença de tonalidade.

04- A coloração interna é cinza bem claro. (Lado interno observado a partir de alguma fratura ou peça solta)

05- As lâminas destes sedimentos tem diferênças muito evidentes de coloração.

06- Os sedimentos que formam este varvito são grosseiros.

07- A textura da rocha é bem lisa.

08- Estes sedimentos foram depositados em um antigo fundo de lago.

09- Cada intervalo de camada corresponde à um ciclo anual.

10- As camadas de baixo são mais recentes que as de cima.

Additional Hints (No hints available.)