Skip to content

Vista sobre o Rio Tua Traditional Cache

Hidden : 5/24/2021
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Rio Tua e a sua Importância nas Paisagens Durienses

O Rio Tua é um importante afluente do Rio Douro, resultando da junção de outros dois rios - o Rio Tuela e o Rio Rabaçal - a cerca de 4 km a norte da cidade de Mirandela. Em comum, estes dois rios têm o facto de nascerem em Espanha. O primeiro em Castela - Leão e o segundo na Galiza, entrando ambos em Portugal pelo concelho de Vinhais.

Assim, o Rio Tua corre, selvagem e magnífico, em nome próprio por mais de 40 km. Sendo integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Douro, pode dizer-se que é em Mirandela a sua origem. Com efeito, o Rio Tua define algumas fronteiras no seu curso, atravessando dois distritos e cinco concelhos: Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó. A sua margem esquerda, está sempre em contacto com o distrito de Bragança, onde as belíssimas paisagens são uma constante. Já a sua margem direita corre por Mirandela, seguidamente define a fronteira com o distrito de Vila Real, até chegar ao Douro.

Por tudo isto, o Rio Tua está rodeado de paisagens arrebatadoras que impressionam pela sua beleza natural, sendo o protagonista de um cenário imperioso onde a perfeição da Natureza é uma constante. E é quando desagua na margem direita do Rio Douro, junto da localidade de Foz do Tua, que as palavras do escritor Miguel Torga sobre a região duriense ganham ainda mais sentido:

“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a refletir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta.”

 

Atenção: Não divulgar nem postar fotos de Container´s, Sendo Removidos sem aviso Prévio! A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!

Additional Hints (No hints available.)