Skip to content

Capela de S. Gonçalo - Santa Combinha EarthCache

Hidden : 9/1/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam.

A palavra “granito” vem do latim “granum”, que significa grão. A textura única e granular do granito é formada por cristais interligados que se formam quando rocha derretida se resfria sob a superfície da terra, se solidificando individualmente como quartzo e feldspato, junto com mica e pequenas quantidades de outros minerais. O tamanho dos cristais depende do tempo que leva para a rocha arrefecer. A cor do granito depende principalmente do tipo de feldspato que ele contém. Alguns são brancos, mas certas variedades têm um amplo leque de cores, entre verdes, vermelhos e amarelos claros, dependendo do grau de impureza e traços de outros elementos.


Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).
A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é: argila - folhelho (xisto argiloso) - ardósia - xisto - gnaisse.
Tal como a maioria das rochas metamórficas, o xisto apresenta aspecto nitidamente cristalino, e devido às fortíssimas pressões a que a rocha é sujeita tem foliação nítida e uma textura suave e lisa.
Foliação é a orientação preferencial de minerais no meio rochoso que se manifesta pela facilidade dessas rochas se fracturarem segundo planos mais ou menos paralelos, lisos ao tacto.
adaptado de https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm


No GZ observa a fachada principal da capela (porta de entrada com painel de azulejos) bem como as paredes laterais.
1 - com base no que está escrito nesta página referente à textura como consideras a rocha predominante na construção das paredes da capela, suave ou granular?
2 - com base na resposta anterior, é Xisto ou Granito?
3 - qual a cor dominante?
4 - a ombreira da porta principal e os cantos foram construídos com a mesma rocha das paredes?
5 - se não, esta é suave ao toque ou áspera e granular?
6 - com base na resposta anterior, é Xisto ou Granito?
7 - descreve por palavras tuas o que é "foliação"
8 - consegues identificar a "foliação" na rocha usada na construção das paredes? Em caso afirmativo, as camadas têm entre si espessuras variadas ou equivalentes?
9 - ilustre o seu registo com uma foto onde seja visível algo que o identifique como geocacher (nome, gps ou selfie) mas que não denuncie as respostas (por exemplo foto tendo como fundo a rua onde a capela está "inserida").

Additional Hints (No hints available.)