Skip to content

Planalto das Cesaredas - Antigo Forno de Cal EarthCache

Hidden : 6/18/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Forno de Cal
O que é a Cal?
O óxido de cálcio (conhecido como cal) é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário. Também chamada de cal viva ou cal virgem, é um composto sólido branco.
É utilizada na indústria da construção civil para elaboração das argamassas utilizadas na construção de paredes e muros, assim como, na própria pintura destes. A cal também tem emprego na indústria cerâmica, siderúrgicas (obtenção do ferro) e farmacêutica como agente branqueador ou desodorizante.

A cal é utilizada também para produzir hidróxido de cálcio, que é utilizado na agricultura para o controlo de acidez dos solos e, na metalurgia extractiva para produzir escória que retem as impurezas presentes nos minérios de metais.
O calcário, depois de extraído, seleccionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinação que, dá origem ao óxido de cálcio e dióxido de carbono. Para que esta reacção ocorra, a temperatura do forno deve estar no mínimo com 850 °C mas, a eficiência total da calcinação acontece quando a temperatura atinge entre os 900 e os 1000 °C, temperatura essa que se obtém através da queima de variadíssimos materiais combustíveis e dura cerca de 4 dias nesta cozedura.

Os vários tipos de Cal
A cal virgem é classificada conforme o óxido predominante:
1 Cal virgem cálcica tem óxido de cálcio entre 100% e 90% dos óxidos totais presentes;
2 Cal virgem magnésica tem óxido de cálcio entre 90% e 65% dos óxidos totais presentes;
3 Cal virgem dolomítica tem óxido de cálcio entre 65% e 58% dos óxidos totais presentes.
No mercado global da cal, a cal virgem cálcica predomina, pela sua aplicação nas áreas das indústrias siderúrgicas, de açúcar e de celulose.

Outro tipo de cal muito comum no mercado é a cal hidratada ou hidráulica. Esta cal é composta por um pó de cor branca, resultante da combinação química dos óxidos anidros da cal virgem com a água.
É classificada conforme o hidróxido predominante presente: e pode ser chamada de cálcica, magnésica ou dolomítica.
A utilização da cal hidratada é muita alargada, principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimento de paredes.
A cal hidratada tem características aglomerantes como o cimento mas, o endurecimento da cal ocorre pelo contacto com o ar, que a volta a endurecer bastante.

A cal já serviu como arma…
Devido a sua reação vigorosa quando em contato com a água, pode causa irritação severa quando inalada, ingerida, ou em contato com os olhos. Em 80 d.C., ao enfrentar um inimigo refugiado em cavernas inacessíveis na Hispânia, o general romano Quinto Sertório dispersou nuvens de cal afim de asfixiá-los. Uma tática similar foi utilizada para lidar com uma revolta armada de plebeus na China em 178 d.C., em que carros de guerra dispersaram cal nas multidões. No início do reinado de Henrique III, a marinha inglesa derrotou uma frota francesa cegando-a com cal.

Este forno de cal foi restaurado pela Junta de Freguesia do Moledo.


No GZ observa o antigo forno.
1 - Qual é o diâmetro aproximado do forno?
2 - Qual é a altura aproximada do interior do forno?
3 - Com base no que aqui leste, consideras que as paredes do forno poderiam ser de calcário?
4 - Descreve por palavras tuas como se forma a cal.
5 - Regista o momento com uma foto tua ou do teu "nick" onde seja visível a entrada do forno mas que não denuncie as respostas.

Additional Hints (No hints available.)