Opus reticulatum

Opus reticulatum, também conhecido como trabalho reticulado é uma forma de tijolos usados na antiga arquitectura romana.
Os blocos de tufo em forma de diamante foram colocados com as extremidades pontiagudas para a cerâmica de núcleo com um ângulo de aproximadamente 45 graus, e para que os quadrados de bases formassem um padrão diagonal, e o padrão de linhas de argamassa se assemelhava a um líquido.
Reticulatum é o termo latino. Esta técnica de construção foi utilizada desde o início do século 1 aC, e manteve-se muito comum até surgir a nova técnica latericium opus, uma forma diferente de alvenaria, tornando-se mais comum. Exemplos desta técnica foram ainda encontrados em cidades etruscas, tais como Rusellae , em que opus reticulatum está presente em volta de todo o perímetro do anfiteatro romano. Na província romana da Judéia, Herodes, também existem alguns exemplos. Opus reticulatum foi usado como uma técnica no Renascimento em Florença, tendo sido perdida com o fim do Império Romano.
A cache
Esta cache leva-nos a visitar uma magnífica obra onde restam vestígios da técnica opus reticutum situa-se na ribeira da Fervença. É uma estrutura de pedra aparelhada, de 2 arcos semicirculares, cujas aduelas são em cunha. Conserva o pilar central, em esporão.
