Skip to content

Camadas Sedimentares do Depósito Costeiro EarthCache

Hidden : 11/9/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.

Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.

 
Estas praias possuem terraços marinhos e depósitos eólicos costeiros formados por dunas holocênicas (Época geológica mais recente que faz parte do Período Neogeno e se estende de 11.500 anos até hoje).
Os sedimentos marinhos atuais são compostos por cordões de areia quartzosa, quase sempre bem selecionada, distribuída ao longo das praias; apresentando esporadicamente ilmenita, magnetita denominados sedimentos quaternários.
Na desembocadura do pequeno arroio a ação fluvial corta o depósito costeiro e expõe as camadas sedimentares de dunas estabilizadas pela vegetação. Acredite ou não, mas isso pode ser denominado como rochas sedimentares detríticas não consolidadas, ou seja, correspondem a depósitos de sedimentos que não sofreram diagénese. 
Os depósitos são formados por sedimentos finos, cortados pela corrente deste pequeno rio. Estes depósitos então apresentam uma estratificação bastante padronizada, que pode ilustrar satisfatoriamente como seria um cenário de uma rocha não consolidada, em fase anterior à litificação (conjunto de processos que convertem os sedimentos em rochas sedimentares mais ou menos consolidadas).
 
Obviamente é improvável que neste ambiente ocorreria a diagenese que consolidaria a rocha pois em um processo completo teria que sequenciar outros eventos. Mas apenas para explicar, a litificação ocorre quando há a acumulação dos sedimentos e compactação, com o peso do material suprajacente comprimindo os sedimentos situados a maior profundidade. Uma próxima ação seria a cementação, que tem um importante significado na litificação, na medida em que os sedimentos são convertidos em rochas sedimentares consolidadas. Os materiais de cementação são arrastados em solução na água através dos espaços entre as partículas. O cimento, precipitando entre os grãos, preenche os espaços e liga as partículas. Os cimentos mais comuns são a calcite, a sílica e óxidos de ferro.
 
Complementando ainda sobre as rochas sedimentares, os mais finos intervalos reconhecidos em seus estratos se diferem uns dos outros pela cor, composição ou granulometria.
As mudanças quando observadas nestes sedimentos podem indicar que estes têm proveniências diferentes.
 
Fonte: Adaptado de infopedia - UFP

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

 

1- Observando este corte nas dunas me confirme se existe diferenciação entre as camadas levando em consideração a granulometria.
2- Aproveite que está aí e já me informe se existem diferenças das cores dos sedimentos. 

3- A posição das laminações destas deposições. São horizontais ou inclinadas? Cruzadas ou paralelas?

 

Additional Hints (No hints available.)