Skip to content

O gnaisse nasceu granito EarthCache

Hidden : 10/3/2020
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ao longo de uma série de pequenas praias entre a foz do rio Douro e o Forte de S.Francisco Xavier, o Complexo Metamórfico da Foz do Douro apresenta afloramentos com excelente exposição, permitindo ilustrar a evolução geodinâmica da região bem como episódios de deformação, erosão e meteorização da História Geológica de Portugal.

O gnaisse nasceu granito

Ao longo do tempo, as rochas transformam-se noutras através de um conjunto de processos denominado por “Ciclo das rochas”. Os principais motores dessas transformações são a tectónica de placas e os agentes erosivos.


O gnaisse ocelado corresponde a um granite cadomiano (com cerca de 607 milhões de anos), que intruiu formações mais antigas, neste caso representadas pelos xistos. A formação deste granito esta relacionada com uma colisão de placas litosféricas, que resultou na formação de montanhas (Orogenia Cadomiana) e na constituição de um grande continente, o Gondwana.

O granito cadomiano e os xistos foram depois transformados, depois deformados conjuntamente durante a Orogenia Varisca (ou Hercinica). O granite deu, assim, origem ao gnaisse ocelado que, por ter resultado de uma rocha magmática, se designa por ortognaisse. A deformação implicou a orientação de minerais e a ocorrência de foliação (planos com minerais orientados) paralela nos xistos e no gnaisse.


O Gnaisse

O gnaisse é uma rocha metamórfica bandada que resulta do cisalhamento de um granito. Se o granito original (protólito) ter sido gerado por fusão de rochas sedimentares, é classificado um granito tipo-S. Contudo, se o protólito for de rochas ígneas, então é designado um granito tipo-I. Isto tem implicações na nomenclatura dos gnaisses que daí provêm: Gnaisses de um protólito tipo-S são designados PARAGNAISSES e de um protólito tipo- I, são designados ORTOGNAISSES.

Os gnaisses do Complexo Metamórfico da Foz do Douro são ortognaisses, constituídos por feldspato [silicato de potássio (K) e de sódio (Na) e cálcio (Ca)], além de outros minerais como quartzo (silicato – SiO2) e mica (grupo de minerais da classe dos silicatos)

Os ocelos (augens) são consequência da atuação da deformação por cisalhamento dúctil do granito cadomiano pré-existente. Deste processo resultou a formação de ocelos (grãos agregados de minerais em forma de olho). Os ocelos no gnaisse do Complexo Metamórfico da Foz do Douro são constituídos por quartzo e/ou feldspato potássico.


Algumas das rochas mais antigas do mundo são gnaisses. Um exemplo de formação rochosa em gnaisse é o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro e a Pedra do Ingá, Monumento Nacional no agreste da Paraíba. A Pedra Azul, ponto turístico localizado em Domingos Martins (ES) é outra notável formação de gnaisse.

Para logar esta EC, deverá se dirigir nas coordenadas publicadas:

1. Observa este original fenómeno geológico e indica qual a orientação da pedra ilustrada na fotografia abaixo (N, S, E, W, NE, NO, SE, SW).


2. De acordo com o listing, quais são os dois tipos de gnaisses e de qual tipo são os gnaisses do Complexo Metamórfico da Foz do Douro?

3. No mupis instalado no GZ, quais são as rochas representadas nas fotografias 1, 2, 3 e 4, em baixo do lado direito?

4. Uma foto sua, ou do seu GPS, no GZ, com o seu Nickname, o GC da EC e a data serão obrigatórios para cumprir com sucesso esta tarefa.

Após ter enviado as respostas e se acredita ter concluído com sucesso as tarefas desta EarthCache, poderá a registar como encontrada. Posteriormente irei verificar os requisitos enviados e, caso seja necessário, irei contactá-lo no sentido de efetuar as devidas correções ao seu registo.

Obrigada pela visita.

 

 

Additional Hints (No hints available.)