Skip to content

Fenómeno Geológico dos Tornos EarthCache

Hidden : 9/7/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Disjunção prismática, ou disjunção colunar, é a designação dada em geologia e geomorfologia às formações constituídas por grandes prismas de rocha separadas por diaclases paralelas que se formam em resultado das tensões que se geram durante o processo de arrefecimento de massas de magma ou lava. Dada a sua origem, as formações colunares resultantes ocorrem exclusivamente em rochas ígneas do tipo vulcânico e subvulcânico, sendo mais frequente nos basaltos, especialmente quando em escoadas lávicas espessas, em lagos de lava ou no material que preenche as chaminés vulcânicas.

Com o arrefecimento, o material rochoso resultante da solidificação contrai-se gerando tensões internas que se traduzem em forças que geram planos de fractura, denominados juntas ou diaclases, perpendiculares à superfície principal de arrefecimento. Essas fracturas estendem-se pela massa rochosa adentro, resultando na formação de colunas paralelas umas as outras e perpendiculares à superfície do fluxo, sendo estas colunas geralmente poligonais.

As colunas podem atingir mais de 30 metros de comprimento. Tipicamente as colunas são estruturas prismáticas paralelas entre si, de tamanho relativamente uniforme e direitas, mas podem ser curvadas e variar em diâmetro. O número de lados de cada um dos prismas pode variar de 3 a 8 faces, sendo 6 faces a tipologia mais comum.

As rochas ígneas nas quais se desenvolvem estruturas colunares com maior frequência são as rochas basálticas, dando lugar às conhecidas colunatas basálticas, mas podem ocorrer em rochas vulcânicas e subvulcânicas com outras composições,nomeadamente andesítica, dacítica, riolíticae lamproítica.

Entre os exemplos mais conhecidos de formações geológicas exibindo disjunções prismáticas contam-se o Monumento Nacional Devil's Postpile (Estados Unidos), a Rocha dos Bordões (ilha das Flores), a Calçada dos Gigantes (Irlanda do Norte) e Pico Ana Ferreira (Ilha do Porto Santo).

Exemplos:

A Earthcache (PT)

No Ground Zero podes observar uma parede de disjunção prismática.
Todo o conjunto exibe uma beleza e pormenores estéticos únicos.
Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes perguntas por e-mail:

1. Explica por palavras tuas, como acontece este tipo de fenoméno geológico.
2. Qual é o nome da rocha que observas?
3. No local há pelo menos uma coluna perfeitamente hexagonal. Qual é a largura dela em cm?
4. Tira uma foto tua ou do teu nickname mostrando o local (Tarefa obrigatória)

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log e fazer o upload da foto, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.

The Earthcache (ENG)

At Ground Zero you can see a wall of prismatic disjunction.
The whole set exhibits beauty and unique aesthetic details.
To log this earthcache send us the answers to the following questions by email:

1. Explain in your own words how this type of geological phenomenon happens.
2. What is the name of the rock that you observe?
3. There is at least one perfectly hexagonal column on the site. How wide is it in cm?
4. Take a picture of yourself or your nickname showing the location (Mandatory task).

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, and upload the photo, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)