Skip to content

Araucária Mystery Cache

Hidden : 7/10/2020
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Trata-se de uma árvore que atualmente encontra-se distribuída pelos jardins de todo o mundo. Chega a alcançar os 70 metros de altura quando as condições são as adequadas.

Usa-se principalmente para a ornamentação.

 

Que é a araucária?

Nome científico

Araucaria

Nome comum

Araucária, araucária-colunar, araucária-de-norfolk, araucária-do-chile, pinheiro-do-paraná

Classe

Pinopsida

Família

Araucariaceae

Género

Araucaria

Origem

A este género não se lhe conhece uma origem enquanto tal, mas é considerado endémico da Austrália e da América do Sul (Chile, Argentina, etc.)

A araucária é um género arbóreo de coníferas, endémico das ilhas de Norfolk (Austrália) e regiões da América meridional (Chile, Argentina, Uruguai e Brasil). Não se lhe conhece uma origem enquanto tal, sendo considerada originária destas zonas.

Na atualidade, distribui-se por todo o mundo.

De crescimento lento, as araucárias são capazes de alcançar os 70 metros de altura no seu habitat. Podem ser cultivadas tanto no exterior como em vasos interiores. Como tal, é uma árvore muito versátil.

Mas se há algo notável neste género, é a sua longevidade. A araucária é conhecida como um fóssil vivo, de facto, há provas de que existe desde o Mesozoico (ou seja, uns 251 milhões de anos).

Portanto, muito, muito tempo.

Quais são as suas características?

A araucária apresenta um porte cilíndrico ou colunar, com um tronco forte e ramos horizontais, separados entre si. Tal como mencionado anteriormente, chega a alcançar os 70 metros de altura, ainda que o habitual, quando se cultiva em casa, é deixá-la crescer até aos 20 ou 30 metros.

Dispõe de uma folhagem coriácea ou acicular e, dependendo da espécie, essas folhas podem ser lanceoladas e estreitas ou largas e planas.

É uma árvore dioica.

Geralmente, este género possui espécies masculinas ou femininas, ou seja, há cones masculinos e femininos separados, nunca juntos. No entanto, existem exceções, pois, existem algumas variedades monoicas.

Os masculinos têm um tamanho menor e uma forma cilíndrica, enquanto os femininos são maiores, arredondados e contêm um grande número de sementes. Estas sementes são muito parecidas às dos pinheiros, sendo conhecidas como pinhões.

Para que se usa a araucária?

O uso principal e mais importante é o ornamental. Pode-se cultivar tanto em zonas exteriores como o jardim ou em lugares interiores em vasos, pelo que oferece muitas possibilidades.

Graças ao seu crescimento lento, durará muitos anos e decorará a sua casa durante muito tempo.

Além disso, a sua madeira dura, branca e pesada, permitiu a sua utilização na construção de navios de grande porte e o fabrico de mastros maiores nos veleiros. Também se costuma usar em casas, caixões ou móveis.

As suas sementes são comestíveis e muito ricas em hidratos de carbono.

 

No seu habitat, esta araucária chega a alcançar os 80 metros de altura.

A sua característica principal e maior atrativo, é a simetria dos seus ramos. Do seu tronco reto crescem ramos quase horizontais (ligeiramente oblíquos), em grupos de cinco, formando pisos regulares.

A sua casca ou ritidoma é cinzenta clara, áspera e ligeiramente estriada. A sua folhagem é formada por folhas geralmente escamadas, de tamanho e forma diversa. É uma árvore dioica.

Enigma

 

 

TiAzNyAgNDIuOTA4ICdXIDI1ICAyMi4wNjMK

Additional Hints (No hints available.)