Skip to content

Dissolução em rochas de granito EarthCache

Hidden : 4/15/2020
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner. Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.


Earthcaching no litoral catarinense - Uma série de geocaches geológicos com linguagens e temáticas simples, elaborados durante o 🎒 Danger_Tour_Br_🇧🇷
 
As rochas que afloram na crosta terrestre, sejam de que tipo for, sofrem constantemente desagregação e decomposição.

Dá-se o nome de intemperismo ou meteorização ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando expostas.

Intemperismo Físico
Consiste basicamente na desagregação da rocha por ação mecânica, com separação dos grãos minerais que a compõem e fragmentação da massa rochosa original. As variações de temperatura dilatam e contraem o maciço rochoso, gerando fissuras que com o tempo vão se alargando. Os minerais, por sua vez, possuem diferentes coeficientes de dilatação e respondem de maneira diferente a essas variações térmicas, contribuindo também para o fissuramento.

Intemperismo Químico
A maior parte das rochas que hoje afloram formou-se em ambiente muito diferente daquele que há na superfície terrestre atual, onde pressão e temperatura são baixas e onde a água e o oxigênio são muito abundantes. Como consequência, os minerais que formam essas rochas estão hoje em desequilíbrio químico e tendem a se transformar em outros, mais estáveis.
O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias. O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação. Os feldspatos e as micas são transformados em argilas, permanecendo o quartzo inalterado. A ação da água sobre o feldspato e a biotita leva à produção de argilas, das quais a principal é o caulim.

 
Este nosso earthcache, um bloco de granito em ambiente rico em sal com cerca de 2 metros de altura à beira mar da Praia do Sambaqui. demonstra muito bem o que na geologia é uma forma de intemperismo.
Aqui poderemos notar o caso de dissolução da rocha ígnea. Similar ao da foto abaixo.
 
Marina With Tafone In Palau Stock Photo - Download Image Now - iStockBlocos ou matacões graníticos e outros afloramentos podem se apresentar com superfície cavernosa.
 
O intemperismo diferencial que leva a formação dessas cavidades pode estar relacionado a vários fatores que podem ser convergentes: crescimento de cristais de soluções salinas de intemperismo em clivagens ou fissuras minerais acentuado por calor de insolação; ruptura localizada de capa superficial de intemperismo (silicificação, ferrificação) expondo localizadamente a rocha mais intemperisável onde se formam cavidades; bolsões de concentração de minerais ou de granulação diferenciada mais suscetíveis ao intemperismo; desbaste por abrasão eólica (corrasão).

Origem
Muitas explicações foram propostas para o intemperismo nas rochas. Elas incluem abrasão marinha; corrosão eólica; intemperismo mecânico resultante de variações de temperatura a curto prazo; intemperismo químico do interior da rocha (amolecimento do núcleo) sob uma crosta protetora (endurecimento da caixa), seguido de remoção mecânica do material amolecido; intemperização biogeoquímica por líquenes; variações de temperatura que atuam na eflorescência do sal nas regiões costeiras; e intemperismo de sal. A partir da década de 1970, a maioria dos trabalhadores advogava o intemperismo do sal como a principal explicação para a dissolução deste tipo de rochai. Atualmente, este tipo de dissolução em rocha ígnea é considerado de origem poligênica, resultado de complexa interação de processos de intemperismo físico e químico, que incluem intemperismo de sal e umedecimento e secagem cíclicos.
 
FONTES: cprm - wikipedia - sigep.cprm
 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:
01-
Descreva a dissolução da rocha de granito deste Earthcache.
02- Na parte interior do nosso bloco é possível notar que os minerais mais suscetíveis ao intemperismo foram dissolvidos, restando uma boa amostra do mineral de maior resistência (quartzo). Descreva-o.
03- O intemperismo pode ser considerado de origem poligênica. Cite, entre alguns dos exemplos do texto, quais poderiam ter ocorrido neste nosso bloco e quais são menos prováveis.
04- Opcional: Poste uma foto sua no local, sem revelar spoilers! Se postar uma foto no Instagram, marque nosso perfil @earthcache
 

Additional Hints (No hints available.)