Skip to content

Rochão EarthCache

Hidden : 4/6/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato.
Earthcaching no litoral catarinense - Uma série de geocaches geológicos com linguagens e temáticas simples, elaborados durante o 🎒 Danger_Tour_Br_🇧🇷
Para responder as perguntas acesse as coordenadas deste geozone e considere a rocha de maior tamanho. Porém as demais são de igual origem e podem também serem alvo deste estudo da Formação e Transformação das Rochas Ígneas.
Alguns geólogos se incomodam quando utilizamos a palavra popular "pedra", sugere-se que os termos corretos para nos referirmos à estes monolitos sejam "rocha" ou ainda, levando em conta o padrão e tamanho, "bloco". Por mim, você pode chamar da maneira que achar melhor. Se quiser chamar de rocha será mais apropriado.
Para ser considerada como uma rocha, esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.
Pedra ou também calhau, são mais populares para se referir à fragmentos dispersos.
Como essas pedras rochas se formaram e como chegaram até aqui?
Olhando essa rocha muita gente se pergunta se é algo natural que aqui sempre esteve ou se no decorrer da história alguém as transportou e colocou-as aqui. Com que tecnologia? Quem sabe alguma nave extraterrestre com alguma forma desconhecida de teletransporte faria esse serviço rápida e eficazmente... Mas, de fato, a origem e evolução disso se explica de maneira relativamente simples pela ciência geológica.
Estas são rochas ígneas, que são formadas a partir do resfriamento do magma há muito tempo atrás, numa era geológica remota.
Lembrando que, falando em tempo geológico estamos lidando com períodos muito grandes, na casa de milhares e até milhões de anos, época em que a realidade do planeta era muito diferente dos dias atuais, muito anterior à existência da humanidade
Cada componente na rocha é chamado de mineral e de acordo com as composições químicas e quantidades de cada um deles na rocha, ela recebe um nome técnico diferente.
O magma é um líquido muito quente que se encontra no interior do nosso planeta e é rico em elementos químicos minerais. Com as movimentações constantes da terra esse magma também se move, por vezes até a superfície ou subsuperfície, ou se resfriando em profundidade mesmo mas com novas mudanças com muitos milhões de anos, ocorrem de ele ser exposto aos nossos olhos novamente sobre forma de rochas.
Alguns dos responsáveis para que as rochas magmáticas alcancem a superfície são os vulcões, mas estes não são os únicos contribuintes. Movimentações de placas tectônicas, terremotos, dentre outros, por exemplo, também podem trazer essas rochas até a superfície.
Quanto à formação portanto, há dois tipos principais de rochas ígneas:
As rochas intrusivas ou plutônicas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha.
As rochas extrusivas ou vulcânicas formam-se na superfície da Terra, a partir da lava que, ao ser expelida, esfria com rapidez, produzindo rochas com granulação fina.

 

Passeio ao Pão de Açúcar - QTB Viagens (Viagens) - Peixe Urbano
Pão de Açúcar -  Monolito granítico de origem ígnea/magmática (Plutônica), trazido à superfície devido atividade geológica

 
Chegando na superfície, as rochas expostas a uma série de elementos, continuam seu processo de intemperismo e erosão.
Um enorme monolito pode sofrer uma fratura e futuramente repartir-se em dois enormes blocos, estes continuam se fragmentando em pedaços menores, matacões, blocos, seixos... Tomando por vezes alguma forma ou posição fora do comum (como essa que aqui vemos)... Até se decompor total ou parcialmente.
Uma vez expostas à atmosfera e à biosfera, as rochas passam a sofrer a ação do intemperismo, o conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas. Elas passam a sofrer reações de oxidação e hidratação, além de ataques por substâncias orgânicas e variações diárias ou sazonais de temperatura, etc. O intemperismo faz com que as rochas percam sua coesão. Elas são erodidas, depois transportadas e, finalmente, depositadas em outros locais, onde passam a formar e constituir as rochas sedimentares. Tal processo de formação de rochas sedimentares pode atuar sobre qualquer tipo de rocha (ígnea, metamórfica ou sedimentar) exposta na superfície terrestre. O ciclo das rochas existe desde os primórdios da história geológica da Terra. Isso faz com que a crosta de nosso planeta esteja em constante transformação.
 
Resumindo o ciclo destas rochas:
1- A rocha é formada no interior da terra pelo arrefecimento do magma
2- Através de forças tectônicas é exposta à superfície
3- Sofre intemperismo, se fraciona e decompõe, gerando sedimentos
 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:
01- Descreva rocha referencial (maior). Dimensões, posicionamento... Se há fraturas e indícios de erosão.
02- Em qual das 3 fases do ciclo de formação e transformação das rochas ígneas estas rochas se localizam?
03- Quantas rochas menores sustentam o Rochão maior?
04- Essas rochas menores eram originariamente a mesma rocha? Ou são diferentes?
05- Localize, fotografe e submeta ao log, alguma das rochas menores, ao lado da principal, que possua uma fratura dividindo-a ao meio, podendo ou não aparecer o geocacher.
06- Opcional: Poste uma foto sua no local, sem revelar spoilers! Se postar uma foto no Instagram, marque nosso perfil @earthcache
 

Additional Hints (No hints available.)