Skip to content

Série Rio São Jorge - Erosão Alveolar EarthCache

Hidden : 2/26/2020
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.
Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.

Série Earthcaching no Rio São Jorge - Uma série de geocaches geológicos com linguagens e temáticas simples, porém com real valor para sua admiração do incrível e inusitado sítio geológico. Aproveite o belo local sem pressa. Leve sua sunguinha pra aproveitar um banho de rio...
 
Os arenitos da Formação Furnas (Siluriano-Devoniano da Bacia Sedimentar do Paraná) aflorantes na região dos Campos Gerais do Paraná apresentam típicas feições de dissolução: furnas (dolinas), depressões úmidas e secas, cavernas, sumidouros e ressurgências, relevos ruiniformes, dutos, alvéolos, bacias e cúpulas de dissolução. Estas feições permitem identificar a existência de um sistema cárstico desenvolvido em rochas não-carbonáticas. Além de características texturais e mineralógicas do arenito, outros fatores favorecem os processos de dissolução e erosão subterrânea, tais como o forte gradiente hidráulico existente na área de exposição das rochas, situadas no reverso da Escarpa Devoniana, e importantes estruturas rúpteis, relacionadas com reativações de estruturas do embasamento e com a atividade mesozoica do Arco de Ponta Grossa. O relevo cárstico da Formação Furnas tem importantes implicações: enriquece o patrimônio natural e arqueológico e fortalece a possibilidade de iniciativas para a geoconservação e a educação para a sustentabilidade; controla o comportamento do Aquífero Furnas, muito utilizado principalmente em Ponta Grossa e Carambeí, adverte para a possibilidade de fenômenos típicos de relevos cársticos (subsidências e colapsos do terreno, alteração de cursos d’água), demandando programas de monitoramento preventivo.
 
A princípio houve alguma controvérsia sobre como denominar as formas de relevo observadas na Formação Furnas, resultantes da conjugação da erosão mecânica com importante erosão química (corrosão). Maack (1946 e 1956) já utilizara terminologia própria de relevo cárstico para denominar tais formas, empregando as denominações “formação carstiforme” e “ocorrências carstiformes”. Autores mais recentes, reconhecendo a importância do processo de dissolução mineral na gênese das formas, e compartilhando o conceito atual de carste, têm utilizado a terminologia de formas cársticas, e ressaltado a importância de reconhecer os fenômenos cársticos nos arenitos da Formação Furnas. São várias as formas de relevo cárstico observadas nestes arenitos na região dos Campos Gerais, neste Earthcache abordaremos a erosão alveolar.
 
Resultado de imagem para erosão alveolar geologiaExemplo de erosão alveolar
 
Alvéolos
Os alvéolos são cavidades em paredes, tetos e até mesmo em pavimentos rochosos, com formas geralmente arredondadas. Apresentam-se isolados, em grupos e também conectados uns aos outros, com dimensões milimétricas a decimétricas. Junto com a dissolução causada no interior do  maciço rochoso e o escorrimento da água meteórica nas superfícies rochosas, a ação de micro e macro organismos tem grande influência na formação dos alvéolos, gerando a esfoliação do arenito, permitindo a criação de reentrâncias e facilitando a ação de outros processos erosivos.
Os alvéolos de dissolução suavizados são formas alveolares que evoluem sob cobertura. Possuem, por isso, arestas boleadas, podendo ter a sua origem normalmente atribuída à ação direta das raízes de plantas arbustivas e arbóreas.
Sua nomenclatura se deve à semelhança com de sua aparência com os favos de abelha, iniciam como microformas com poucos milímetros até alguns centímetros que podem evoluir para formas maiores. Em vertentes suaves talhadas em calcário nu podem ser iniciados pela ação mecânica e química das gotas de chuva. A coalescência destas formas elementares de variada dimensão pode dar lugar a um micromodelado irregular e cariado, ou mesmo à ocorrência de rochas perfuradas.
 
FONTE: Cavernas.org (Carste em rochas não-carbonáticas) - Mineropar

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:

01- Os alvéolos do local estão:
A-
Na superfície superior de um bloco
B- Na parede de uma escarpa
C- No teto de um abrigo
 
02- O principal processo de formação destas feições é:
A- Dissolução mineral
B- Erosão eólica
C- Tectonismo

03- O tamanho médio dos alvéolos é:
A- Entre 0,5 e 2 cm
B- Entre 15 e 35 cm
C- Entre 5 e 15 cm
 
04- A erosão alveolar se encontra:
A- Dispersa em toda a face do afloramento
B- Apenas na parte inferior do afloramento
C- Na camada central do afloramento
 
05- Opcional:
Poste uma foto sua no local, sem revelar spoilers! Se postar uma foto no Instagram, marque nosso perfil @earthcache

Additional Hints (No hints available.)