Skip to content

Dissolução das rochas carbonáticas EarthCache

Hidden : 12/12/2019
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg

Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
O intemperismo refere-se às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas e minerais na superfície da Terra. Diferente de erosão, o intemperismo é a quebra e alteração de materiais nas proximidades da superfície para produtos que estão mais em equilíbrio com as novas condições físicas e químicas impostas.
 

Intemperismo Químico
Atua sobre os minerais das rochas através de reações químicas, as quais sob condições naturais são bastante complexas, envolvendo grande número de variáveis: dissolução, hidratação, hidrólise, carbonatação, oxidação e redução, quelatação, resultantes de atividades inorgânicas e/ou orgânicas. Essas reações alteram a composição químico-mineralógica das rochas com a formação de novas substâncias.

Nos processos de intemperização, as propriedades físicas e químicas da água desempenham um papel importante. Uma propriedade notável da água reside no seu poder solvente generalizado.

Dissolução
A dissolução talvez represente o primeiro estágio do processo de intemperismo químico. Determinados minerais ou rochas são mais facilmente dissolvidos pela água do que outros. A halita, a calcita, a dolomita, o gipso e o calcário são particularmente suscetíveis à dissolução. Os sais minerais, via de regra, são facilmente solúveis em água. Outros minerais são mais resistentes ou mesmo insolúveis. Em condições normais, o quartzo como referimos, é praticamente insolúvel. Geralmente, um aumento de temperatura contribui para maior solubilidade dos minerais.


Dissolução do calcário em contato com a água (Foto: Reprodução)Dissolução do calcário em contato com a água (Foto: Reprodução)

Em água pura, a calcita é pouco solúvel, porém com um aumento progressivo de CO2 na água, solubilidade aumenta consideravelmente. A composição química influi no grau de solubilização dos minerais. Por exemplo, com referência aos feldspatos, os potássicos são mais solúveis do que os sódico-cálcicos.
A água pura constitui um solvente poderoso. Quando contém outros agentes químicos naturais, como oxigênio e gás carbônico, entre outros, sua eficiência no intemperismo aumenta consideravelmente. O oxigênio do ar dissolve-se facilmente na película de água que recobre as partículas minerais das rochas. Via de regra, a reação com o oxigênio resulta na oxidação.

FONTE: educacao.globo.com


1- Aqui na subida íngreme do Morro do Cal podemos notar uma barreira de blocos de calcário onde se evidenciam alterações significativas, distintas das rochas de mesma composição que estão no topo do morro, pois foram sendo progressivamente alteradas pela água que penetra nos maciços, do exterior para o interior. As reações químicas tranformaram sua aparência, produzindo um efeito visual surpreendente.
Descreva as rochas levando em conta seu aspecto atual modificado pela dissolução.

2- O processo de formação do relevo envolve diversos fenômenos, dentre os quais, destaca-se o intemperismo, responsável pela desagregação das rochas, sobre a dissolução, é correto afirmar que:
a) A água é o principal agente neste processo.
b) Minerais como o quartzo, são menos resistentes à dissolução, comparados por exemplo, com o calcário.
c) A dissolução geralmente mantém a rocha com o mesmo aspecto.

3- Opcionalmente, publique uma foto sua no topo do Morro do Cal.
 
 
 

Additional Hints (No hints available.)