Skip to content

GC 02 SANT´´ ANA Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Ftavares18,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 9/14/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Capela de Santa Ana

A CAPELA
Não há notícia da construção da primitiva capela de Santa Ana. Sabemos sim, que no séc. XV era apenas uma pequena ermida constituída pela actual sacristia e capela-mor com um pequeno alpendre sobre a porta principal, onde hoje se situa o arco cruzeiro. Só no séc. XVIII, mais precisamente em 1780, por iniciativa de Diogo José Faria de Magalhães - senhor da Casa de Baixo – se deu início à grande ampliação de que resultou a actual capela, ficando a torre apenas no primeiro corpo. Esta só viria a ser concluída depois de 1911.

Festa de Santa Ana 012.jpg

SANTA ANA
Segundo a tradição, Ana era filha de Matias e de Maria naturais de Belém.  Ana cresceu e  viveu no meio de uma família profundamente religiosa, cumpridora da Lei de Deus e dos Profetas. Casou com Joaquim, natural de Nazaré, que  pelo sangue pertencia à família real de David. Deste casamento nasceu uma menina a que foi dado o nome de Maria, a virgem Imaculada.

AS IMAGENS
A imagem da padroeira da Irmandade é constituída por um belo grupo escultórico, em pedra de ANÇÃ policromada representando Santa Ana sentada, tendo do seu lado esquerdo Nossa Senhora, com uma romã na mão esquerda e o Menino Jesus no meio de ambas e segurando uma legenda com os dizeres: « sine pecato concepit me mater mea». «minha mãe concebeu-me sem pecado». A imagem de Santa Ana é atribuída a DIOGO PIRES - VELHO  que viveu em Coimbra em fins do séc. XV, principio do séc. XVI. É uma peça de raro valor artístico. 
Imagem de madeira representando Santa Ana sentada com Maria a seu lado. É a que sai nas procissões. Foi adquirida em 1886 e encontra - se na sacristia. É também uma bela escultura policromada.
 
Santa Eufémia depois da imagem de Santa Ana , é a segunda imagem mais antiga existente nesta capela. É uma bela escultura em madeira, estofada, em tamanho quase natural. Em virtude da dificuldade em ser transportada nas procissões, a Irmandade de Santa Ana adquiriu uma outra mais pequena, que se encontra na sacristia.

ALTAR
O retábulo do altar-mor é do século XVIII. Ergue-se do chão até ao tecto e de parede a parede. O altar ao centro, com banqueta e sacrário. A cima e atrás, a tribuna com degraus, escondida por pintura em tela representando o MENINO DEUS no ponto mais alto e, descendo SANTA ANA e NOSSA SENHORA dum lado e S. JOAQUIM e S. JOSÉ do outro. Dos lados, duas colunas. Todo o conjunto é marmoreado e dourado.
Os dois altares laterais são construções do século XIX. São elegantes, de talha ao gosto da época e de certa monumentalidade.
Imagem relacionada

O TECTO
O tecto do corpo da capela é em arco de volta inteira, liso, em madeira de mogno e pintado a óleo, apresentando um belíssimo conjunto de personagens do Antigo Testamento, tendo  no centro a imagem de Cristo ressuscitado.
Resultado de imagem para capela santa ana oliveira do hospital

CORO
O coro assenta em arco abatido, em pedra de granito apoiado sobre duas pilastras que emergem do pavimento. Sobre o arco uma bonita grade de balaústres de castanho, vazados. É amplo e bem iluminado por três sacadas rasgadas na frontaria. A do meio dá acesso uma a pequena varanda saliente. Por cima das sacadas encontram-se três sanefas em talha dourada.

PÚLPITO
Nas paredes do corpo da capela encontram-se dois púlpitos, um de cada lado. São constituídos por três elementos: um resguardo em madeira de castanho entalhada, marmoreada e dourada, por baixo larga pedra rectangular e moldada, e  a sustentar todo o conjunto, um cachorro de granito trabalhado. O acesso faz-se por portas rasgadas nas paredes laterais.
Resultado de imagem para pulpito capela santa ana oliveira do hospital
PAREDES
As paredes são bastante largas e altas e terminam em cima, à esquerda e à direita com cimalha de pedra bastante moldada. No corpo da capela, uma porta de cada lado e também duas janelas com vitrais, oferecidos pelo senhor Manuel Rodrigues Lagos. As paredes laterais do corpo da capela encontram-se revestidas a azulejo do séc. XVII.
 
Lado do Evangelho
 - S. João Baptista, vestido de pele de camelo, tendo na mão esquerda um livro com a figura do cordeiro sobreposta e na mão direita um pau, tendo na extremidade a bandeira;  S. Domingos com báculo encimado por cruz. Junto ao pé, um cão e um globo. Nossa Senhora com o Menino com coroas na cabeça e terços na mão. 

Lado da epistola
 - Santa Ana sentada com Maria de pé a seu lado.  S. Pedro com as chaves na mão. Santo António de pé com o ostensório com a Hóstia consagrada, a mula de joelhos, o herege de pé e o prato das favas.

SACRISTIA
É um compartimento quadrado com porta para o exterior. Tem duas  janelas  para Nascente com vitrais e na parede Norte um belíssimo lavabo em cantaria policromada . Tecto em forma de gamela, em  castanho, com oito quadros separados por moldura grossa. Os quadros são alusivos a Santa Ana.

CRONOLOGIA
1 de Julho de 1621 - Bula do Papa Gregório XV.
12 de Julho de 1662 - A festa de Santa Ana foi instituída, por Decreto do Papa Gregório XV.
12 de Junho de 1715 - Compromisso (Estatutos - renovação).
 2 de Janeiro de 1780 - Altar Privilegiado - Papa Pio VI.
17 de Dezembro de 1884 - Compromisso (Estatutos) renovação.
 8 de Agosto de 1912- Compromisso (Estatutos) reformulação.
15 Setembro de 1939- Compromisso (Estatutos reformados).
 27 de Julho de 1941- a Irmandade de Santa Ana adquire personalidade jurídica das associações canónicas erectas.
 19 de Julho de1993 - Compromisso (Estatutos reformulados).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ATENÇÃO ESTE SITIO NÃO É MUITO MOVIMENTADO, NO ENTANTO SOLICITAMOS A MÁXIMA DISCRIÇÃO NAS BUSCAS. POR FAVOR DEIXE TUDO COMO ENCONTROU, OU MELHOR AINDA. Sobre a Cache: leva material de escrita, apenas existe o Container e o logbook. Desfrutem da vista

Additional Hints (Decrypt)

nvznag

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)