Skip to content

Água mole em pedra dura... EarthCache

Hidden : 1/19/2019
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato

Cachoeira Ponte De Pedra
Com cerca de 120m, a esta cachoeira localiza-se em uma das encostas do Canyon Guartelá. As águas do Lajeado do Pedregulho lentamente foram escavando a rocha sedimentar de formação arenítica, até furá-la dando-lhe esta forma
Ou seja, com o passar dos anos, o intemperismo físico da água foi perfurando a porção mais frágil da estratificação da rocha, dando o formato, como o próprio nome já diz, de uma belíssima ponte de pedra.
 
As rochas que afloram na crosta terrestre sofrem constantemente desagregação e decomposição, seguidas de transporte dos fragmentos produzidos. Esses, chamados sedimentos, são depositados em outros locais, que com a passar de muito tempo, poderão dar origem a novas rochas, do tipo sedimentar. O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico.

Intemperismo
Também chamado de meteorização é o conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas. É o início de um processo maior que continua com a erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.
São vários os fatores que influem no intemperismo: Clima, Relevo, Rocha-Mãe, Tempo, Fauna e Flora
Tipos de Intemperismo: Físico, Químico e Biológico

Erosão
Conjunto de processos que promovem a retirada e transporte do material produzido pelo intemperismo, ocasionando o desgaste do relevo. Seus principais agentes são a água, o vento e o gelo.
O material transportado recebe o nome de sedimento e vai dar origem aos depósitos sedimentares que, através da diagênese, transformam-se em rochas sedimentares. Chama-se de diagênese um conjunto de transformações que, em resumo, consistem em compactação e cimentação dos sedimentos, dando-lhes a consistência de uma rocha.
 
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos, chamados de sedimentos, oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, o intemperismo.
Certamente, você já ouviu o ditado “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”. Ele narra justamente uma ocorrência de intemperismo, em que as rochas e os solos desgastam-se, “quebrando-se” em inúmeros e minúsculos sedimentos, como a areia das praias ou a poeira. No intemperismo, podem ocorrer processos químicos, físicos e biológicos que estão sempre modificando o relevo, isto é, a porção superficial da Terra.
Assim, percebemos que as rochas sedimentares são, em comparação aos demais tipos, as menos resistentes e as que mais sofreram com processos de desgaste. Além disso, elas recobrem cerca de ¾ da superfície terrestre, embora em volume elas existam em menor quantidade do que as rochas metamórficas e magmáticas.
As rochas sedimentares têm como uma de suas principais características a sua estruturação em camadas, ou seja, é um tipo de rocha estratificada. Essas camadas são resultantes da interposição lenta e gradual, que leva milhares e milhares de anos, das diferentes camadas de sedimentos. Essas interposições muitas vezes são responsáveis por “enterrar” ou recobrir os corpos de animais e plantas, dando origem aos fósseis. Estudar as rochas sedimentares é, dessa forma, uma das formas mais eficazes de se estudar os passados histórico, geológico e biológico do planeta.
 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.

 

Com base no ditado popular "Água mole pedra dura tanto bate até que fura", responda:
1- A que processo natural o ditado faz referência?
2- Descreva o processo para explicar a frase
3- Descreva a formação desta cachoeira com base nesta frase

Hoje em dia o acesso à cachoeira é restrito, mas podemos observá-la de um mirante lateral
4- Esta cachoeira não possui uma queda abrupta e sim, desce em forma de degraus. Quantos degraus é possível contar entre o topo e a ponte?
5- Utilizando do olhômetro, afira qual a largura e comprimento aproximados desta ponte natural?
6- A cachoeira, conforme o texto, possui cerca de 120 metros, qual o tamanho aproximado da medida entre seu topo e a ponte de pedra?
 
GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 

 

Additional Hints (No hints available.)