Skip to content

Propriedades das Rochas de Guaraqueçaba EarthCache

Hidden : 1/12/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ponta do Morretes é um maciço de granito onde foi construido uma passarela que permite ao visitante um passeio agradável, uma pescaria ou simplesmente ficar observando ao pôr do sol os botos que ali abundam.
Neste Earthcache veremos e analisaremos as propriedades físicas dos minerais deste afloramento.
 
Meu Paraná (Foto: Reprodução)

As seguintes propriedades físicas dos minerais podem ser facilmente utilizadas para identificar um mineral:

COR
A maioria dos minerais tem uma cor distintiva que pode ser usada para a identificação. Em minerais opacos, a cor tende a ser mais consistente, aprender as cores associadas a estes minerais pode ser muito útil na identificação. Os minerais transparentes têm um grau muito mais variado de cor devido à presença de minerais vestigiais. Portanto, a cor por si só não é fiável como uma única característica de identificação.

SEQUÊNCIA OU RISCO
Sequência é a cor do mineral em forma de pó. A série mostra a verdadeira cor do mineral. Em grande forma sólida, os minerais podem mudar o aspecto de cor de um mineral, refletindo a luz de uma certa forma. Os minerais vestigiais têm pouca influência no reflexo das pequenas partículas em pó da sequência.
A sequência de minerais metálicos tende a parecer escura porque as pequenas partículas da sequência absorvem a luz batendo neles. As partículas não-metálicas tendem a refletir a maior parte da luz para que pareçam mais leves em cor ou quase brancas. Porque a sequência é uma ilustração mais precisa da cor do mineral, o traço é uma propriedade mais confiável de minerais do que a cor para a identificação.

DUREZA
A dureza é uma das melhores propriedades dos minerais a usar para identificar um mineral. É uma medida da resistência do mineral a arranhar. A escala de mohs é um conjunto de 10 minerais cuja dureza é conhecida. Os minerais mais macios podem ser arranhados por minerais mais duros porque as forças que mantém os cristais juntos são mais fracas e podem ser quebradas.
O seguinte é uma lista dos minerais da escala de mohs e sua classificação:
1. Talco
2. Gesso
3. Calcita
4. Fluorite
5. Apatite
6. Ortoclase feldspato
7. Quartzo
8. Topázio
9. Corindo
10. Diamante

CLIVAGEM E FRATURA
Os minerais tendem a quebrar linhas ou superfícies lisas quando atingidos bruscamente.
Diferentes minerais quebram de maneiras diferentes mostrando diferentes tipos de clivagem.
A clivagem é definida utilizando dois conjuntos de critérios. O primeiro descreve a facilidade com que se obtém a clivagem. A clivagem é considerada perfeita se for facilmente obtida e os planos de clivagem são facilmente distinguidos. É considerado bom se for produzida com alguma dificuldade, mas tem planos de clivagem óbvios.
Finalmente, é considerado imperfeito se a clivagem for obtida com dificuldade e alguns dos planos são difíceis de distinguir.
O segundo conjunto de critérios é a direção das superfícies de clivagem. Os nomes correspondem à forma ocasionada nas superfícies pela clivagem: Cúbica, romboédrica, octaédrica, dodecaédrico, basal ou prismática.
Estes critérios são definidos especificamente pelos ângulos das linhas de clivagem.
A fratura descreve a qualidade da superfície de clivagem. A maioria dos minerais apresentam fraturas irregulares ou granulado, conchoidal (linhas curvas, linhas de concha), ou fratura (irregular, irregular).
 
ESTRUTURA CRISTALINA
Cristais minerais ocorrem em várias formas e tamanhos. A forma específica é determinada pelo arranjo dos átomos, moléculas ou íons que formam o cristal e como são unidas. Existem graus de estrutura cristalina, em que as fibras do cristal tornam-se cada vez mais difíceis ou impossíveis de ver com o olho nu ou o uso de uma lente de mão.
As estruturas microcristalina e criptocristalina só podem ser vistas com alta ampliação. Se não existe estrutura cristalina, é chamada amorfa
No entanto, há muito poucos cristais amorfo e estes são apenas observados sob uma ampliação extremamente alta.

TRANSPARÊNCIA
Transparência, é a capacidade que um mineral tem de permitir que a luz passe por ela. O grau de transparência pode também depender da espessura do mineral.

TENACIDADE
A tenacidade é a característica que descreve como as partículas de um mineral resistem à separação.

MAGNETISMO
O magnetismo é a característica que permite um mineral atrair ou repelir outros materiais magnéticos. Pode ser difícil determinar as diferenças entre os vários tipos de magnetismo, mas vale a pena saber que há distinções feitas.

BRILHO
O brilho é propriedade de minerais que indicam o quanto a superfície de um mineral reflete a luz. É afetado pelo brilho da luz usada para observar a superfície mineral, descrito nos seguintes termos:
Metálico o mineral reflete a luz como um metal faria. Submetálico o mineral é mais opaco. O mineral é de cor escura. O mineral não reflete a luz como um metal.
Minerais não metálicos são descritos usando modificadores que se referem a qualidades comumente conhecidas.
Ceroso o mineral parece parafina ou cera.
Vítreo o mineral parece vidro partido.
Perolizado o mineral parece iridescente, como uma pérola.
Sedoso o mineral parece fibroso, como seda.
Gorduroso o mineral parece óleo na água.
Resinosos o mineral parece ser seiva de árvore endurecida (resina).
Ou o mineral parece brilhante, como um diamante.

ODOR
A maioria dos minerais não tem odor a não ser que ajam de uma das seguintes formas: Umedecido, aquecido, respirado ou esfregado.

GOSTO
Apenas os minerais solúveis têm um gosto.
 
Fonte: Igeológico

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.

Não é necessário identificar nenhuma rocha aqui, pois já sabemos que é granito
Esta rocha resulta da solidificação do magma a grandes profundidades (rocha magmática plutónica). As rochas que o envolvem, impedindo a libertação do calor, não permitem um rápido arrefecimento do magma, retardando a sua solidificação. Desta forma, os minerais que o constituem têm o tempo necessário para se desenvolver, apresentando-se assim, esta rocha, com uma textura granular em que os minerais constituintes são bem visíveis e identificáveis: o quartzo, os feldspatos (ortoclase, sanidina e microclina) e as micas (biotite e moscovite).
Os feldspatos são os principais condicionantes do padrão cromático. A mica é uma mineral foliado, brilhante e prateado enquanto que o quartzo é branco e leitoso
 
Questões:
1- Entre os principais minerais, algum se encontra de maneira mais abundante. Qual este mineral? E que coloração predominante confere-se nesta rocha? 
2- Ainda sobre a aparência deste granito, descreva a granulometria (tamanho dos minerais)
3- Analisando os minerais desta rocha e comparando com a escala de mohs o que poderíamos observar e afirmar sobre a sua dureza?
4- Opcionalmente, escolha mais alguma das propriedades físicas descritas que observou e descreva no seu log para compartilhamento da sua experiência com os demais visitantes

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

 

Additional Hints (No hints available.)