Skip to content

Buraco Roto EarthCache

Hidden : 10/1/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


BURACO ROTO


Para que possa registar este earthcache como encontrado, tem que ir ao GZ e com base no que observar responder por email a estas questões.
Todas fotos publicadas que denunciem as respostas, assim como registos aos quais não tenha recebido as respetivas respostas serão apagadas sem aviso prévio.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Estamos perante uma gruta primária ou secundária?
2- Quantas entradas podemos observar do GZ?
3- Descreva-me a entrada mais a direita, o seu sentido e qual o seu comprimento?
4- Diga-me qual a orientação de cada uma das entradas (expl. E 83°)?
5- Foram encontrados vários vestígios muito importantes nesta gruta, a que época Geológica pertencem?
6- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines



GRUTA



Uma gruta é uma cavidade subterrânea de origem natural com dimensões suficientes para uma pessoa lá entrar e pode ter as mais variadas dimensões, desde métricas a quilométricas.
As grutas desenvolvem-se quer vertical quer horizontalmente e podem ser simples ou bastante complexas. Quanto mais complexa for a gruta, maior é a quantidade de salas, galerias, túneis e condutas, todos interligados e em qualquer direção no espaço. Por vezes as galerias têm orientações bem definidas, quando a dissolução se dá preferencialmente ao longo de planos de fratura.
As grutas formam-se em todos os tipos de rocha, embora com processos de génese diferentes. Ocorrem mais frequentemente em rochas calcárias e é porventura nestas rochas, que se formam as mais belas grutas, na medida em que exibem cores e formas muito mais variadas que em quaisquer outras. Normalmente, as grutas em rochas carbonatadas são as que apresentam maior complexidade.
As grutas podem ser classificadas em primárias e secundárias. As primárias são aquelas que se formam contemporaneamente à rocha e as secundárias, após a sua formação.

As grutas primárias são:

a)- Em rochas basálticas - os túneis de lava são cavidades que resultam do escoamento da lava expelida numa erupção vulcânica: a lava que escoa pelas encostas do vulcão tende a consolidar devido ao arrefecimento rápido da sua superfície externa, permanecendo canais no seu interior, por onde a lava continua a escorrer. Quando se dá o fim da atividade vulcânica, esses canais ficam frequentemente ocos, formando-se assim, os túneis.
b)- Em recifes de coral - à medida que os recifes de coral se vão formando, podem gerar-se espaços com dimensões suficientes para constituir grutas.

Grutas secundárias:

As grutas secundárias resultam de processos de alteração química e mecânica nas rochas. Esses processos ocorrem simultaneamente e dependem sempre da ação da água e da gravidade.
A ação química da água nas rochas resulta num importante processo de alteração. Como consequência, alguns minerais vão ser alterados na sua composição, dando origem a outros. Estas alterações mineralógicas em simultâneo com a ação mecânica da água que passa através das fraturas, falhas, diaclases e porosidade das rochas, vão ajudar a alargar os espaços que já existam e, consequentemente, a aumentar o grau de conectividade entre essas superfícies, gerando espaços cada vez maiores.

Aqui pode ver mais informações sobre GRUTAS e o BURACO ROTO.

Fonte: http://www.lneg.pt




Additional Hints (No hints available.)