Skip to content

Vertente do Iguaçu EarthCache

Hidden : 5/23/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 
Google Translator Bandeira dos Estados Unidos

Iguaçu significa “água grande” na linguagem dos primeiros habitantes dessa terra, os índios. O rio Iguaçu nasce na Região Metropolitana de Curitiba e, cortando o Estado, despenca em cataratas na sua foz, no grande Rio Paraná. O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu.

Resultado de imagem para zoologico curitiba

Aqui neste local são duas formações sedimentares (Sedimentos recentes e Formação Guabirotuba) e uma metamórfica (Complexo Gnaissico-Migmatico).

Sedimentos recentes inconsolidados (Cenozóicos)
As rochas do Estado do Paraná estão local e parcialmente recobertas por sedimentos inconsolidados oriundos da erosão e deposição das litologias mais antigas intemperizadas. O processo formador é hidráulico-deposicional, fluvial no interior do continente, condicionado às calhas de drenagem dos rios e planícies de inundação, e marinho e deltáico, na faixa litorânea. Os depósitos coluviais provenientes de movimentos de massa ocorrem em áreas localizadas em encostas. A formação destes depósitos iniciou no período Quaternário e continua ocorrendo devido ao avanço do intemperismo, erosão e retrabalhamento dos sedimentos anteriormente formados. Os depósitos de terraço mais antigos passam, com o avanço do processo erosivo, a constituir paleoterraços.

Formação Guabirotuba
Ocorre nas regiões de Curitiba e Tijucas do Sul. Depositada após sucessivas fases erosivas que desenvolveram a superfície do Alto Iguaçu, seguida por uma fase erosiva de clima úmido que dissecou esta superfície. Posteriormente iniciou-se a deposição em ambiente semi-árido, com chuvas torrenciais formando depósitos tipo playa-lake, constituídos por argilitos, arcósios, depósitos rudáceos e margas.

Complexo Gnaissico-Migmático
Formado durante o Proterozóico, entre 2,1 bilhões e 580 milhões de anos, aflora na porção centro-sudeste e noroeste do escudo cristalino paranaense. Consiste em uma seqüência de rochas que perderam suas características originais. Predominam as rochas gnáissicas (biotita-anfibólio gnaisses) e migmatíticas (mesossoma de biotitaanfibólio gnaisses e leucossoma de composição tonalítica-granodiorítica), associadas a anfibolitos, gnaisses graníticos, núcleos de gnaisses granulíticos e rochas máfica-ultramáfica toleíticas (metaperidotitos, serpentinitos, xistos magnesianos, metapiroxenitos e corpos de gabros).

Vertentes

Em Geomorfologia, estuda-se as Vertentes, também chamadas de encostas, que nada mais são do que superfícies com um certo grau de inclinação. É nas vertentes que ocorrem todos os processos que dão origem ao relevo, bem como os processos que originam os solos, assim como os processos erosivos, que ocorrem nas vertentes.

As vertentes também são consideradas como uma conexão dinâmica que existe entre o topo (divisor de águas) e o fundo do vale, que pode terminar no próprio rio. Elas podem ser divididas em três partes: mais perto do topo, terço superior; mais na porção central, terço médio, mais próximo da baixada, planície ou do rio, terço inferior.

 

vertente
Todas as vertentes possuem uma forma, que irá ditar como será o fluxo de águas superficiais. Temos vertentes convexas, que acabam dispersando as águas, e as côncavas onde acontece uma grande concentração de fluxo, podendo contribuir para que processos erosivos aconteçam, portanto estas possuem uma fragilidade ambiental maior. Temos ainda as retilíneas, na qual a água escorra por igual ao longo da vertente. As planícies, que possuem declividades pequenas são áreas receptoras de água e sedimento, por isso acabam acumulando os mesmos.

forma_vertentes
Todos os processos erosivos, movimentos de massa, acontecem nas vertentes, ou seja, quanto maior a inclinação das vertentes, maiores serão as chances destes processos acontecerem, bem como um uso indevido do solo.

O earthcache possui 4 pontos de análise da paisagem, conforme a descrição abaixo

 

PONTO 01  (Coordenadas publicadas)
As planícies aluviais são formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas, são áreas inundáveis. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de sedimentos finos.

Aqui no ponto 02 é possível fazer uma análise do relevo plano com baixas declividades, característico das planícies aluviais deste trecho do rio Iguaçu. As rochas deste ambiente são sedimentares (Sedimentos Cenozóicos), tendo origem nas encostas circundantes e nos depósitos aluvionares (flúvicos).

PONTO 02 
Este ponto marca o início da transição geológica Sedimentos Cenozóicos Recentes (sedimentar) para o Complexo Gnáissico Migmático (metamórfico). As declividades começam a aumentar conforme você se desloca do terço inferior da vertente ao terço superior da mesma.

 

PONTO 03 
Aqui é um trecho com alta declividade, de meia vertente. Neste tipo de situação é comum ocorrer erosão e transporte de sedimentos.

PONTO 04 
Este é o ultimo ponto, marcado por ser uma área de terço superior de vertente, plana e com baixa declividade. Neste ponto é possível ter uma visualização mais panorâmica, sendo que neste ponto é possível notar que o mesmo situa-se em um divisor de águas. Mais precisamente, de cada lado desta linha, as águas escoam em direções diferentes.

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:
 
1- O que são vertentes?
2- 
Explique as planícies aluviais visualizadas no ponto 01.
3- Em cada PONTO de análise (01, 02, 03 e 04), em que parte da vertente você se localiza? (Figura 01)
4- No PONTO 03, qual a forma dessa vertente? (Figura 02)
5- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Links e Fontes: Prof.alexeinowatzki - Mineropar - Wikipedia

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 

 

Additional Hints (No hints available.)