Skip to content

Capela Nossa Senhora Fátima - Routar Traditional Geocache

Hidden : 4/10/2018
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Local de culto e de uma bela vista graças à Natureza em redor.

Capela da Nossa Senhora de Fátima

Mandada construir em 1928 pelo Padre Joaquim de Almeida Branco, depois da primeira romaria de gentes de Viseu em 1927 ao Santuário De Fátima, natural de Torredeita era proprietário daquele sítio, que era constituído por baldios.

Esta capela está situada nos chamados Baldios de Routar, no cimo de uma colina, num sítio ermo. Tem um escadório simples, que desce da plataforma onde assenta a capela. A base desse escadório está próxima de uma outra ermida dedicada a Nossa Senhora do Ribeiro.

Nessa capela da Senhora do Ribeiro, faz-se habitualmente as vigílias dos dias 13 de Maio e de Outubro, com confissões e outras celebrações. Daí partem as procissões para a capela de Nossa Senhora de Fátima, que lhe fica sobranceira.

É num bosque de velhos carvalhos, pinheiros e cedros que se encontra o escondido Santuário da Senhora da Ribeira, com os seus bancos e mesas em pedras para merendas. O ambiente é tranquilo e bucólico, não fosse o ruído constante do tráfego do IP5, que dista menos de 50 metros do local. As nascentes da mina e da poça encontram-se abaixo do velho parque das merendas, a primeira sobre o lado direito em bom estado de conservação, a segunda sobre o lado esquerdo entre mato e silvado.

Com o passar dos tempos o culto à Senhora da Ribeira deixo de ter a notoriedade de outros tempos e a sua festa ficou inevitavelmente ligada ao da Senhora de Fátima, com a sua festa a 13 de Maio.

O culto a Nossa Senhora Ribeira terá permanecido até à década de 70-80, com a renovação da vizinha capela de Nossa Senhora de Fátima e com proximidade do IP5, os fiéis prefiram festejar a festa a 13 de Maio na pequena capela de horizontes mais largos, sendo a Srª da Ribeira ponto de passeio onde os devotos procuram também a água a que atribuem qualidades digestivas e diuréticas.

Additional Hints (No hints available.)