Skip to content

Queda de relevo no rio Sta Rosa EarthCache

Hidden : 4/7/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 
Google Translator Bandeira dos Estados Unidos

O Salto Santa Rosa encontra-se próximo à Serra da Pedra Branca, constituindo quebras abruptas de relevo no arenito Barreiro (unidade informal do Grupo Itararé) ao longo do rio Santa Rosa.
Essa quebra é ocasionada pela presença de dique de diabásio que se alterou e gerou a diferença no relevo.
Neste local o arenito está em contato com um dique de diabásio de geometria indeterminada, observado principalmente como blocos e seixos no pé da cachoeira, mas também junto ao paredão com juntas poligonais de resfriamento de desenvolvimento incipiente. Na base do salto o arenito exibe níveis com granulometria mais grossa e presença esporádica de conglomerados. A existência da queda d’água está condicionada ao controle litológico e estrutural e assim reveste-se de valor didático, além de estético.

O rio Santa Rosa nasce e desenvolve-se quase que exclusivamente sobre o Grupo Itararé e, antes de desaguar no rio Tibagi, corta os sedimentos da Formação Ponta Grossa. Esse rio consta em antigas descrições do século XVIII para acesso aos garimpos. Este local possui alguma infraestrutura turística e o proprietário oferece a possibilidade de visitação a um antigo garimpo de diamante.

O Salto Santa Rosa é um acidente geográfico presente no rio.
A composição litológica e as relações estratigráfica e de contato entre o arenito Barreiro e os sedimentos sub e sobrejacentes permite caracterizá-los como pertencentes a porção inferior do Grupo Itararé, a qual foi depositada sob influência glacial em ambiente subaéreo passando a subaquoso.
Algumas feições, aparentemente sigmoidais, que ocorrem na unidade basal parecem indicar que todo o pacote tenha sido depositado por leques de degelo, liberados da base da geleira, diretamente em um corpo aquoso. Porém, não foram identificadas outras características, tais como fragmentos de material pelítico, de sedimentação subaquosa, na referida unidade.

Falhas e diques
As rochas sedimentares aflorantes na área em questão são cortadas por diques básicos sub-verticais estendendo-se da serra do Roncador para o salto Santa Rosa ou para a serra dos Borges, encontrando-se encaixados nos fraturamentos com direção NW dominantes no Arco de Ponta Grossa
 

Diabásio é uma rocha de origem magmática, intrusiva, básica, microscopicamente ofítica, constituída essencialmente por plagioclásios básicos, piroxênios, magnetita e ilmenita.

O Arenito é rocha sedimentária de origem detrítica formada de grãos agregados por um cimento natural silicoso, calcário ou ferruginoso que comunica ao conjunto em geral qualidades de dureza e compactação.

Em geologia, um Conglomerado é uma rocha sedimentar de tipo detrítico formada majoritariamente por clastos e fragmentos arredondados de rochas preexistentes - grânulos, cujo diâmetro é maior que 2mm e menor que 4mm, sendo menores do que seixos e maiores do que areia grossa - unidos por um cimento de material calcário, óxido de ferro, sílica ou argila endurecida.  
Forma a base de uma unidade estratigráfica sedimentar e está posicionado sobre uma superfície erosiva, marcando, desse modo, uma discordância do tipo erosiva.

 
Conglomerado basal ao pé do Salto Santa Rosa – Grupo Itararé – paleoambiente flúvio-glacial
 
*Café é um cão marrom muito simpático que acompanha os visitantes até a cachoeira.

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.
Questões:

1- As cachoeiras podem se formar à partir de diferentes meios: Diferença de resistência a erosão, falhas, onde movimentos na crosta da Terra provocam a elevação ou o rebaixamento de enormes blocos de rocha... Ou por diques de rochas ígneas mais resistentes que seccionam o curso do rio... Entre outros.
Segundo descreve este earthcache, o
 que ocasionou a formação dessa quebra abrupta do relevo no arenito do rio Santa Rosa?
 
2- O que é um conglomerado? 
 
3- Segundo o texto qual pode ser a composição do cimento que une os elementos desse tipo de rocha?
 
4- Cite algumas diferenças e semelhanças entre as rochas que compôem este earthcache.

5- Na base da cachoeira, próximo ao seu local de observação, existem alguns blocos e seixos de diabásio cuja origem é a erosão do dique dessa cachoeira, quais os tamanhos médios dos blocos?

6-Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Links e Fontes:   rigeo  - mineropar  - acervodigital

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

Additional Hints (No hints available.)