Skip to content

Parati EarthCache

Hidden : 3/23/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato

Google Translator: Bandeira dos Estados Unidos 

O Salto Parati é uma cachoeira do tipo cascata, que se originou devido a diferença de resistência à erosão apresentada pelas rochas por onde passa seu rio e por falhamento no relevo que secciona o rio.
De modo geral, a tendência das cachoeiras é regredir, remontando rio acima, devido ao processo erosivo imposto pela água.

Quedas de água, são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha mais resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical. Esta quebra é por vezes causada por uma falha ou por uma camada superior de rocha muito mais resitente à erosão do que as rochas subjacentes.
Cascatas/quedas são comumente formadas quando um rio é jovem. Nessas ocasiões, o canal é muitas vezes estreito e profundo.
Quando os rios correm sobre solos mais resistentes, a erosão acontece lentamente, enquanto que em solos menos resistentes, a erosão ocorre mais rapidamente. A erosão também está relacionada com a quantidade e velocidade de água do caudal de água.
Como o curso de água aumenta, a sua velocidade na borda da queda de água arranca o material do leito do rio. Redemoinhos criados na turbulência, bem como areia e pedras transportadas pela hidrovia, aumentam a capacidade de erosão.
Eventualmente, o afloramento superior mais resistente das rochas entrarão em colapso sob a pressão da água e irão arrastar estes blocos de rocha à base da queda de água. Estes blocos de rocha são, então, divididos em pedras menores pelo atrito enquanto colidem uns com os outros, e eles também corroem a base da queda de água pela abrasão, criando uma piscina de mergulho ou um desfiladeiro profundo.
No caso do Salto Parati ocorre um granito que forma a rocha rija sobre o qual mergulham as águas que erodem o substrato mais macio em baixo.

Resultado de imagem para cascata desenho

O Granito é uma rocha ígnea formada por ~75% de quartzo (um mineral incolor), ~24% de feldspato (ortoclase, sanidina e microclina; responsável pela variedade de cores (avermelhada, rosada e creme-acinzentada) e uma fase acessória que pode conter micas (biotite e muscovite – minerais brilhantes em faces frescas da rocha), anfíbolas e minerais opacos.
 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:
Observando este granito com atenção, responda às seguintes perguntas.
1- Qual a granolometria do quartzo (veja na descrição supra como o identificar)?
2- Qual a granolometria do feldspato (veja na descrição supra como o identificar)?
3- Consegue identificar alguma mica (biotite= cor preta / muscovite= cor prateada ou mesmo branca)?
4- No local de maior profundidade dá pé?
5-Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)
 

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 

 

Additional Hints (No hints available.)