Skip to content

GCVF - Grupo Cultural de Vila Fria V2 Multi-cache

Hidden : 1/14/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ola Geocachers
Vimos por este meio dar a conhecer o GCVF - Grupo Cultural de Vila Fria e dar a conhecer um pouco o historial da qual nos Team_Pikachu fizemos parte durante muitos anos.

Obrigado por vistar a nossa 2ª Cache nesta versao.



O Grupo Cultural de Vila Fria iniciou a sua actividade a 8 de Dezembro de 1982, no entanto, teve origem numa festa de encerramento da catequese organizada em Junho desse mesmo ano pelas catequistas Odete Varanda e Maria José Sardinha onde foram representadas pequenas peças de teatro e algumas danças populares.
Nesta festa, além dos pais das crianças, esteve presente o Sr. Padre Major Duarte, na altura pároco de Porto Salvo, que sugeriu a criação de um rancho folclórico, mas a ideia não foi levada muito a sério.

Em Outubro, o Sr. Padre Major torna a abordar o assunto e pede à D. Odete para organizar uma festa de crianças para o dia 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição. Às catequistas juntam-se então outras pessoas do bairro que ajudam a organizar uma festa modesta mas muito apreciada pela população.

Formou-se então uma comissão instaladora composta por oito elementos que avançou com um rancho infantil que funcionou à experiência durante o ano de 1983. No fim desse ano foi formada uma direcção e procedeu-se à legalização do grupo, cujos estatutos foram publicados em DR de 02/03/1984.
O rancho adquiriu a denominação de " Os Rancheiros" devido a uma tradição que remonta ao século XVI e que entretanto se perdeu. Os rancheiros eram grupos de pessoas que se deslocavam em romaria à Igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo dançando e cantando as modas da sua terra.
O Rancho tem actuado de Norte a Sul do país, sendo uma habitual presença em diversos festivais de folclore.
Em 1997 deslocou-se em digressão aos Açores onde actuou em várias ilhas do arquipélago, em 1998 foi um dos ranchos convidados para participar na Exposição Mundial de Lisboa, em 1999 participou na Gala Internacional de Folclore de Mangualde e em 2001 organizou a Iª Gala Internacional de Folclore de Vila Fria. Participou ainda no anúncio publicitário “Ligue” da Antena1, ilustrando a música popular portuguesa. 2005 deslocou-se em digressão a Madeira no âmbito de intercâmbio levado a cabo com o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo e Recreativo dos Prazeres - Calheta.
A actividade do Grupo Cultural de Vila Fria não se resume apenas ao seu rancho folclórico, participava anualmente no Desfile de Marchas Populares do Concelho de Oeiras e teve ainda em actividade vários “atelies” de dança, canto, musica e ginástica. Participou anualmente na Mostra de Teatro Amador do Concelho de Oeiras, com o seu grupo cénico “Oficina de Teatro”. Actualmente tem Kickboxing & Muay Thai.
Durante todos estes anos a associação funcionou em instalações cedidas por diversas entidades oficiais e particulares. Em dia 07 de Julho de 2000, o Senhor Dr. Isaltino Morais, à época Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, inaugurou a nova sede social desta associação, cuja construção foi totalmente financiada por esta edilidade.

A cache

Nas coordenadas publicadas pedimos que contem os pilares que compõem a vedação que ficam entre os dois portões.
Se forem 46 seguem para N 38° 43.136 W 009° 17.638.
Se forem 48 seguem para N 38° 43.110 W 009° 17.680.
Se forem 51 seguem para N 38° 43.188 W 009° 17.749.

Additional Hints (No hints available.)