Super Lagoa Traditional Geocache

Hidden : 8/22/2017

Esta cache tem como intuito dar a conhecer uma espetacular lagoa no rio Cabril.

Em agosto de 2017 parti à aventura pelas serras do Norte de Portugal, movido tanto pelo geocaching como pela minha paixão pela Natureza, a ideia foi fazer uma caminhada por dia, ao longo de rios, vales e montes. Foram seis dias de muita fatiga, cinco rios que nos ofereceram obstáculos quase intransponíveis, 112 km percorridos a pé e cinco noites a dormir por debaixo de um céu estrelado. Claro que não deu para explorar ao máximo o grande Gerês, ficaram por explorar alguns destinos mais turísticos que foram deixados de fora por isso mesmo, por estarem repletos de pessoas, e claro que devem ter ficado por explorar muitos outros recantos escondidos. Mas no geral demos umas boas voltas pela serra e, de todos os lugares que visitamos, este foi o mais fantástico.
Começamos a nossa caminhada em Xertelo em direção às famosas Sete Lagoas, onde já se encontravam algumas pessoas a tomar uns banhos. Para fugir às pessoas, descemos o rio Cabril sem qualquer tipo de equipamento como de costume. Ao longo deste, mergulhamos em espetaculares lagoas até que chegamos a esta imponente lagoa que recebia as águas de uma cascata e que nos impediu de prosseguir a nossa descida do rio. Assim a nossa alternativa foi desbravar mato pela margem esquerda até que demos com um trilho, trilho esse que acaba por dar acesso ao Poço do Mouro. No acesso a este local (onde está marcado o WP) subimos o rio para alcançar a tão desejada lagoa. Ao longo da subida tivemos que enfrentar uma série de obstáculos complicados, entre os quais uma série de rochedos impossíveis de serem escalados e uma bonita lagoa. Mas conseguimos! A lagoa é de uma profundidade que não queríamos acreditar e de uma beleza incrível, tive que marcar aqui a minha presença. Ficam aí algumas fotos desta aventura.

Indicações: não é necessário qualquer tipo de equipamento para alcançar a cache nem para chegar ao local, no entanto é necessária muita destreza física, saber nadar e ter alguma experiência em percorrer rios. Com alguma habilidade e engenho, conseguimos alcançar a lagoa sem molhar as mochilas, no entanto vão ter que nadar. Fazer a cache no Inverno pode ser perigoso!

Se não tiverem material de equipamento, comecem a subida do rio no WP.

An znetrz bcbfgn à pnfpngn. Ire sbgb fcbvyre.