Skip to content

Sabiá Laranjeira Traditional Geocache

Hidden : 4/2/2017
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Parabéns, Oldbard, pelo FTF!!!

O nome sabiá deriva do Tupi haabi'á = o pintado. No Brasil tem uma quantidade de denominações populares, entre elas sabiá-cavalo, sabiá-ponga, piranga, ponga, sabiá-coca, sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-gongá, sabiá-laranja, sabiá-piranga, sabiá-poca, sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou sabiá-de-peito-roxo.


O sabiá-laranjeira(Turdus rufiventris) é uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os Sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo. Migrou da Europa para a América há cerca de 20 milhões de anos.Segundo Decreto de 3 de outubro de 2002, as comemorações nacionais do Dia da Ave devem se concentrar no sabiá-laranjeira, "símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerado popularmente Ave Nacional do Brasil". á era símbolo do estado de São Paulo desde 1966. É citado por diversos poetas como o pássaro que canta o amor e a primavera e também esteve presente no emblema oficial da Copa das Confederações de 2013, realizada no Brasil.

É uma das aves mais populares do Brasil, sendo uma presença comum em seu folclore e mesmo na cultura erudita, sendo indicado por decreto presidencial de 2002 como centro das comemorações do Dia da Ave.De acordo com o ornitólog o Johan Dalgas Frisch, um dos principais defensores da nomeação, ela se justifica porque este sabiá é conhecido por crianças e adultos, é comum nas zonas rurais povoadas e nas cidades, e por isso é sentido como uma ave familiar por grande parte da população, e porque "tem qualidades impares. Não existem dois sabiás que cantem da mesma maneira.... os sons maravilhosos do sabiá desabrocham nos jovens corações veios poéticos, tão puros e belos como se um cego abrisse seus olhos ao ver a luz e as cores das flores na terra.... uma lenda indígena assegura que quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da Primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade". Em ofício ao presidente Fernando Henrique Cardoso, a comissão de ministros encarregada da escolha justificou-se dizendo que o sabiá-laranjeira tem larga distribuição nacional e porque é, dentre as aves, "a mais inspiradora".

Na literatura é frequentemente citado como o pássaro que canta o amor e a primavera, as origens, a terra natal, a infância, as coisas boas da vida, sendo imortalizado po Gonçalves Dias na abertura de seu célebre poema Canção do Exílio.

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

 

Sobre o Parque da Aclimação

Adquirido pela Prefeitura em 1939 e tombado em 1986 pelo Condephaat, o Parque da Aclimação oferece diariamente, das 6h às 20h, diversas opções de lazer e entretenimento aos seus usuários. Chamado antigamente de Jardim da Aclimação, o local foi sede do primeiro zoológico da cidade, no final do século 19, e chegou a acolher Maurício, um urso polar branco do polo norte, o camelo Gzar, uma sucuri, um peixe elétrico do Amazonas e hienas africanas, segundo jornais da época. 
A ideia do zoo, criado em 1882, surgiu do médico, fazendeiro e político paulista Carlos Botelho, inspirado no  Jardin D'Acclimatation, em Paris, na França. 
Atualmente, o parque abriga um lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d'água, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, além de playgrounds infantis e adulto, paraciclo e campos de futebol, voleibol e basquetebol.

Em 112 mil m⊃2; de área verde, são registradas no parque cerca de 85 espécies de fauna, sendo 65 aves, como  socó-dorminhoco, biguá, garça, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, martin-pescador e chopim. É possível ainda avistar aves migratórias como o marreco ananaí e o irerê. As figueiras-benjamim, próximas à Administração, são os locais preferido pelos bandos de periquitos verdes (Maracanãs), que habitam o parque. Há, ainda, no lago peixes como tilápias, carpa coloridas e carpa-de-espelho. Com sorte pode-se avistar um gambá-de-orelha-preta, o Saruê, única espécie de mamífero a viver no parque.

Sua vegetação é composta por bosques implantados, áreas ajardinadas com espécies nativas e exóticas, como entre elas guanandi-do-litoral, jabuticabeira e jacarandá-mimoso, chorão, figueira-benjamim e falsa-seringueira,  além de um extenso eucaliptal, tombado pelo COMPRESP, que ocupa boa parte da área do parque. Há ainda algumas espécies nativas, como araribá-rosa, copaíba, embiruçu e jequitibá-rosa.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabi%C3%A1-laranjeira

Ajude a conservar o cache ativo:

Seja discreto. Observe a presença de muglers no entorno.

Leve algo para escrever. Assine o logbook e registre sua visita na página do cache.

Verifique o bom fechamento e vedação do cache.

Retire o ar e feche bem a embalagem plástica (Ziploc)

Se puder, deixe-o em boas condições para que o próximo Geocacher se divirta em achá-lo.

Se necessário registre DNF ou solicite manutenção.

Reponha-o e mantenha a camuflagem cobrindo-o com folhas, galhos ou pedras, conforme for o caso.

 

Agradecemos sua busca.

 

Observação: você está perto do Lab Adventure “Parque da Aclimação”. Use o link para acessá-lo - https://adventurelab.page.link/xFUB.

Use o App Oficial ( https://labs.geocaching.com/ ) instalado em seu celular. Pela localização encontrar o Adventure Lab Parque da Aclimação. Divirta-se.

Additional Hints (Decrypt)

Cbhfnevn ahzn áeiber ivin, cbeéz punznqn qr Snyfn Zhegn, rz sybenqn hz creshzr qryvpvbfb ab ne. Ngraçãb: uá zhvgnf nenaunf r grvnf crynf gevyunf qb cnedhr. Ahz ibb pní, ragãb hzn pnfvaun qr crqen erprov r enímrf svapnqnf rfgãb zr rfpbaqre.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)