Skip to content

Magma a Bordo EarthCache

Hidden : 7/1/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





                                                                

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

Na borda exterior que limita a água são evidentes duas rochas magmáticas: aquela em maior quantidade e aquela que compõe os diversos xenólitos. Estas foram formadas, obviamente, por dois magmas distintos.

1) Classifique os dois magmas em questão atendendo à sua percentagem em sílica. Se o magma presente em menor quantidade consolidasse à superfície, que rocha formaria?

2) Classifique as duas rochas de acordo com a sua cor. A rocha que compõe os xenólitos apresenta maior percentagem de minerais máficos ou félsicos? Dê dois exemplos de minerais que lá podem estar incluídos.

3) Ainda sobre os minerais que estão presentes nos xenólitos e agora em função da Série Reacional de Bowen. Esses minerais cristalizaram a temperaturas altas ou baixas? Possuem alta ou baixa percentagem em sílica?

4) Numa situação hipotética existe 75% de isótopo-filho na rocha mais recente. Calcule a sua idade absoluta, em milhões de anos

5) Inclua uma foto no seu registo que evidencie a sua passagem pelo local. No caso de não ser selfie, basta ser uma foto dos seus dedos/mão a segurar um papel com o nick. É considerada obviamente uma foto por geocacher/registo e registos sem foto não serão validados.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

In the outer edge that limits the water are evident two magmatic rocks: the one in greater quantity and the one that makes up the various xenolites. These were obviously formed by two distinct magmas.

1) Rate the two magmas in question according to their percentage in silica. If lesser magma would consolidate to the surface, what rock would it form?

2) Sort the two rocks according to their color. Does the rock that makes up xenolites have a higher percentage of mafic or felsic minerals? Give two examples of minerals that may be included there.

3) Still about the minerals that are present in xenolites and now due to the Bowen Reaction Series. Did these minerals crystallize at high or low temperatures? Do you have high or low percentage in silica?

4) In a hypothetical situation there is 75% of isotope-son in the most recent rock. Calculate your absolute age in millions of years

5) Include a photo in your record that shows your passage through the place. In case it's not selfie, just be a photo of your fingers / hand holding a paper with the nick. It is obviously considered a photo by geocacher / registration and records without photo will not be validated.

Thanks for the visit.

 

 
 

O que é o Magma?

O magma é uma fusão silicatada (rico em sílica) e forma-se no interior da Terra, em locais onde as condições de pressão e de temperatura permitem a fusão das rochas. Normalmente o magma é menos denso do que as rochas encaixantes, envolventes, e por isso acaba por ascender, aproximando-se da superfície. Ao fazê-lo, arefece e entra em consolidação, formando as rochas magmáticas ou igneas.

Existem três tipos:

Magma basáltico - tem cerca de 50% de sílica (SIO2) e poucos gases dissolvidos. Está associado a erupções efusivas e origina basaltos (quando consolida à superfície) e gabros (quando consolida em profundidade). É também o magma que forma as rochas mais escuras.

Magma andesítico - tem cerca de 60% de sílica e muitos gases dissolvidos. Está associado a zonas de subducção e origina andesitos (quando consolida à superfície) e dioritos (quando consolida em profundidade).

Magma riolítico - tem cerca de 70% de sílica e uma enorme quantidade de gases dissolvidos. Está associado a erupções explosivas e origina riólitos (quando consolida à superfície) e granitos (quando consolida em profundidade). É o magma que forma as rochas mais claras.

 

 

Classificação dos minerais de rochas magmáticas:

 

 

 

Minerais máficos: ricos em magnésio e ferro, apresentam cores mais escuras, como por exemplo a biotite, piroxena, anfíbola e olivinas

 

 

Minerais félsicos: ricos em sílica, apresentam cores mais claras como por exemplo o quartzo, feldspato e moscovite

 

Classificação das rochas magmáticas quanto à sua cor:

Leucocrata, de cor clara

Mesocrata, de cor cinza Melanocrata, de cor escura

 

Séries Reacionais de Bowen
As séries de reacção de Bowen são duas sequências que descrevem a ordem de cristalização dos minerais do grupo dos silicatos à medida que os magmas arrefecem no interior da Terra.

Bowen observou que a cristalização dos minerais durante o arrefecimento de um magma segue, em termos gerais, uma sequência determinada, que se pode subdividir em dois grandes ramos: o denominado ramo descontínuo (minerais ferromagnesianos); e o ramo contínuo (plagioclases), que convergem num tronco comum que corresponde à cristalização de ortoclase, moscovite e finalmente quartzo, sempre os últimos minerais a cristalizar. As séries são as seguintes:

 

 

De uma forma geral, os minerais que estão mais acima da série são aqueles que cristalizam a altas temperaturas e que resistem menos quando meteorizados. Por outro lado, são também mais pobres em sílica.

Datação das rochas - Datação Relativa

A datação relativa é a ciência de determinar a ordem relativa de eventos passados (isto é, a idade de um objeto em comparação a outro). No caso desta earthcache é interessante comparar os xenólitos presentes no monumento em relação à rocha que o reveste. Em geologia este termo é aplicado quase exclusivamente na descrição de inclusões em rochas ígneas durante a colocação e erupção do magma. Um xenólito, bem como os seus cristais e minerais constituintes, é sempre mais antigo que a sua rocha encaixante.

Datação das rochas - Datação Absoluta ou Radiométrica

Ao contrário da datação relativa, que apenas fornece a relação cronológica entre estruturas geológicas, a datação absoluta apresenta valores aproximados da idade das rochas.
A radioatividade corresponde à desintegração de um isótopo radiactivo ao longo do tempo com o intuito de ficarem mais estáveis, levando à libertação de partículas nucleares originando um outro isótopo.
Cada par de isótopo (isótopo-pai, o de origem e o isótopo-filho, o que se forma a partir do original), tem um tempo de desintegração característico - a semivida - e esta corresponde ao tempo necessário para metade dos isótopos-pais se transformarem em isótopos-filhos. Assim, é de prever que uma rocha mais antiga possua menos isótopos-pais, que se desintegraram com o passar do tempo em isótopos-filhos.

A relação entre o isótopo-pai e isótopo-filho permite calcular a idade da formação da rocha, tendo em conta que no início da formação da rocha o número de isótopos-pai era de 100%. Conhecendo o número de semividas do isótopo em estudo, chega-se à idade da rocha.

Alguns elementos radioativos vulgares e os minerais que podem datar:

Isótopo-Pai Isótopo-Filho Tempo de uma Semivida Materiais datados
Urânio Chumbo 4500 milhões de anos zircão
Potássio Árgon 1400 milhões de anos biotite, moscovite
Carbono Azoto 5700 anos Conchas, materiais orgânicos

 

 

Fontes consultadas / Sources Consulted

Exame Nacional de Biologia e Geologia, 2019, 1º Fase
Exame Nacional de Biologia e Geologia, 2019, 2º Fase
Instituto de Avaliação Educativa (IAVE)
 
Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)

 

Additional Hints (No hints available.)