Skip to content

Ondulação do Atlântico EarthCache

Hidden : 5/4/2019
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





                                                                

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

Dirija-se às coordenadas publicadas em período de maré baixa, pois esta é a única forma de chegar a seco à zona da observação. No ponto zero há uma formação em V e, ao olhar para norte, na face interna da direita é possível avistar ripple marks.

1) A laje que contém as ondulações está na sua posição original? Justifique. Indique a amplitude em graus entre a posição original da laje e a inclinação que tem atualmente.

2) As ondulações são simétricas ou assimétricas? De baixo, da zona da água, até em cima, há uma variação no comprimento de onda e na disposição das ripple marks. Nesse sentido ascendente, a velocidade do agente de transporte aumentou ou diminuiu?

3) Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. A laje que contém as ondulações está... do nível médio das águas do mar e por isso ocorreu, desde a formação das ripple marks até à atualidade, uma...
A)... abaixo ... transgressão.
B)... abaixo ... regressão.
C)... acima ... transgressão.
D)... acima ... regressão.

4) Calcule as características gerais das marcas observadas (comprimento de onda, amplitude e frequência). A tarefa torna-se mais fácil e rigorosa quando são observadas as ondas mais próximas do solo.

5) Inclua uma foto no seu registo em que o fundo seja o passadiço avistado a sul. Tem de ser tirada do ponto zero e não de outro local e, em caso de não ser selfie, basta ser uma foto dos seus dedos/mão a segurar um papel com o nick. É considerada obviamente uma foto por geocacher/registo e registos sem foto não serão validados.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

Go to the coordinates published during low tide, as this is the only way to get dry to the observation zone. In the zero point there is a formation in V and, when looking north, in the inner face of the right it is possible to see ripple marks.

1) Is the slab containing the ripples in its original position? Justify. Indicate the amplitude in degrees between the original position of the slab and the slope it currently has.

2) Are the ripples symmetrical or asymmetrical? From below, from the water zone to the top, there is a variation in the wavelength and the arrangement of ripple marks. In that upstream direction, has the transport agent velocity increased or decreased?

3) Select the only alternative that allows you to get a correct statement. The slab that contains the ripples is ... from the average level of sea water and for that reason, from the formation of the ripple marks up to the present time, a ...
A) ... below ... transgression.
B) ... below ... regression.
C) ... above ... transgression.
D) ... above ... regression.

4) Calculate the general characteristics of the observed marks (wavelength, amplitude and frequency). The task becomes easier and more rigorous when the waves closest to the ground are observed.

5) Include a photo in your log where the bottom is the south-facing walkway. It has to be taken from zero point and not from another location and, in case it is not selfie, just be a photo of your fingers / hand holding a paper with the nick. It is obviously considered a photo by geocacher / record and records without photo will not be validated.

Thanks for the visit.

 


  

O que são Ripple Marks?

As ripple marks, ou em português marcas de ondulação, são formações geológicas e sedimentares que ocorreram devido à acção do vento e/ou ondas do mar. O arrastamento contínuo de sedimentos, devido às marés e ao vaivém das ondas, provoca a acumulação de partículas em determinadas zonas (as cristas) e um défice noutras (os vales). Podem ser observadas em praticamente todas as praias e preservadas em alguns arenitos litorais.

No ponto zero da cache podemos observar estas marcas mas de outro modo: fossilizadas. Com algum estudo podemos entender não só as condições a que foram formadas mas também as características das ondas do Atlântico há milhares de anos atrás e a direção das correntes que as produziram.

 

Formação de Ripple Marks

As condições indispensáveis para a formação destas figuras na areia são simples e dizem respeito ao material que as contém e ao seu agente transportador
- É necessário que as partículas do agente de formação estejam animadas de certa velocidade;
- É necessário que o material sedimentar seja fino e que apresente fraca coesão entre os grãos que o constituem;

  

 
Classificação das Ripple Marks

Para estudar correctamente o paleoambiente (ambiente primitivo) que deu origem à disposição peculiar da areia, convém ter em atenção à forma das cristas das ondas (as zonas mais elevadas e estreitas das marcas).
 
Podem ser simétricas (A) quando a velocidade é baixa e constante ao longo do tempo, com recuos e avanços da água permanentemente. Aparecem nas zonas das praias mais próximas à água.
Podem ser assimétricas (B), onde a velocidade já é mais elevada e há interrupções, devido às marés por exemplo, do agente transportador no local.

Características gerais das marcas:

Amplitude da onda: Distância, na vertical e em linha reta, entre uma crista e um vale. Quanto maior for a amplitude da onda, mais energia e força o agente de trasporte, no caso as ondas, tinham aquando da sua formação.

Comprimento de onda: Distância, na horizontal e em linha reta, entre duas cristas consecutivas;

Frequência: Número de cristas por um metro de comprimento. Pode ser calculada através da divisão entre o número de cristas pelo comprimento analisado. (Exemplo: em 0.5 metros existem 10 cristas, a frequência será 10/0.5 = 20 cristas/metro).

   

 

Transgressões e Regressões Marinhas

Regressão
A regressão marinha é um processo geológico causado pelo solo que sobe em relação ao nível do mar ou pela água acumulando-se na forma de gelo nos continentes. Por outras palavras: o nível do mar diminui em relação à terra e expõe fundo do mar anterior.

Transgressão
A transgressão marinha é um processo geológico em que o nível do mar sobe em relação ao solo e se move em direção à orla superior do solo, resultando em inundações. Por outras palavras significa que: é o avanço dos mares por sobre as terras emersas, gerando uma consequente elevação do nível do mar, associado também a um aumento da profundidade do mesmo.


 

 

 
Fontes Consultadas / Sources consulted

https://en.wikipedia.org/wiki/Ripple_marks
https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/37936/1/Notas%20sobre%20sedimentacao.pdf
https://www.researchgate.net/figure/A-Seccion-vertical-con-los-principales-parametros-que-definen-los-ripples-B_fig8_313748485
Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
 

 

Additional Hints (No hints available.)