Skip to content

Fonte do Areeiro Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 6/20/2016
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache apresenta-se numa fonte de água potável ideal para lavar roupa e fazer um piquenique. http://www.freguesiadapalhaca.pt/img_imagens/img220044423ddci.jpg/img220040085aach.jpg http://www.freguesiadapalhaca.pt/img_imagens/img220040085aach.jpg Autorização do presidente da junta.

Translation
Fonte do Areeiro

Palhaça é uma freguesia portuguesa do concelho da Oliveira do Bairro, com 10,15 km² de área e 2 330 habitantes (2001). Densidade: 229,6 hab/km². 
A povoação da Palhaça fica situada no extremo noroeste do Concelho de Oliveira do Bairro, a que actualmente pertence, a 11 quilómetros da vila que é a sede do Concelho; assenta sobre uma espécie de pequeno planalto, fertilíssimo sob o ponto de vista agrícola, para o qual se sobe por todas as estradas de acesso, á excepção do sul que a faz comunicar imediatamente com o centro da Bairrada.
Dista 15 quilómetros de Aveiro, cidade que lhe fica mais próxima, sede do distrito, da diocese e comarca, e 45 quilómetros de Coimbra com que está mais do que uma vez por dia em comunicação.
Além da boa estrada que a atravessa de norte a sul, pondo em contacto as duas cidades indicadas, outra a corta no sentido nascente-poente, ligando a formosa cidade de Águeda, nas faldas do Caramulo, à ribeirinha vila de Vagos. A separar a freguesia da Palhaça da de Nariz, mas pelo lado de Vila Nova, estende-se uma deleitosa depressão, cheia de viço de cor a que chamamos a Vale do Ribeirinho.
Para o lados de Oiã, entre Vila Nova e os pinhais de Águas-Boas, estendem-se os Vales da Adioga e de Canas (Balcanas). Para o poente, entre a Palhaça e a Carregosa, estendem-se os Barros, plantados a vinha, e a Gandra das Masseiras.
 
Geografia & organização administrativa - Hoje 
Situada no extremo noroeste do concelho de Oliveira do Bairro, a freguesia da Palhaça – elevada a vila em 2003 – goza de uma conjuntura geográfica privilegiada, ou não fosse atravessada por duas estradas com especial relevância na zona centro do país – a EN335 (Aveiro-Coimbra) e a EN333 (Vagos-Águeda). A menos de 5 quilómetros da Palhaça, no Fontão, existe ainda uma ligação à A17. 
Vinculada ao distrito e à diocese de Aveiro – cidade da qual dista 11 quilómetros –, e abrangida pelo tribunal judicial da comarca de Oliveira do Bairro, a freguesia é, actualmente, composta pelos lugares de Vila Nova, Roque, Areeiro, Palhaça, Albergue, Chousa, Tojeira, Rebolo, Pedreira, Bebe-e-Vai-te, Carregais e Vale do Rato. Ao logo dos tempos, outras zonas da freguesia tornaram-se habitáveis, mas desconhece-se-lhes uma designação óbvia. 
Viajando do centro para as periferias da actual freguesia, que ocupa uma área de 10,15 km², damos de caras com fronteiras pertencentes aos concelhos de Oliveira do Bairro (Águas-Boas, Sobreiro e Azurveira), de Vagos (Salgueiro, Soza e Ouca) e de Aveiro (Nariz).
  
Geografia & organização administrativa - Origens
Hoje, o lugar da Palhaça é conhecido como o ponto central da freguesia, mas nem sempre foi assim. Os arquivos históricos referem que a freguesia terá nascido a partir do actual lugar de Vila Nova, então parte da freguesia de Soza. Aliás, as referências ao lugar de Vila Nova e não à Palhaça, no Foral de Recardães de 1512 e o no cadastro da Estremadura, em 1527, reforçam exactamente o estatuto secundário do presente centro («deveria então ser um lugarejo quase sem importância», escreveu António Capão, em Memórias da Palhaça, um artigo publicado no livro Freguesia da Palhaça – Contribuição para a sua Monografia).
Previsivelmente ou não, a Palhaça integrou, pelo menos, desde o século XVI, três concelhos: Vagos primeiro, depois Oliveira do Bairro (a partir de 1855) e Aveiro (entre 1872 e 1898), e novamente Oliveira do Bairro (desde 1898).
 
ECONOMIA
A agricultura e a criação de gado, que durante largas décadas garantiram os rendimentos de uma vasta parcela de palhacenses, começaram, nas últimas décadas, a perder a preponderância para os sectores secundário e terciário – especialmente no seio das gerações mais novas, que apostaram no estudo universitário e/ou no trabalho noutros sectores de actividade ou fora de portas. De qualquer modo, o cultivo e a colheita do milho, da batata, do vinho e de frutas variadas ainda ocupam uma fatia considerável da população adulta-idosa palhacense   
Indústria e comércio são, hoje, assim, as áreas laborais mais notadas e procuradas na vila. As indústrias automóvel, do alumínio, da construção e das confecções predominam, dentro ou fora da zona industrial, em franco crescimento na última década, e o incremento do comércio (as drogarias, as lojas de roupas, as ourivesarias, os minimercados e os supermercados, etc) saltam facilmente à vista do transeunte mais distraído, tal como o número vasto de cafés, snack-bars, pastelarias e restaurantes. É bastante notória ainda a concentração do terceiro sector no lugar da Palhaça.   



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Ab puncéh qn sbagr :-)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)