Skip to content

Parque das Esculturas EarthCache

Hidden : 6/8/2016
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Arte e ciência em um só lugar. Estátuas e mármore.

Art and Science in one place. Statues and marble.


Parque da Esculturas Ilse Teske

Este atrativo turístico abriga 40 esculturas de mármore, entre elas, obras de artistas renomados como Oscar Niemeyer, Fernando Brennand e Amilcar de Castro. Há raridades como a produção em mármore da artista plástica japonesa Tomie Ohtake e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento.

 

O acervo da cidade tem obras de artistas de 17 países, entre eles, ingleses, franceses, espanhóis, portugueses e alemães, pois outras 66 esculturas estão espalhadas pela cidade de Brusque e formam a Rota 66, de modo que a cidade é uma espécie de galeria de arte a céu aberto.

A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, características históricas e por seu potencial em compras de vestuário e tecidos. Além do comércio, carro-chefe do turismo em Brusque, a cidade apresenta particularidades herdadas dos imigrantes alemães, italianos e poloneses.

Estas obras foram produzidas durante os diversos Simpósios Internacionais de Esculturas do Brasil, realizados entre 2001 e 2007 na cidade, período no qual os artistas permaneciam 30 dias na cidade, produzindo suas obras e trocando experiências com a comunidade artística e os visitantes em geral.

Para quem achava que reações químicas só ocorriam em laboratório, uma surpresa: a natureza pode agir e provocar as mais diferentes reações, como misturar substâncias e colaborar para transformações químicas de compostos naturais.

O mármore é uma testemunha deste acontecimento. Também conhecido como rocha metamórfica, é proveniente da modificação química do calcário e do meio onde se encontra. O processo é conhecido como metamorfismo e consiste numa resposta das rochas e minerais à pressão e ao calor. O nome é apropriado, já que o termo metamorfismo é uma junção variante das palavras “meta” (transformação) e "morphe" (forma), ou seja, o mármore é formado a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. A prova disso é que as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária. Essa origem explica a definição de rocha metamórfica dada ao mármore.

A temperatura em que se encontra o calcário é definida como grau metamórfico e, juntamente com a composição química do mineral, molda a rocha dando origem a variadas cores (rósea, branca, esverdeada, preta) e diferentes texturas. Essas características fazem do mármore um material rentável na indústria de rochas ornamentais.

Aplicações do mármore: usado em decorações, na confecção de objetos ornamentais e esculturas. Em construções civis é aplicado em objetos para uso domiciliar, como pisos, mesas e bancadas para cozinha.

As maiores concentrações de rocha metamórfica no Brasil ficam no estado do Espírito Santo, e consequentemente, a maior produção de objetos ornamentais de mármore do país pertence a esse Estado.

O Que São Mármores e Granitos?

Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. O tamanho e a disposição deles (aspecto) dependem de sua formação.

O termo rochas ornamentais é um nome comercial para designar as rochas passíveis de polimento, sendo assim, granitos são todas as rochas não carbonáticas e mármores são as carbonáticas. Os outros materiais como: ardósia, pedra mineira e pedra miracema são conhecidos simplesmente por pedras.

Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita.

Já os granitos são rochas ígneas constituídas principalmente por minerais de quartzo, feldspato e mica.

Os minerais de calcita são facilmente atacados por soluções ácidas, além de serem mais frágeis e de dureza menor do que os minerais constituintes dos granitos. O quartzo e o feldspato são aproximadamente duas vezes mais "duro" (resistência relativa ao risco) do que a calcita.

Como se Formam e Como Ocorrem na Natureza

O mármore é formado pela transformação de uma rocha sedimentar pré existente. Essa transformação, o metamorfismo, é o resultado de uma mudança no ambiente de deposição do calcário.

O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorrem seu resfriamento e a sua solidificação.

O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.

Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados), os mármores são explorados através de cavas abertas ou cortes em taludes, pois não formam concentrações de matagões como os granitos.

Com grandes chances de acerto, a olho nu, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.

Aprenda a Distinguir Mármores de Granitos

O método mais simples é riscando a superfície lisa da rocha com metal: o mármore é riscado e o granito não. Este fato se dá em função da dureza relativa dos minerais constituintes das rochas.

Os mármores são constituídos principalmente por calcita (mineral de dureza 3 - escala de Friedrich Mohs), portanto pode ser riscado por metal.

Os granitos são constituídos principalmente por feldspato e quartzo (minerais de dureza 6 e 7, respectivamente), e não podem ser riscados pelo metal, mas riscam o vidro e são riscados por outro mineral de dureza superior.

Os travertinos são rochas calcárias de sedimentações químicas, formadas pela combinação de bióxido de carbono com carbonato de cálcio em solução.

Mármores

Formado por Carbonato de Cálcio (CO3Ca) + Substâncias estranhas.

Têm veios mais evidentes e menos brilho que os granitos.

São mais moles e menos resistentes que os granitos.

São suscetíveis a manchas e desgaste.

São indicados para pisos internos de salas, halls e quartos.

São muito usados em banheiros e demais ambientes sociais.

Granitos

Formado por Mica + Quartzo + Feldspato + Substâncias estranhas

São mais duros e resistentes a ataques químicos do que os mármores.

Também são mais resistentes a absorção de água e a desgaste abrasivo.

São indicados para áreas externas ou internas, inclusive em cozinhas e lavanderias.

Muito utilizado em áreas comerciais.

 

 

As coordenadas o levam para a primeira estátua do parque, mas para poder validar sua visita e fazer seu log você deve visitar o parque. Favor responder as perguntas abaixo por mensagem para mim.

1)     Quais tipos de rochas encontramos nas esculturas e como podemos diferenciá-las?

2)     Aprendemos que o mármore pode ter diversas cores, qual a cor predominante nas estátuas do parque, temos outras cores? Quais?

3)     Qual o estado brasileiro com as maiores jazidas de mármore?

4)     Postar uma foto no log com a estátua que mais gostou? (opcional)

Espero que você tenha curtido a visita no parque e que já esteja procurando o cache da Rota das Estátuas.

Divirta-se

 

 

Parque da Esculturas Ilse Teske

This tourist attraction is home to 40 marble sculptures, among them works by renowned artists such as Oscar Niemeyer, Fernando Brennand and Amilcar de Castro. There are rarities, as marble sculpture by Japanese artist Tomie Ohtake and one of the last works of the Italian sculptor Gio Pomodoro, made in Brusque months before his death.

The city's collection includes works by artists from 17 countries, among them English, French, Spanish, Portuguese and German , as other 66 sculptures are scattered around the city of Brusque and form Route 66 , so that the city is a kind of open-air art gallery.

The city of Brusque, in the European Valley, in Santa Catarina, is a major tourist destination for its natural and architectural beauties, historical features and its potential of clothing and fabrics shop. In addition to trade, the flagship of tourism in Brusque, the city has inherited particularities of German, Italian and Polish immigrants.

These works were produced during the various International Symposia of Brazil sculptures, made between 2001 and 2007 in the city, during which the artists remained 30 days in the city, producing their work and exchange experiences with the arts community and visitors in general.

Marble Source

For those who thought that chemical reactions occur only in the laboratory, a surprise: nature can act and cause the most different reactions, how to mix substances and contribute to chemical transformations of natural compounds.

Marble is a witness to this event. Also known as metamorphic rock, it comes from the chemical modification of the limestone and the environment where you are. The process is known as metamorphism, and is a response of rocks and minerals pressure and heat. The name is appropriate, since the term metamorphism is a junction variant of the word "target" (processing) and "morphē" (medium), or marble is formed from the physical-chemical transformation suffered by the limestone at high temperatures and pressure. The proof is that the largest marble quarries are in regions of volcanic activity and having the limestone matrix rock. This origin explains the definition of metamorphic rock given to the marble.

The temperature lying limestone is defined as metamorphic degree and along with the chemical composition of the mineral, rock frames giving various colors (pink, white, green, black) and different textures. These characteristics make marble a profitable material in the dimension stone industry.

Applications Marble: used in decorations, in making ornamental objects and sculptures. In civil construction is applied to objects for home use, such as floors, tables and kitchen countertops.

The biggest metamorphic rock concentrations in Brazil are in the state of Espirito Santo, and consequently, increased production of ornamental objects country marble belongs to that State.

What are Marbles and Granites?

Rocks are aggregates of one or more types of minerals. The size and layout of these (aspect) depend on their training.

The term ornamental rocks is a commercial name for the rocks capable of polishing, thus, granites are all non-carbonate rocks and marbles are the carbonate. Other materials such as slate, flagstone and Miracema stone are known simply by stones.

Marbles are metamorphic rocks consisting mainly of mineral calcite.

Already granites are igneous rocks consisting mainly of minerals of quartz, feldspar and mica.

The calcite minerals are easily attacked by acidic solutions, and are more fragile and less hardness than the mineral constituents of granite. The quartz and feldspar are approximately twice as 'hard' (relative scratch resistance) than calcite.

How they are formed and how occur in nature

Marble is formed by the transformation of a pre-existing sedimentary rock. This transformation, metamorphism, is the result of a change in the limestone deposition environment.

Granite is an igneous rock formed by a melt molten state at great depths within the earth where there its cooling and solidification.

The transparent quartz, feldspar and biotite dark are the main minerals forming granites. The color of these rocks is mainly given by the color of feldspars.

Granites occur both in the form of rock masses as matagões (rounded blocks), the marbles are explored through open pits or slopes in cuts because it does not form matagões concentrations as granites.

With a good chance of success, the naked eye can distinguish the marbles by the characteristic rock surface: usually have many veins, more homogeneous staining and absence of black pigmentation (as dotted lines), common in almost 100% of granites.

Learn to Distinguish Marbles granites

The simplest method is scratching the smooth surface of the rock with metal: marble is scratched and not granite. This fact is a function of the relative hardness of the constituents of the rock minerals.

The marbles are mainly calcite (mineral hardness 3 - Friedrich Mohs scale), so it can be scratched by metal.

The granites are composed mainly of feldspar and quartz (hardness minerals 6 and 7, respectively), and can not be scratched by metal, but scratch the glass and are scratched by another mineral hardness greater.

The encased are limestones chemical sedimentations, formed by combining carbon dioxide with calcium carbonate in solution.

Marbles

Formed by Calcium Carbonate (CO3Ca) + Foreign substances.

They have more obvious veins and less glare than granites.

They are softer and less resistant than granite.

They are susceptible to stains and wear.

They are for interior floors of rooms, halls and rooms.

They are widely used in bathrooms and other social environments.

Granites

Formed by Mica + quartz + feldspar + Foreign substances

They are harder and resistant to chemical attack than the marbles.

They are also more resistant to water absorption and wear resistance.

They are suitable for external or internal areas, including kitchens and laundries.

Widely used in commercial areas.

 

The coordinates lead you to the first statue of the park, but in order to validate your visit and make your log you must visit the park. Please answer the questions below by message for me.

1) What types of rocks are found in the sculptures and how can we distinguish them?

2) We learn that the marble can have different colors, which is the predominant color in the park statues, are there other colors? Which are?

3) What is the Brazilian state with the largest marble quarries?

4) Post a photo in the log with the statue you liked the most? (optional)

 

I hope you have enjoyed to visit the park and is already looking for the cache Rota das Estátuas.

 

Have fun!

Additional Hints (No hints available.)