O Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP), formado em Outubro de 1993, constituiu-se como associação em 1995 (D.R., 3º série, nº 59 de 10/3/1995). Desde o seu início tem procurado, de forma continuada, cumprir os objectivos que deram origem á sua fundação: o fomento e desenvolvimento de actividades de investigação e divulgação nos campos científicos da Geo-História e Pré-História em Portugal. Neste sentido a actuação do CPGP pode ser dividida em dois tipos principais de actividades:
Investigação Científica: trabalhos de investigação de campo no âmbito da paleontologia e da arqueologia, trabalhos de gabinete e investigação de laboratório sobre os materiais recolhidos no decurso das campanhas de campo; Colaboração em trabalhos de investigação realizadas por outras instituições que se enquadram na área de estudo do CPGP; desenvolvimento de parcerias através de assinatura de protocolos com outros organismos.
As Colecções
Desde a sua formação que o CPGP tem vindo a constituir um núcleo museológico com materiais provenientes, na sua grande maioria, dos diferentes projectos de investigação desenvolvidos pelo CPGP. Esse núcleo foi complementado por ofertas e por compras em feiras de fósseis.
Actualmente, o acervo do CPGP é constituído por cerca de 15.000 peças de paleontologia (fósseis de vegetais, invertebrados e vertebrados) e de arqueologia (vários artefactos pré-históricos).
As colecções do CPGP incorporam materiais de quase todos os períodos cronológicos (quer da geocronologia, quer da cronologia pré-histórica) provenientes, na sua grande maioria, de Portugal, mas também existem elementos de outras zonas do globo.
Em resultado de um protocolo com a Câmara Municipal da Golegã, o CPGP dispõe agora de instalações (na antiga Escola de São Caetano, Golegã) onde desenvolveu um projeto de divulgação e de investigação, constituído por um espaço museológico, uma biblioteca e um laboratório de investigação em paleontologia e em arqueologia pré-histórica.
Com o apoio logístico da Câmara Municipal da Golegã, o projeto NIDAP foi desenvolvido com o financiamento do CPGP e da Fundação Millennium BCP.

No CPGC, poderá ser visitada uma exposição que tem como temas centrais a evolução da vida e a evolução física e tecnológica do homem, constituída pelos materiais das coleções paleontológicas e de arqueológicas do CPGP e por suportes interativos.