Skip to content

O Anfiteatro de Pragança EarthCache

Hidden : 6/3/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:






[Serra do Montejunto]


De qualquer lado que seja observada, a Serra do Montejunto aparece como uma muralha com um ponto culminante central e que se rebaixa para nordeste e para sudoeste. A serra apresenta assim duas faces, uma virada a noroeste e a outra virada a sudoeste.

O comando destas vertentes relativamente às regiões envolventes é, no entanto, muito desigual.

Na parte central da serra os desníveis são os mais marcados: a vertente sul cai dos 660 metros, no cimo da serra, para os 240 metros, em Cabanas de Torres, ou seja, cerca de 400 metros e pouco mais de um quilómetro, e as escarpas atingem mais de 200 metros de altura.

A vertente norte tem um desnível da mesma ordem 300 metros, embora a descida não se faça como do lado sul, de um só salto. No entanto, são imponentes as escarpas a pique que ocorrem na região de Pragança: as escarpas da falha de Pragança e da falha de Tojeira, que delimitam o denominado "anfiteatro de Pragança".

Este diedro está virado a noroeste, e tem paredes calcárias e fundo inclinado nessa mesma direcção.

As margens de Abadia, que constituem o fundo, estão em grande parte cobertas pelos depósitos de vertente (cascalheiras e blocos), resultantes dos processos clásticos que actuam nas paredes, e que podem fluir com o substrato argiloso, a avaliar pela morfologia de escorregamentos observada nalguns locais.

A escarpa da Tojeira  apresenta uma orientação submeridiana NW-SE, progredindo em altitude de noroeste para sudeste, onde culmina próximo do vértice geodésico da Penha do Meio-Dia(574m).

A escarpa com orientação NW-SE, sendo marcada por uma dobra anticinal de flanco. O sector cimeiro constitui uma superficie sub-estrutural marcada por um rebordo vertical com aproximadamente 15m de altura. A base da vertente é caracterizada por uma superficie sub-estrutural de pendor acentuado, próximo da vertical, delineando uma escarpa de 8m no sector mais elevado.



Para logares esta Earthcache deverás dirigir-te ao Ponto de Referência, e responder às seguintes perguntas:
1 - Qual o nome do fenómeno que avistas a SW ?

2 - Qual a altura aproximada do fenómeno ?

3 - Qual o tipo de rocha existente  ?



_____________________________
_________________






Additional Hints (No hints available.)