Skip to content

Fonte de Ameal [Oliveira do Hospital] Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 4/22/2015
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A fonte do Ameal é um marco na cidade de Oliveira do Hospital. A sua água, microbiológicamente potável, matou por muitas vezes a sede aos Oliveirenses. Era uma romaria a esta fonte para encher os garrafões de água para levar para casa. Hoje já nem por isso uma vez que, há alguns anos, se descobriu que esta água apresenta elevados valores de radão, ou seja, é radioativa.


O nome desta fonte, advém da existência de amieiros no local, que foram entretanto abatidos para a construção de uma estrada no final do século XIX. Na fonte pode ver-se a inscrição do ano 1895, correspondendo ao ano da sua inauguração, presidida pelo Rei D. Carlos, aquando de uma visita da família real a Oliveira do Hospital.
A Fonte do Ameal era também conhecida pela Fonte dos Amores, por ser ponto de encontro dos jovens que outrora aproveitaram a ida à fonte para namorarem. No entanto, continua a ser um local bastante aprazível e refrescante, principalmente nas quentes noites de verão.
A fonte recebeu recentemente uma requalificação, estando um espaço ainda mais agradável.

Mas não queremos que a história da fonte fique apenas por aqui.

Armindo Lousada, considerado um dos impulsionadores da indústria em Oliveira do Hospital, fundou uma empresa chamada Sociedade de Produtos Amial, Lda., proprietária da Laranjada Amial, na década de 50 do Século XX, e hoje desaparecida.

Muito haveria para dizer sobre esta fábrica, mas limitamo-nos a referir o que a liga à fonte do Ameal: a composição da Laranjada contava com 50% de água. Essa água era transportada por mulheres, com cântaros à cabeça, desde a fonte do Ameal até à fábrica das Laranjadas Amial (note-se a diferença na vogal!), edifício hoje ocupado por um espaço comercial, sendo que nessa altura, algumas das estradas, principalmente a que atualmente liga a fonte ao edifico da antiga fábrica, não existiam.

Em cima, encontram-se fotos de uma garrafa da Laranjada Amial que se julga ser uma das duas únicas que ainda hoje existem.
Embora com algum grau de industrialização, esta fábrica recorria muito ao trabalho manual, tendo sido este um dos motivos que contribuiu para o seu encerramento.

A cache

Encontra-se na Fonte do Ameal, e julgamos nós, não será das mais fáceis de descobrir.

Referimos apenas que não é preciso retirar nem forçar nada para a encontrar, pelo que apelamos ao bom senso. Apenas contém logbook pelo que tragam material de escrita. Pedimos também descrição para a longevidade da cache.

Esperamos que se divirtam.

Additional Hints (No hints available.)