Skip to content

Camadas Geológicas EarthCache

Hidden : 4/15/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Evaporitos

Os evaporitos são rochas sedimentares que geralmente se formam em locais de clima seco e com alta taxa de evaporação, permitindo a sedimentação de baixo aporte de terrígenos levando à formação dos minerais evaporíticos . Da mesma forma, Gravina, explica que a condição necessária para a formação dessa rocha é que a perda de água por evaporação deve exceder a soma total das águas devido às chuvas, mais as águas superficiais que incidam no local da evaporação. Tal desequilíbrio pode ser influenciado pela latitude, altitude, temperatura, ventos, correntes oceânicas, absorção do solo, etc., levando uma salmoura a atingir concentrações tais que alguns sais começam a se precipitar em estado sólido, formando evaporitos.

A maioria das rochas sedimentares encontradas na natureza necessita de um grande tempo geológico para que sua forma ou orientação seja modificada. As partículas de sedimentos depositadas ao longo do tempo são soterradas e sofrem grande pressão devido ao acúmulo de outras camadas superiores, o que faz com que elas acabem se solidificando num processo conhecido como litificação (formação rochosa) e os fluidos que antes estavam presentes no seu interior, acabam sendo “expulsos”. Os evaporitos se diferem dessas rochas também nesse aspecto.

Devido à grande pressão proveniente do peso do maciço rochoso acima da camada de sal, ela transforma-se de camadas horizontais, em domos que se assemelham a intrusões ígneas, estreitos e altos, ou ainda, dissolvem-se por completo em um curto espaço de tempo. Segundo Mohriak e Szatimari, esse processo ocorre devido às propriedades químicas dos evaporitos e intensifica-se quando próximo a atividades vulcânicas ou subvulcânicas resultando em crescentes taxas de deformação e dissolução.

Para a compreensão desse comportamento anômalo, faz-se necessário um estudo acerca de suas propriedades iônicas, ou seja, a estrutura atômica das moléculas dos diferentes sais presentes nos evaporitos. Essas características serão apresentadas posteriormente.

Os evaporitos incluem cloretos, sulfatos de sódio, de potássio, de cálcio, de magnésio, nitratos de sódio e de potássio. Devido aos diferentes tipos de ambientes de precipitação, os evaporitos podem ser encontrados em várias composições, sendo a mais comum a halita que é composta de Cloreto de Sódio - NaCl.

Os principais elementos que compõe o sal são o sódio, cujo íon tem a carga +1, e o cloro, cujo íon a carga é -1. Estes íons se completam e, estando num meio líquido onde podem se movimentar, acabam por se juntar temporariamente numa ligação não muito estável formando o cloreto de sódio.

No modelo atômico do cloreto de sódio o átomo de sódio, com um elétron distante na camada mais externa, une-se ao átomo de cloro, que apresenta um espaço na camada externa, passível de ser preenchido para completar o octeto estável na camada de elétrons. Ocorre uma atração elétrica entre esses átomos, e eles vão se juntar para ficarem mais estáveis. O cloro recebe um elétron do sódio e forma um composto mais estável, com os dois núcleos interligados pela carga do elétron. Esse processo é chamado de reação iônica, em que os dois átomos se transformam em íons e, unidos, passam a formar um composto muito comum nos evaporitos, o mineral halita.

 

Nome do constituinte                              Percentagem em relação ao total de sólidos dissolvidos

 

Cloreto de sódio                                      (NaCl) 78,04%

Cloreto de magnésio                                (MgCl2) 9,21% Sulfato de magnésio MgSO4 6,53%

Sulfato de cálcio                                     (CaSO4) 3,48%

Cloreto de potássio                                  (KCl) 2,21%

Carbonato de cálcio                                 (CaCO3) 0,3%

Brometo de magnésio                              (MgBr2) 0,25%

Sulfato de estrôncio                                (SrSO4) 0,05% 

Com a evaporação, a salmoura se concentra progressivamente e ocorre a saturação primeiramente dos compostos pouco solúveis e, posteriormente, dos sais altamente solúveis.Entende-se então que, a deformação dos evaporitos está ligada diretamente às suas propriedades químicas, mais especificamente, à influência dos íons. Essas deformações decorrem de ajustes na estrutura cristalina dos evaporitos a nível atômico que são os deslocamentos de átomos energizados pelas variáveis de estado tensão e temperatura preenchendo vazios interatômicos da rocha variando conforme o ambiente de formação, as condições geológicas e as temperaturas e pressões envolvidas.

 

 

 

1- Quais as duas grandes diferença entre Magma e Lava?

2- Quais as cores que observa neste fenómeno?

3- Qual a expessura aproximada das camadas horizontais? (de cor mais clara)

4- Piroclastos, são materiais expelidos pelos vulcões, como podem ser classificados?

5- Como classifica os piroclastos aqui existentes?

6- Qual o tipo de vulcanismo responsável pela explusão destes piroclastos?

7- Qual o tipo de Magma associado a este vulcanismo?

8- Qual a composição química dominante nos estratos de cor mais clara

 

Additional Hints (No hints available.)