Skip to content

Pepitas de ouro Traditional Cache

Hidden : 5/28/2015
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Pepitas de ouro

Projeto Geo Vila Cã

Translation

A junta de freguesia de Vila Cã, como o apoio do GeoTriangle, decidiu criar um “passaporte de caches” que abrange locais estratégicos desta freguesia.
Para preencher o passaporte o geocacher terá que visitar as caches de toda a freguesia. Em cada cache estará à vossa espera um carimbo ou um código que marcará a vossa visita. Relativamente aos percursos pedestres (PT) apenas na Bónus se encontra o carimbo/código.

Esperemos que o passaporte vos guie bem pela beleza, história e biodiversidade dos vários locais desta freguesia tão antiga.
Algumas das caches estão englobadas em percursos pedestres que vos permitem proporcionar um ambiente tranquilo e desfrutar de paisagens únicas. A fauna e a flora são riquíssimas.



Pensa-se que na freguesia de Vila Cã, próximo da nascente da ribeira do Souto e no vale da Azaria, existiam as "lêndias de ouro". Talvez por acreditarem na existência deste minério, os romanos tenham fundado uma casa de campo conhecida por "Vila".
De facto, o abade de Miragaia escreveu a curiosa referência:
 "Há um ribeiro cujo o leito, de tal a tal pontos apenas, aparece mui frequentemente ouro de apuradíssimo quilate, sendo certo que até os próprios pastores, sem terem conhecimento algum dos procesos empregados para a procura daquele metal, o encontraram sem qualquer dificuldade".

O ouro (do latim aurum, "brilhante") é conhecido desde a Antiguidade e é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrónica, assim como reserva de valor.
À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido, é um metal facilmente maleável. Este metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda.
O ouro puro é demasiadamente mole para ser utilizado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando ligas metálica com prata ou cobre. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em ourivesaria, fabricação de moedas e como padrão monetário de muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e por ser estável, apresenta ainda diversas aplicações industriais.
O ouro é usado como símbolo de pureza, valor, realeza e ostentação. O principal objetivo dos antigos alquimistas era produzir ouro a partir de outras substâncias, como por exemplo, o chumbo.
Por vezes, na natureza, encontra-se sob a forma de pepitas grandes (a maior pepita descoberta tinha cerca de 60Kg), mas geralmente encontra-se em pequenas inclusões com alguns minerais, como quartzo e rochas metamórficas. O ouro está amplamente distribuído, e amiúde encontra-se associado ao quartzo e pirite. A África do Sul é o principal produtor de ouro, extraindo aproximadamente dois terços de toda a procura mundial deste metal.

Através do geocaching é possível encontrar um “tesouro de ouro”. É só preciso explorar com alguma atenção e com empenho. Não contem a ninguém a existência deste cantinho. Votos de boas aventuras e de uma “boa caçada”!





Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)