Skip to content

Grande vista sobre Enxofães EarthCache

Hidden : 9/25/2014
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta EC leva-te a conhecer esta fantástica localidade tanto geologicamente falando como em outras variadissimas vertentes!!!

Atreve-te a conhecê-las :)

Partilha as tuas fotos e experiências com a comunidade do Geocaching no teu "Registo"

Obrigado pela visita

 


Suffenes, Enxofenes, são formas gráficas que esta localidade já tomou.

Terá alguma ligação com Trebula Suffenes?

Trebula ou Trebulla Suffenes ou Trebula Suffenas, foi uma antiga cidade dos sabinos, um de duas contendo o nome Trebula (a outra é Trebula Mutusca) - Plinio foi o unico autor que menciona os dois lugares: Trebulani qui cognominantur Mutuscaei, et qui Suffenates, Plin, vi.12.s.17.

Partindo do pressuposto que esta ligação existe leva-nos a crer que a existência desta localidade remonta pelo menos ao periodo da ocupação romana. Se atendermos á raiz etimológica da palavra temos que "suffle" em latim significa apenas o suficiente. Logo esta localidade terá começado por um fogo algo exiguo.

Para logar esta EC terão que enviar um mail para mim através do meu user $ BOY, com a resposta correcta ás seguintes questões:

Estando no GZ, nas cordenadas indicadas:

1-Quantos tipos de solos encontras no GZ e quais?

2-Quais as cores dos solos existentes?

Obrigado, e boas cachadas :)

Esta não é a imagem real :( mas é semelhante á que vão encontrar

Esta localidade acabada de apresentar em epigrafe, tem a particularidade de ter uma vasta gama de solos todos eles com características diferentes. No GZ irão encontrar dois deles e a Poente no segundo pinhal irão encontrar um terceiro denominado correntemente de areia!!! Esta variedade de solos leva a que esta localidade se distinga em variadissimas vertentes na utilização e exploração dos seus solos, nomeadamente na agricultura e exploração de minérios, são disso o exemplo das minas de enxofre que por aqui existiam, extração de areias, e as variadissimas culturas que por cá se cultivam e em algumas áreas com sucesso reconhecido, nomeadamente o nosso vinho já galardoado com alguns prémios da Região demarcada da Bairrada, tudo isto graças á variedade dos seus solos!!!

GEOLOGIA

Os vários tipos de solo são definidos por uma complexa interação de fatores como o material, o clima e a vegetação. Distintos tipos de solo têm características físicas e químicas muito específicas, que afetam a utilização que lhes podemos dar.
Atualmente, o solo está classificado em 9 tipos diferentes:
- incipientes: solos em formação, como, por exemplo, a areia que tem muito baixo teor de matéria orgânica;
- litólicos: solos pouco evoluídos, com baixo teor de matéria orgânica, não calcários;
- calcários: solos pouco evoluídos, com vegetação rara e baixo teor de húmus;
- barros: solos evoluídos de cor escura, textura argilosa e fertéis;
- argilosos: solos evoluídos, avermelhados e fertéis, com 35% de grau de saturação no horizonte B;
- podzolizados: solos evoluídos, pobres em matéria orgânica, mas com acidificação do húmus;
- halomórficos: com grandes quantidades de sal;
- hidromorficos: solos sujeitos a forte irrigação de água, ou inundação;
- orgânicos hidromorficos: bastante ricos em matéria orgânica, que não oxida com as quantidades de água a que está sujeita.
Até muito recentemente, os cientistas classificavam os solos em dois tipos: a parte ocidental era coberta pelo pedalfers (solos com ferro e alumínio) e a parte oriental pelo pedocal (solos com caliche ou crostas nas zonas mais áridas). Os pedalfers são relativamente férteis, formando-se em meios temperados húmidos ricos em matéria orgânica e com altas concentrações de carbonato de cálcio.
Estudos recentes mostraram que há uma complexa interação do material, clima, topografia, vegetação e tempo, que podem levar a um desenvolvimento muito variável do tipo de solo. A moderna classificação tem uma maior precisão que a anterior, em dois tipos de solo, por várias razões.
Distintos tipos de solo têm características físicas e químicas muito específicas, que afetam a utilização que lhes podemos dar. Cuidadosas classificações do solo influenciam as decisões sobre a localização dos terrenos de cultivo, a implantação de edifícios e o tipo de cultura alimentar a fazer. Os modernos mapas dos solos contêm um impressionante número de diferentes designações do solo. A classificação mais corrente estabelece o nome dos solos de acordo com as suas características físicas, conteúdo em argila e quantidade de nutrientes disponíveis.
A terminologia da classificação dos solos também oferece informações acerca dos conteúdos de humidade, média anual da temperatura atmosférica, horizontes desenvolvidos, química do solo, conteúdo em matéria orgânica e muitas vezes a origem e a idade relativa dos solos.
Por exemplo, um entisol é um solo que ainda não apresenta horizontes perfeitamente desenvolvidos, e pode ser um depósito recente de uma corrente ou um recente depósito vulcânico.
Um vertisol, que tende a expandir-se verticalmente, contém minerais de argila que provocam aumento de volume quando húmido e diminuição quando seco. Os vertisol podem destruir pouco a pouco os edifícios nele construídos.
A extrema meteorização que ocorre nas áreas tropicais origina oxisols, designação devida à alta concentração de óxidos de ferro insolúveis, ou ultisols, caracterizados pela ausência de sílica e pela alta concentração de óxidos de ferro e alumínio insolúveis.
Os óxidos de ferro dão a estes solos a cor castanha ou vermelha. Os oxisols e ultisols não possuem potássio, cálcio, sódio e magnésio, sendo pobres para a agricultura.
O cultivo de cereais em solos como estes, compostos predominantemente por óxidos insolúveis de ferro e alumínio, requer o emprego de altas tecnologias agrícolas e uma utilização intensiva de fertilizantes. As culturas tropicais são geralmente de fraco teor nutricional, como o café, o tabaco, o açúcar de cana e o cacau. Os solos mais utilizados na agricultura são geralmente os que têm baixo desgaste e retêm alguns dos nutrientes necessários.
Outros tipos de solos são:
- os inceptsols, que apresentam o horizonte A bem desenvolvido, com algum enriquecimento em argila e com alguma evidência de oxidação no horizonte B, e vestígios de eluviação e iluviação. Encontram-se nos climas frios, onde a meteorização química é mínima;
- os molisols, com um horizonte A pouco espesso mas muito rico em matéria orgânica e o horizonte B enriquecido com minerais de argila; pela primeira vez, aparece o horizonte E. Encontram-se nas regiões semiáridas, geralmente cobertas de ervas, e têm adequada humidade para suportar a vegetação herbácea, mas esta não causa significativa dissolução dos materiais nos horizontes superiores;
- os alfisols apresentam um horizonte A muito pouco espesso, cobrindo um horizonte B rico em minerais de argila; o horizonte E está bem desenvolvido. Encontram-se em regiões com vários tipos de clima nas zonas florestais com ambiente húmido;
- os spodosols, com forte eluviação nos horizontes A e E; o horizonte B apresenta-se colorido por material orgânico dissolvido. Encontram-se em climas húmidos, usualmente em terrenos aparentados com terrenos arenosos, onde a água se infiltra rapidamente. Árvores e plantas herbáceas fornecem a matéria orgânica.
- os aridisols, com um horizonte A muito pobre em matéria orgânica, cobrindo um horizonte B com algum enriquecimento em minerais de argila; os horizontes B e C apresentam camadas de caliche. É característico das regiões áridas com árvores muito dispersas;
- os histosols, muito húmidos, com solo rico em matéria orgânica dominado por espessos horizontes A e O. Encontra-se nas zonas onde a acumulação de matéria orgânica é superior à adição de matéria mineral, geralmente onde a superfície está sempre saturada de água. Muitas vezes encontra-se em ambientes costeiros.

E o que esta localidade tem de extraordinário é que todos estes tipos de solo cá existem :)

Additional Hints (Decrypt)

Ybpny vqêagvpb nb qn vzntrz narkn :)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)