Skip to content

Tanque e Nascente Termal de S. Lourenço EarthCache

Hidden : 6/1/2014
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Tanque e Nascente Termal de S. Lourenço

Informação Geral:

Distrito
Bragança

Concelho
Carrazeda de Ansiães

Freguesia
Pombal

Povoação/Lugar
Caldas de São Lourenço

Localização
A 3Km da sede de freguesia junto há estação de São Lourenço caminho-de-ferro da linha do Tua. Na margem esquerda do rio Tua, a meia encosta da vertente do vale sobre o rio.

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Douro

Zona geológica
Maciço Hespérico Zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas magmáticas, ácidas intrusivas (granitóides)

Dureza águas subterrâneas
0e 50 mg/l CaCO3

Instalações/ património construído e ambiental

Acciaiuoli (1942) descreveu os banhos, referindo dois balneários, um de banhos frios explorado pela Junta de Freguesia, e outro de banhos quentes adjudicado nesse ano à firma Campilho Gonçalves & C.ª, “ o balneário dos banhos frios consta de um tanque com 1,70x1,10m tendo o edifício 3,40x3,60. O outro tem 2 quartos cada um com uma banheira, uma nova esmaltada (banhos de 1ª) e outra de zinco (banhos de 3ª). À entrada há um caldeiro onde a água é aquecida.

Almeida (1970) descreveu do seguinte modo as várias emergências: “As nascentes são numerosas e podemos considerá-las por quatro grupos de diferente importância e caudal. Grupos do Regato compreendem as duas surgências de água sulfúrea tépida dum e do outro lado do pequeno arroio. São as nascentes do Penedo e do Silvado, nomes que referenciam os locais de onde irrompem. O Grupo do Banho, constituído pela Piscina, Bica de fora e Balneário é o único praticamente utilizado. A Piscina é de pequena dimensões e fica dentro de um edifício em forma de capela, brotando a água por debaixo de uma imagem de São Lourenço. O caudal é notável, desprende-se um forte cheiro sulfúrico e, no Inverno, a água quente sai do edifício em vagas de vapor. Desta mesma surgência fez-se uma derivação para a bica que corre do lado de fora, junto do Balneário. Este é uma pequena construção, anexa ao edifício da piscina, com duas banheiras de lusalite, podendo a água, que nasce a 29º ser aquecida por gás de botija.

As Caldas Velhas estão praticamente abandonadas. São um conjunto de nascentes, com as mesmas características, de que apenas algum doente mais pobre às vezes se utiliza.
Junto à linha férrea, correm, ainda perdidos, alguns pequenos fios de água sulfurosa sem qualquer aplicação”.
O Balneário descrito por Almeida (1970) está actualmente em ruínas, conserva ainda as velhas banheiras, as de lusalite foram cimentadas e uma outra de esmalte. No início da década de 90 a Junta de Freguesia construiu um outro edifício, contando com 4 cabines (3 de imersão e uma hidromassagem). Também nessa época e sobre a orientação do Prof. Ramiro Valentim num pré-fabricado anexo foi instalado um gabinete para tratamentos: ORL, duche de jacto e um outro para o tratamento hemorroidal, todos desactivados actualmente.
O lugar de São Lourenço consta de pouco mais de uma vintena de casas, construídas em função do aproveitamento terapêutico das suas águas (aluguer de quartos e algumas residências particulares), boa parte das quais abandonadas e algumas em avançado estado de ruína. São na sua maioria construções modestas de piso térreo em pedra e piso superior em alvenaria, de finais do séc. XIX inícios do XX, onde não falta a varanda em madeira corrida na sua fachada.

A recuperação do local com fins termais deveria proteger essa arquitectura, e respeitar a traça em novas construções que se determine necessário criar, como novos balneários bem apetrechados. Quanto a alojamentos parece-me que a simples reconstrução e apetrechamento do existente será suficiente para a procura actual de aquistas.
Mas é o relevo do local que o torna único, a encosta íngreme sobre o rio Tua, as montanhas que se deslumbram, por cima do horizonte da outra margem, o silêncio, o tempo que parece parado, tornam São Lourenço num local mágico. Saibam os vários proprietários do local a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal criar um projecto comum onde os diferentes interesses sejam respeitados.

Em 2006 foi aprovada a construção da barragem do Baixo Tua, São Lourenço ficará voltada para um vasto espelho de água formado pela albufeira. Debaixo das águas ficaram as abruptas ravinas para o Tua, as chamadas Caldas Velhas e a simpática linha de caminho-de-ferro do Tua.

Natureza das Águas

Sulfúreas, hipertermais (36º) (Correia, 1922).Subgrupo das Sulfúreas sódica, fluoretada, mesotermal. Alcalino sódicas (Almeida.1970).Sulfúrea sódica (30º) (Calado, 1992).Mesotermal , fracamente mineralizada. Bicarbonatada sódica, fluoretada, sulfidratada, contendo uma concentração de sílica que contribui com 13% para o total de sólidos dissolvidos…. É portanto uma sulfúrea do sub-grupo de pH inferior a 8.35. ( Estudo físico-quimico das águas das termas de S. Lourenço, Direcção Geral de Geologia e Minas, Janeiro de 1993).

Tarefas e Perguntas:

Sigam as intruções que se seguem e procurem a resposta às perguntas:


- Vai até ao GZ, vês a bica? (foto na listing) Aproxima-te da água.


1 - Que cheiro se sente no ar?

-------------------------------------


- Deixa a bica para trás e sobe alguns metros. Entra à esquerda na porta dos balneários das Caldas Velhas (foto na listing).

2 - A porta com a indicação NASCENTE está à esquerda ou à direita?


-------------------------------------


- Pega na lanterna! Entra na porta da nascente. Atravessa os tanques e à direita vais ter a nascente.


3 - De que cor se encontra o fundo e as paredes do primeiro tanque onde a água passa quando sai da nascente?


-------------------------------------


Volta para o exterior, e sobe até ao varandim por cima das Caldas Velhas.


4 - Ao que se assemelha o telhado da Nascente?


-------------------------------------


5 - Qual a pedra predominante na construção do edifício da Nascente?

-------------------------------------


Se pensas ter encontrado as respostas, faz o teu LOG no site e envia email para

geojorge_53@outlook.pt

com as tuas respostas.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Invf cerpvfne qr hzn ynagrean!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)