Skip to content

Vila de Arganil Multi-cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 1/26/2014
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Arganil é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região Pinhal Interior Norte, com cerca de 4.000 habitantes.

É sede de um município com 332,13 km² de área e 12.973 habitantes (2006), subdividido em 18 freguesias com 4 fusões. O município é limitado a norte pelos municípios de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a nordeste por Seia, a leste pela Covilhã, a sul por Pampilhosa da Serra e por Góis e a oeste por Vila Nova de Poiares.

Geografia


O enquadramento geográfico do Concelho de Arganil determinou uma grande heterogeneidade no que concerne ao relevo que o caracteriza. Aliada à paisagem característica das bacias hidrográficas do Rio Alva e do Rio Ceira, que delimitam o Concelho a Norte e a Sul respectivamente, surge com maior predominância a paisagem serrana, dominada pela sumptuosa Serra do Açor, situada em plena Cordilheira Central.

Os principais cursos de água existentes no Município – Rio Alva e Rio Ceira – e os seus afluentes apresentam-se como extraordinárias condições naturais que permitiram o surgimento de diversas praias fluviais, localizadas em diferentes pontos do Concelho de Arganil, as quais constituem locais muito aprazíveis para os apreciadores.

Na Serra do Açor o xisto prevalece e apresenta-se como um elemento fundamental que em muito contribui para, por força natural ou por obra do Homem, moldar a beleza da paisagem, que é fortalecida pela presença em alguns locais, de espécies características da flora outrora predominante nas encostas xistosas do Centro de Portugal, como sejam o castanheiro, o sobreiro, o carvalho, a aveleira, a nogueira e a cerejeira.

A Mata da Margaraça, integrada na Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor está classificada como Reserva Natural da Rede Nacional de Áreas Protegidas e Reserva Biogenética do Conselho da Europa, e constitui uma relíquia da cobertura florística da região. A Área de Paisagem Protegida compreende igualmente a Cascata da Fraga da Pena, recanto de rara beleza que as majestosas quedas de água enaltecem, e que está classificada como Reserva de Recreio.

História


As inúmeras referências históricas ao Concelho de Arganil levam-nos ao seu passado ancestral e longínquo, existindo testemunhos arqueológicos que remontam a uma das mais antigas fases da história da humanidade, o Calcolítico – Necrópole dos Moinhos de Vento - e à Época Romana – Acampamento Militar Romano da Lomba do Canho.

O primeiro foral de Arganil data de 25 de Dezembro de 1114, tendo sido atribuído por D. Gonçalo, Bispo de Coimbra. Em 08 de Junho de 1514, aquando da reforma dos forais, o rei D. Manuel concedeu nova carta de foral a Arganil.

A atestar a história de Arganil está, também, o seu património arquitectónico com particular evidência para a Capela de São Pedro – classificada como Monumento Nacional -, o Mosteiro de Folques, o Túmulo de Mateus da Cunha (na Igreja Matriz de Pombeiro da Beira) e a Igreja Matriz de Vila Cova de Alva, classificados como Imóveis de Interesse Público. Para além destes, também a Aldeia Histórica do Piódão (Imóvel de Interesse Público), a Benfeita (localidade que integra a Rede de aldeias-do-xisto), os Centros Históricos de Arganil, Coja e Vila Cova de Alva constituem núcleos arquitectónicos de relevante valor, sem esquecer a importância afectiva que o Santuário de Nossa Senhora do Mont'Alto tem para todos os arganilenses.



A Cache


Para realizar esta cache teras de dar uma agradavel volta por Arganil

1º ponto: Dr. Homero Pimentel! (N40º 13.297 W008º 03.088) quantos anos viveu este professor?
Idade= A

2º ponto: Praça do Regionalismo (N40º 13.202 W008º 03.204) quantos repuchos existem nos lagos da praça?
Repuchos= B

3º ponto: Fonte das Freguesias junto a Câmara Municipal de Arganil (N40º 13.045 W008º 03.253) Quantas freguesias se vêm?
Nº freguesias= C

4ºponto: Centro de Actividades Juvenil (CAJ) (N40º 13.066 W008º 03.164) Em que ano foi contruído o edífico inicial (antigo matadouro municipal)?
Últimos 2 dígitos da data= D

Cache Final: N40º 13.2(B+3)+A W008º 03.C+D+25
Não esquecer de colocar um 0 antes dos números descobertos para fazer os 3 dígitos!
correcção: A+B+C+D= 109


Agradecimento ao GomesClaudio pois foi ele o primeiro owner desta geocache.

Boa Cache

Additional Hints (Decrypt)

Cerpvfb qr ne, znf aãb erfcveb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)