Skip to content

Achada - Azores Multi-cache

Hidden : 10/25/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Por fazer parte da Geocaching Team da Achada - Mafra não podia deixar de fazer a referência à Achada existente nesta fantástica ilha de São Miguel.

Achada é uma freguesia portuguesa do concelho de Nordeste, com 11,19 km² de área e 436 habitantes (2011). Densidade: 39 hab/km².

O principal meio de subsistência é a agricultura profissional através da cultura da batata e a plantação de milho para posteriormente ser transformado em ração para gado bovino assim como a criação de gado bovino.

Ainda possui plantações de tabaco, Vinha (uva) característica dos Açores (junto ao mar) e castas madeirenses de vinha trazidas para os Açores da Ilha da Madeira por Jovino Dias.

Achada, freguesia do concelho do Nordeste, situa-se a Nordeste da ilha de São Miguel, a uma distância de 20 quilómetros da sua sede concelhia e possui uma área de 11,19 quilómetros quadrados, que compreede os lugares de Achada, Feteira Grande e Feiteira Pequena. (Feteira Pequena e Feteira Grande, são lugares que constituem a Freguesia de Santana, e não fazem parte da Freguesia da Achada) Esta freguesia situa-se na zona ocidental do concelho, na área planática, visto este ser constituído por duas zonas, sendo a oriental montanhosa, onde se situa a maior altitude da ilha de São Miguel, com 1.105 metros. Segundo Gaspar Frutuoso, a freguesia de Achada já se encontraria povoada na primeira metade do século XVI. For propriedade de Antão Rodrigues da Câmara, descebdebte do terceiro capitão donotário de São Miguel, procedendo ao arroteamento e venda dessas propriedades, imediatamente após a tomada de posse sobre as mesmas. No ano de 1526, este ligar possuía já uma igreja paroquial, dedicada a Nossa Senhora da Graça, orado que mais tarde seria alterado para Nossa Senhora da Anunciação. Quanto aos lugares que a constituem, presume-se que o povoamento de Feteira tenha sido tardio, o que leva a crer que em 1563, ano do terramoto, este local ainda não era habitado, tendo ficando cheio de cinzas e pedras pomes. O seu povoamento deu-se na seugnda metade do século XVI, sendo povoado em dois sítios: o de Feteira Grande, e em cima, e o de Feteira Pequena, em baixo. Neste último lugar foi construída uma ermida de inocação a Santa Ana, a sede de um curato que, na realidade, se encontrava dependente da paróquia de Nossa Senhora da Anunciação da Achada. Esta Igreja encontrava-se, no século XIX, em avançado etado de degradação, chegando a este estado por ser insuficiente para satisfazer as necessidades de culto da população e passando, nesta altura, por remodelações e ampliações, Desta forma, este templo foi substituído pelo actual, em 1869, tendo a despesa da sua construção ficado a cargo do povo. Na fase primitiva do pocoamento, ainda no século XV, deu-se início ao cultivo do trigo e a sua exportação para o continente e praças agricanas, graças á espantosa fertilidade verificada na região, criada a partir dos húms que durante anos se foi acumulando pela vegetação espontânea e também devido á cinza resultante das queimadas. No entando, o tirgo aqui cultivado não se destinava apenas á exportação, na medida em que também era utilizado no fabrico do biscoito, com o objetivo de prover os navios que passavem por estes portos. A freguesia de Achada possui um pequeno porto, com grande importântia no passado, visto que por ali embarcavam os cereias aqui produzidos. Apesar de criada no século XVI, a freguesia de Achada só foi concluída no Concelho do Nordeste em 1820.

Quando ao seu topónimo, o nome Achada deriva de achanada, um vocábulo antigo que significa aplanada ou zona plana, Este vocábulo é muito utilizado em todo o país, em espicial na parte sul, sendo muito frequente nas ilha adjacentes. O topónimo dos lugares de Feteira Grande e Feteira Pequena, teve origem no facto de, no início do seu povoamento, existirem aqui muitos fetos.

O orago da freguesia é Nossa Senhora da Anunciação, cuja festa se realiza no mês de Julho ou Agosto. Acerca da Anunciação a Nossa Senhora, é sempre tão suave reler a página evangélica deste episódio, insuperável em sua beleza e simplicidade:

'O anjo Gabriel foi enciado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi': e o nome da Virgem era Maria. Entrando o anjo, disse-lhe: 'Ave cheia de graça O Senhor é Contigo' . Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe ' Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anho: ' Como se fará isso, pois não conheço homem?' Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre a ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o Ente santo que nascerde de ti será chamado Filho de Deus. Eis também Isabel tua parente concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril; pois a Deus nehuma coisa é impossivel' . Estão disse Maria: ' Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a conforme a tua Palavra'.

As festas e romarias populares, caracterizam uma região e o seu espírito devoto, visto que estas são, na maioria, de cariz religioso, despertando a dedicação do povo pelo seu santo de devoção. Mas, para além da espiritualidade que transmitem, estas festas e romarias estão rodeadas de diversão, alegria, e convívio, sempre acompanhadas de barraquinhas de comes e bebes e as dos tendeiros, que fazem as delícias dos populares. Nesta freguesia realizam-se as seguintes:

  • Sopas do Divino Espírito Santo: Esta festividade realiza-se na primeira semana de Junho.
  • Império de São Pedro: Esta festa, dedicada ao santo popular São Pedro, é realizada na primeira semana de Julho.

Simão, natural de Betsaida, da Galiléia, às margens do lago de Genesaré, também conhecido como mar de Tiberíades, era filho de Jonas e pescador de profissão. Era sócio com seu irmão André e com Tiago e João, de uma pequena frota de barcos pesqueiros. Durante um período de baixa estação de pesca André, seu irmão, encontrou Jesus, elegeu-o um de seus escolhidos: “a partir de hoje você se vai chamar Pedro”.A partir desse dia, Simão não seria mais pescador de peixes, mas sim de novos homens. Pedro renegou a Jesus por três vezes. Mas também várias vezes professou a fé. “aonde iremos, senhor, se só tu tens palavras de vida eterna?” “tu és o Cristo, o filho do deus vivo”.”senhor, tu sabes que te amo”.Pedro era o principal apóstolo. Esteve presente nas bodas de Canaã. Foi ele que, em companhia de João foi encarregado de preparar o cenáculo, para celebração da Páscoa.

  • Festa da Senhora da Anunciação: A celebração dedicada à padroeira da freguesia, tem lugar em Agosto.
  • Festas da Senhora da Vida: Esta festividade realiza-se no mês de Março.


A Cache:

Para poderes chegar às coordenadas finais tens de ir às coordenadas deste enigma e retirar as seguintes informações;

A = No placar do Projecto Laurissilva Sustentável o primeiro parágrafo em português com letras verdes,

A = quantas letras verdes são?

B = Qual o número do Projecto

B = Life 07 NAT/P/0006 _ _

Contas para a coordenada final !

N 37º 50,975 - A W 025º 15,834 + B


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Qrageb qn ybpnyvqnqr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)