Skip to content

Lubango1942 Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/17/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

LUBANGO

Terra distante que me viu nascer,terra do meu coração,são tantas as saudades que tenho de ti.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=GrbAmeSWzHs

Está cache é um tributo á minha querida Mãe.


LUBANGO

 

Lubango (denominada Sá da Bandeira até 1975) é uma cidade e um município do sul de Angola, situada no planalto da Huíla. É a capital da província da Huíla. Tem cerca de 318 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Quilengues, a Este pelo município de Cacula, a Sul pelos municípios de Chibia e Humpata, e a Oeste pelo município da Bibala. É constituído pelas comunas de LubangoArimbaHoque e Huila.

Data de 1627 o primeiro contacto europeu com as terras do planalto angolano. A soberania portuguesa iniciou-se em 1769 com a criação do presídio de Alva Nova. Os primeiros sinais de povoamento europeu são dos boers, por volta de 1880. Pouco depois surgiram os madeirenses que, em Janeiro de 1885, fundaram a colónia de Sá da Bandeira a 2 de Setembro de 1901, Sá da Bandeira foi elevada à categoria de vila e tornou-se a sede capital da província da Huíla. Só é cidade a 31 de Maio de 1923, quando o caminho-de-ferro, depois de vencer o deserto e a serra, atingiu finalmente o planalto.

agricultura foi o primeiro objectivo de Sá da Bandeira, sendo o trigo a maior produção. No entanto, o gado tornou-se rapidamente a maior riqueza da região. O boi é ainda hoje um símbolo de riqueza. Quando os transportes passaram a ser mecânicos e as estradas boas vias de acesso, fixou-se o comércio e rapidamente também a indústria. Assumiram a liderança os curtumes e as moagens. A metalurgia, o calçado, a banha, a salsicharia, as cerâmicas, as madeiras e os refrigerantes, seguiram-se em importância.

João António da Aguiar realizou o plano de urbanização da cidade, uma das mais belas de Angola. Para além do Lubango, apreciadores apontam a Huíla como a mais bela região de Angola, contendo de facto as mais cantadas paisagens de Angola, como a serra da Leba, a Fenda da Tundavala ou a Nossa Senhora do Monte.

Serra da Leba

Fenda da Tundavala

A forte presença da colonização faz com que ainda hoje se diga que o Lubango é a província mais "branca" de Angola. É de referir que as mais fortes presenças de colonização acontecem normalmente no litoral, tornando-se a Huíla uma excepção. Encontram-se na Huíla grupos de origem portuguesa mantendo as suas tradições e uma pronúncia madeirense bem marcada.

Senhora do Monte

O Lubango foi também uma das primeiras cidades do interior a possuir ensino de segundo grau (liceu), não só o Liceu Nacional Diogo Cão, mas também a Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva, bem como (perto da cidade) o Instituto Agrícola do Tchivinguiro (Escola de Agronomia). Desde então Lubango passou a ser conhecido como a cidade das escolas, não só pelo exposto acima, mas também pela própria cultura de estudos que uma parte significativa da sua população adquiriu. Não fugindo a regra, a cidade foi uma das capitais de província onde o campus da Universidade Agostinho Neto foi transformado em universidade pública autónoma, com vocação regional. Trata-se da Universidade Mandume Ya Ndemufayo  (situada no edifício da antiga escola do II Nível Mandume) cuja área de competência abrange as províncias da Huíla, do Namibe, do Cunene e do Cuando Cubango e que, para já, tem um polo em Ondjiva. A universidade conta com as faculdades de Direito, Medicina e Economia, enquanto o Instituto Superior de Educação (ISCED) continua ligado à Universidade Agostinho Neto. Em paralelo, existe no Lubango um campus da Universidade Privada de Angola onde o domínio mais destacado é o da Psicologia.

 

Clima

Estando aproximadamente 1760 metros acima do nível do mar, Lubango é uma das cidades mais elevadas de Angola, apresentando dois tipos de clima, clima modificado pela altitude e o clima temperado frio, onde temperaturas variam de 0 a 24 graus. Durante o dia o clima é húmido e moderadamente quente, mas a noite as temperaturas são consideravelmente mais baixas, com temperatura média anual de 18°C é provavelmente a cidade mais fria de Angola, anualmente é comum a ocorrência de extremos de 1°C até 34°C. Junho e Julho são os meses mais frios, com eventuais geadas. As chuvas mais intensas ocorrem geralmente entre o início de Janeiro e o fim de marco, e os meses mais quentes são Setembro, Outubro e Novembro. Em zonas de grandes altitudes como a Serra da Leba e Serra da Chela as temperaturas baixam bruscamente de -5 a 10 graus.

Additional Hints (Decrypt)

Qrfgn irm aãb uá qvpn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)