Skip to content

Centro Social da Paróquia de Castelões #5 Traditional Cache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 4/30/2013
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache além de dar a conhecer o Centro Social e Paroquial de Castelões e a sua História, também pretende Homenagear todos os trabalhadores que desde o primeiro dia ali deixaram parte do seu contributo.

O Centro Social deve a sua origem as Franciscanas Missionárias de Maria, que com este projecto tinham o objectivo da Promoção da Mulher e Colaboração Paroquial.

Após vários contactos entre a Superiora Provincial e o Pároco, Pe. Fernando Monteiro, ao longo do ano 1974 - 75, as irmãs começava a sua acção nesta terra que as tinha ouvido num programa radiofónico, inspirado na "Gaudium et Spes" do Vaticano II, então muito conhecido por programa XIII.

 

Um relatório referente ano de 1977 revela um tempo alto de inserção das F.M.M. em Castelões, inserção que se processou em ritmos e intensidades diferentes, ao longo dos 9 anos de presença, mas sempre com as mesmas tónicas de actividade: jardim-de-infância (Direcção Administrativa), formação de Catequistas, formação feminina e colaboração Paroquial.

 

A gigantesca construção do Centro Paroquial, que mereceu do Presidente da República, General Ramalho Eanes, o elogio de "obra só de santos ou de loucos", ficará naquelas redondezas pelos tempos fora como sinal libertador. Que quer isto dizer? Faltava terreno para construção de habitação em Castelões para tantos casais jovens que queriam fixar-se na sua própria terra. Uma grande quinta mal aproveitada, propriedade de um grande rico estranho á terra, separava geograficamente várias zonas da freguesia. Estava à venda a tal quinta no seu todo, sem qualquer parcelamento. Só um grande milionário, outra vez estranho à terra, poderia avançar para tal compra.

 

Em ambiente pascal litúrgico de fé e ousadia, o pároco apresenta uma proposta de solidariedade, como sinal libertador: juntar muitos pequenos capitais para a paroquia (a "Fábrica da Igreja" - entidade jurídica) poder comprar a totalidade daquela quinta, destinada á venda de lotes de urbanização, um dos quais para a construção do Centro Paroquial. Tal proposta envolvia investir, confiar e lucrar. Só a solidariedade de muitos é que tornaria possível o negócio de tal envergadura. E assim aconteceu. Lá está o Centro como baluarte de solidariedade e a população aumentada.

 

O Centro Social tem vindo, desde então, a investir na melhoria da qualidade e diversidade dos serviços prestados à comunidade. Contudo, e ao longo dos anos, a ajuda dos habitantes da freguesia - "os benfeitores" - que foram inicialmente, em parceria com a igreja, os principais impulsionadores deste "sonho", em muito tem contribuído para o desenvolvimento e concretização do mesmo.

 

Para a concretização dos seus objectivos, a Instituição (Sede) mantém as seguintes actividades:

- Apoio à primeira Infância e segunda infância através da Creche e do Pré-Escolar;

- Apoio à segunda Infância, com o funcionamento do C.A.T.L (Centro de Actividades de Tempos Livres);

- Apoio à juventude, proporcionando-lhe espaços de aprendizagens significativas e facilitando-lhe o ingresso na vida activa (facultando Cursos de Formação Profissional);

- Apoio à Terceira Idade, através do Centro de Dia para Idosos, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário ou Lar de Idosos.

 

 

Importante:

A Cache encontra-se numa zona pertencente ao Centro Social, mas de acesso livre sendo possível estacionar no interior das instalações. Esporadicamente, o portão principal poderá ser fechado durante a noite, nesse caso o acesso ao GZ poderá ser feito através do acesso pedonal junto à Junta de Freguesia.

É necessário levar material de escrita.

Additional Hints (Decrypt)

Ab Oenfvy punznz-yur n sehgn qb pbaqr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)