Skip to content

#5/9 Memórias de uma Aldeia Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá ag_joaninha7,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 4/12/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta é uma série de caches que vos vai levar a dar um passeio e conhecer a nossa Vila do Carvalho.
Em cada uma das caches irão descobrir um número que será necessário para encontrar a bónus cache.
Iremos começar por falar um pouco desta tão bonita vila.



Vila do Carvalho



Localizada na parte norte do concelho da Covilhã, na encosta da Serra da Estrela.
Seguindo-se por uma estrada denominada por "varandim mágico", de onde se desfruta de uma bela vista panorâmica, localizamos a antiga povoação do Carvalho, na margem direita da ribeira do mesmo nome.
A freguesia de Vila do Carvalho confronta com as freguesias do Teixoso, Canhoso, Cantar-Galo, Cortes do Meio e Verdelhos, distando 4 quilómetros da sede de concelho.
Denominada inicialmente por Aldeia do Carvalho, foi elevada à categoria de vila a 24 de Agosto de 1989.
É composta pelos seguintes lugares: Acinzas, Barreira, Barroca, Cabeço Gordo, Calva, Castinçal, Lameiro da Mouta, Perdigueiros, Portais, Pouso, Prazo, Rego da Água, S. Domingos, Trapas, Vale de candeias e Beringueira.
Sobre a origem etimológica do nome da freguesia registam-se duas versões. Uma, considera que o nome advém da proliferação na actual freguesia de vários carvalhos; outra, esclarece que no local onde os carvalhos teriam existido em abundância, um carvalho notável se teria destacado em relação aos outros, dando o nome à primitiva aldeia.



A caminho desta cache vão poder encontrar a Igreja Imaculada Coração de Maria - Igreja Matriz e ao lado o Centro Social de Nossa Senhora da Conceição.
 


Igreja Imaculada Coração de Maria - Igreja Matriz


 

Igreja Matriz ou Igreja Nova.

 




Centro Social de Nossa Senhora da Conceição


 

A origem do nome Centro Social de Nossa Senhora da Conceição provém do facto de a Padroeira da Vila do Carvalho ser supracitada Santa.
Este Centro foi fundado a 22 de Agosto de 1980 por vinte e duas pessoas que subscreveram a escritura da constituição. Inicialmente pensou-se em criar um infantário visto que, a população da Vila do carvalho era maioritariamente constituída por crianças.
Mais tarde, com a demora da conclusão das obras e as transformações operadas na sociedade, o que em tempos fora necessário para crianças torna-se então, necessário para idosos.
No ano de 1996 foi eleita uma comissão administrativa que desejava atingir dois objectivos:
         - Concluir as obras;
         - Iniciar a actividade no apoio à Terceira Idade.
A 11 de Fevereiro de 1997 deu-se início, com as valências de Centro de Dia e apoio ao domicílio, o atendimento aos idosos desta Terra, na altura com catorze utentes e três funcionários.
Em Março de 1997 uma nova direcção foi eleita.
Desde então e até hoje, foram adaptados diversos espaços para um melhor funcionamento no apoio à Terceira Idade, criaram-se parcerias para poder responder de forma mais objectiva e com melhor qualidade a todas as necessidades dos mais necessitados desta Vila.
Assim, devido às parcerias criadas, o Centro presta apoio aos jovens e a todos os necessitados, nomeadamente através do "Projecto Com-Vidas". Actualmente, presta-se apoio: em Centro de Dia a vinte e nove utentes, domiciliário a vinte e dois utentes e servem-se refeições gratuitas a três necessitados. O Centro possui ainda um banco alimentar que presta apoio a vinte e quatro famílias.
Nesta instituição existem treze funcionários para atender de forma eficiente e com qualidade os utentes que beneficiam deste apoio. O voluntariado é uma peça importante no bom funcionamento deste centro, nomeadamente a direcção.
Sendo, deste modo, a maior empresa mais empregadora desta localidade.
Neste momento, esta instituição conta com quinhentos e oitenta associados cujas verbas revertem a favor do Centro Social de Nossa Senhora da Conceição, permitindo, assim, o apoio não só aos utentes da Vila do Carvalho, mas também aos utentes de Cantar de Galo e do Canhoso.
Deste modo, e pelo que os idosos revelam quando se lhes pergunta acerca do Centro, esta instituição presta-lhes bastante apoio a todos os níveis.

A Cache:


É uma micro-cache que contém apenas o logbook. Levem material de escrita!
Sejam cuidadosos na procura da cache devido aos muggles ali por perto!


Additional Hints (No hints available.)