Skip to content

Industrial Desportivo Vieirense Multi-cache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das caches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.


MightyREV
Community Volunteer Reviewer
Centro de Ajuda|Trabalhar com o Revisor|Revisões mais rápidas|Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 3/17/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Fiz esta Geocache com o objectivo de dar a conhecer o Clube Industrial Desportivo Vieirense, a sua história e curiosidades interessantes. Espero que gostem, é a minha primeira cache. Qualquer critica construtiva, sintam-se à vontade para falar!

Breve História do Clube:


Fundado em 22 de Dezembro de 1946 por um grupo de operários da Empresa de Limas União Tomé Feteira, teve como seu 1.º Presidente, Joaquim Pedrosa Tomé Feteira.

Com uma equipa de Futebol Sénior, todos trabalhadores nas Limas, participaram desde então nos torneios regionais da FNAT, até 1952, tendo por diversas vezes discutido os primeiros lugares com grandes Clubes do Distrito, nomeadamente, Leiria e Marinhense, conseguindo mesmo ganhar uma Taça, (Vítor Galo) discutindo o titulo por diversas vezes.

Com uma mudança na Direcção, em 1953 que duraria até 1956, o Clube então Presidido por Raul Brites Quiaios, viria a ter as suas portas fechadas, confiscada e levada toda a documentação, por motivos políticos, no governo de Salazar.

Só nos anos 60 viria a reactivar-se com o impulso inesquecível do treinador José Pereira Inácio.
Sendo em 1965 pela mão do então Presidente Albano Pedrosa Tome Feteira, a consolidação na mesma com Futebol, Associando-se à A.F.L. e passando a participar nos Campeonatos Distritais, tendo ganho a Taça Sampaio Ramos na época 68/69, no ano seguinte ao que o Clube inaugurou o actual Campo de Jogos, oferta do então patrão das limas, Albano Tomé Feteira, Pai do que foi Presidente até 1974, 9 anos consecutivos.

Se marcada ficou pela positiva a época de 77/78 pela subida de Divisão e Inauguração da iluminação do estádio, pela negativa ficou a morte do Pai do atleta Afonso Henriques (actual presidente do clube) em pleno campo no decorrer de um jogo que ajudaria à subida de Divisão.

Ainda no Futebol mas Juvenil, que arrancou cerca de 1966, participou sempre com todas as equipas Juvenis, ao mais alto nível do Futebol Distrital, tendo ganho por diversas vezes Taças Distritais de Juniores e Juvenis nos anos 94/95, 96/97, 98/99, conseguindo a 1ª participação nos Nacionais na época 98/99, com a equipa de Iniciados, que teria vencido o Campeonato Distrital, em 97/98. O trabalho desenvolvido nesta Secção, honrou o Clube, dando ao Futebol Nacional, nomes como Lobo, Dinis, Nascimento, Castro, Sérgio Lavos, Parracho, João Pedro, entre outros.

Nos anos 80/90, o Clube teve ainda as secções de Columbofilia, Pesca, Campismo e Caravanismo e Atletismo estas duas ultimas que ainda se mantém. Tendo tido algumas participações a nível Nacional na Pesca, com um 1.º lugar por equipas e no Atletismo, alguns primeiros prémios individuais e por equipas, levando pelo menos um atleta (Ana Letra) à Selecção Nacional de Atletismo, Juvenis Feminina.

Em 1994, com a Direcção Presidida por Afonso Henriques Pereira Pedro, tendo como política principal a criação de infra-estruturas condignas, o desenvolvimento do Futebol Juvenil e a abertura do Clube a todas as modalidades, em prejuízo do Futebol Sénior. O clube passou a ter também Andebol, Ciclismo, Patinagem Artística, Atletismo, Ornitofilia
e Natação, tornando-se assim o Clube do Concelho da Marinha Grande com maior número de atletas Federados inscritos e o maior número de provas desportivas.
Participando a nível Distrital e Nacional no Ciclismo e na Patinagem, esta ultima modalidade com um Campeão Distrital em Infantis (Hugo Pires) e um Campeão Nacional Cadetes (Carlos Neto), o Clube foi dando alguns jovens Andebolistas às Selecções Distritais e Nacionais, nomeadamente Carlos Gabriel e Hugo Vieira, criando uma dinâmica jamais vista numa freguesia com cerca de 9.000 habitantes, onde não faltou uma secção Cultural, que fez e desenvolveu ao mais alto nível, durante pelo menos cinco anos, o Carnaval, as Marchas Populares, Festas e Bailes, entre outros espectáculos de Arraial e de Salão.



Dos últimos oito anos (94/2002), fica para a história a Unidade, o Espírito de Iniciativa e o Sacrifício de todos os membros que trabalharam com a Direcção, pelo fim desportivo com o intuito de promover Saúde e evitar os males mais graves de que se queixa a Sociedade actualmente.
Atingido o grande objectivo das várias direcções de Afonso Henriques, ao inaugurar em 11/10/2002 as novíssimas instalações do Estádio Albano Tomé Feteira, com salas de trabalho para todas as secções, ginásio, salão de festas, áreas comerciais, balneários condignos e ainda o campo de jogos de relva sintética.

Ano de 2004, época de ouro para o futebol com a subida de três equipas aos Nacionais Seniores, Juvenis e Iniciados.
Anualmente a secção de Atletismo tem vindo a alcançar êxitos com a realização do Grande Prémio de Atletismo, através da participação de centenas de Atletas que ao percorrerem as ruas da Vila, dando um colorido pouco habitual e sempre aprazível a Vieira de Leiria.

Para já, com 1.300 sócios e 400 atletas, luta com graves dificuldades financeiras para conseguir manter a actividade das centenas de jovens que nela praticam desporto.


Foram ainda Presidentes desta colectividade em:

- 75/76 o Sr. Fernando Abreu
- 76/77 o Sr. Joaquim Ramusga, vindo a ser reeleito em 83/84 e 87/88;
- 77/78 a 79/80 o Sr. José Rodrigues
- 80/81 o Sr. Fernando Pereira
- 81/82 e 82/83 o Sr. Maurício Pedrosa, voltando depois em 85/86
- 84/85 o Sr. António Oliveira
- 86/87 e voltando em 91 até 93 o Sr. Alfredo Pedrosa
- 88/89 o Sr. Raul P. Veríssimo, dando lugar na época seguinte ao seu filho
- 89/90 Sr. Raul J. V. Veríssimo
- 90/91 o Sr. João Paulo Linhares
- 93/94 o Sr. Júlio Babel

Todos eles com trabalho, luta e dedicação para levar o nome do Clube e da Terra o mais longe possível.

Os sócios muito reconhecem, para além da Família Feteira, os sócios beneméritos Álvaro Gouveia, Armando Teodósio, Raul Parreira Veríssimo, Manuel Moleirinho entre centenas de Honorários e Beneméritos, muitos deles já não se encontram entre nós.

A Cache:

O primeiro ponto é onde as coordenadas iniciais vos levam. Basicamente estas coordenadas levam todos os Geocachers à porta principal do Estádio do Vieirense e ao seu grande estacionamento. Lá irão encontrar os dados necessários para seguir para o segundo e último ponto. =)
O último ponto desta cache encontra-se junto de uma antiga escola (infantário), que foi fundada e criada propositadamente pelos Féteiras, com o objectivo de colocar em segurança os filhos dos trabalhadores da sua grande fábrica. Dizem os antigos que esta fábrica chegou a empregar quase um milhar de funcionários há muito tempo atrás... Ainda vou ter de averiguar bem esta (outra) história, mais tarde...

Tal como tinha referido antes, para chegar ao GZ têm de fazer uns quantos cálculos... =)

A = Totalidade de letras vermelhas que identificam o estádio e o clube (na fachada branca, por baixo e por cima das janelas);
B = número de placas em pedra mármore que estão por baixo do busto de Féteira;
C = 100 + (4 X 30 X 4) + 38

Coordenadas Finais: N 39º 52.(133+A-5) W 8º (54+B).(899-C)

Notas:
- atenção às regras básicas da matemárica, para calcular o C.

- do ponto Inicial até ao ponto Final são 2000 metros.

Atenção:

- Aos muggles, encontrarão muitos nessa zona de passagem mas sempre MUITO Curiosos. Sejam discretos para a cache perdurar.
- Quando encontrarem o container, tenham cuidado a abrir, pois é um pouco FRÁGIL. =)
- Para aqueles que disseram e os que ainda irão dizer que o GZ não está "bem enquadrado" no tema da cache só vos digo isto: Vontade Popular Vieirense + € (de Tomé Feteira) = I.D.V.
- Para o
FTF, tenho um TravelBug e uma Geocoin. =D
- Para o STF, tenho um TavelBug. =P

Additional Hints (Decrypt)

Fbor, znf cbhpb!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)