Skip to content

Pé-de-Cabrito Traditional Cache

Hidden : 1/3/2018
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Bem vindo/a a esta cache que o leva a conhecer o Pé-de-Cabrito, no termo de Zede, Carrazeda de Ansiães.

O Pé-de Cabrito é um afloramento granítico, com cerca de 60m de altura no lado mais alto, que se destaca na paisagem do vale da Cabreira, um vale com uma paisagem granítica virado a Norte.

Uma cache para quem gosta de aventura, de desafios radicais, de testar os seus limites! É uma cache para fazer e desfutar com tempo, se procuras caches rápidas para o número para fazer e seguir para mais 30 no mesmo dia então esta cache não é para ti.

 

[EN] Welcome to this cache that leads you to know the Pé-de-Cabrito, in the term of Zede, Carrazeda de Ansiães.

Pé-de-Cabrito is a granite outcrop, about 60m high on the higher side, which stands out in the landscape of the Cabreira valley, a valley with a granite landscape facing north.

A cache for those who like adventure, radical challenges, to test their limits! It's a cache to make and defroud with time, if you look for fast caches for the number to do and go for another 30 on the same day then this cache is not for you.

 

[PT] O local e um pouco de história

Estamos no Vale da Cabreira, percorrido na sua zona mais profunda por uma ribeira que tem início perto da Sainça, freguesia de Belver, e se estende por todo vale em direção a norte, fletindo depois para a esquerda em Freixiel e precipitando-se no rio Tua, já com um caudal considerável.
A este vale estão ligadas algumas das lendas que sobreviveram ao tempo, contadas de boca em boca, no calor das fogueiras de inverno. Num cabeço granítico que se destaca quase no início do vale há um buraco enorme, onde existe um tesouro. Esse tesouro é guardado por um touro medonho que lança longos mugidos e espuma pela boca, causando pavor a quem tem a infelicidade de ter que por ali passar ou se aventura atrás do tesouro. É junto deste cabeço (conhecido como Pé-de-Cabrito) que passa a linha divisória que separava o termo do antigo concelho de Freixiel (território doado aos Hospitalários, no séc. XII) e do de Ansiães, ligado ao antiquíssimo castelo de Ansiães.

O Pé-de-Cabrito é bem visível para quem passa no IC5 e pode se aceder ao local saíndo para Carrazeda de Ansiães e tomar o caminho de Zedes, a aldeia que mais perto ali fica. Depois pode levar o carro até a poucas centenas de metros do local e deverá fazer o restante a pé.

Nas imediações deste local não deixe de visitar o local histórico mais importante de Zedes, a Anta de Zedes (também conhecido como Casa da Moura) e na enconsta do vale da Cabreira, um pouco mais à frente desta cache não deixe de visitar também a Quinta do Pobre (A Baleia).

Caso não possa ou não consiga aceder ao Pé-de-Cabrito recomento ir até à aldeia do Mogo e ao Miradouro da Senhora da Saude (aproveitar para fazer a cache que lá se encontra) e daí desfrutar da vista para o imponente afloramento do Pé-de-Cabrito assim como para o grandioso vale da Cabreira.

Junto ao Pé-de-Cabrito tem o sr. José Pedro Baltazar a sua propriedade, com dezenas de oliveiras de onde extrai um azeite muito bom. Provavelmente quando se dirigirem à cache vão passar pela casa dele (ele não vive ali mas está por lá muitas vezes a cuidar da horta), sejam simpáticos e conversem um pouco com ele, ele apreciará. Se tiverem tempo ele contará as histórias antigas daquelas gentes e daqueles lugares. E porque as caches não são só números, também devem ser para aprofundarmos os nossos conhecimentos, gentes e lugares, ficarmos mais ricos.

O Pé-de-Cabrito é um local há muito conhecido para a prática de Escalada, também conhecido por "Princesa" entre os escaladores, tem várias vias de escalada, sendo possivel escalá-lo em "top" ou a "abrir". Existe uma grande variedade de vias para se poder escolher a dificuldade pretendida. Se gosta de Escalada leve o seu material e desfrute!

Já no topo do Pé-de Cabrito desfrute da paisagem para Norte: no fundo do vale está o Freixiel, ao lado direito o monte do Santuário de N Sra da Assunção e ao fundo a Serra de Bornes; em frente a Serra do Faro com os seus penhascos; e se o tempo o permitir, verá a Serra da Nogueira já nos arrabaldes de Bragança. Vai sentir-se no topo do mundo!

[EN] The local and the history

We are in the Cabreira Valley, crossed in its deepest zone by a river that begins near the Sainça, parish of Belver, and extends by all the valley towards the north, then flapping to the left in Freixiel and precipitating in the river Tua, already with a considerable flow.
To this valley are linked some of the legends that survived the time, told by word of mouth, in the heat of the winter bonfires. In a granite cliff that stands out almost at the beginning of the valley there is a huge hole where there is a treasure. This treasure is guarded by a hideous bull that launches long mooing and foam through the mouth, causing terror to those who have the misfortune of having to pass through there or venture behind the treasure. It is next to this head (known as Pé-de-Cabrito) that passes the dividing line that separated the term of the old municipality of Freixiel (territory donated to the Hospitallers in the 12th century) and that of Ansiães, linked to the ancient castle of Ansiães.

Pé-de-Cabrito is very visible for those who pass on the IC5 and can access the place by going to Carrazeda de Ansiães and take the road to Zedes, the closest village there. Then you can take the car to a few hundred meters from the place and you should do the rest on foot.

In the immediate vicinity of this place do not miss visiting the most important historical site of Zedes, the Anta de Zedes (also known as Casa da Moura) and in the valley Cabreira, a little further ahead of this cache also visit the Quinta of the Poor (The Whale).

If you can not or can not access the Pé-de-Cabrito, I recommend to go to the village of Mogo and to the Senhora da Saude (to enjoy the cache that is there) and from there enjoy the view of the imposing outcropping of Pé-de-Cabrito as well as to the great Cabreira valley.

Next to Pé-de-Cabrito you have Mr. José Pedro Baltazar to his property, with dozens of olive trees from where he extracts a very good olive oil. Probably when they go to the cache they will go through his house (he does not live there but he is often there to look after the garden), be nice and talk to him a little, he will appreciate it. If they have time, he will tell the old stories of those people and those places. And because caches are not just numbers, they must also be to deepen our knowledge, people and places, to become richer.

Pé-de-Cabrito is a well-known place for Climbing, also known as "Princesa" among climbers, has several climbing routes, being possible to climb it "top" or "open". There is a wide variety of ways to choose the desired difficulty. If you like Climbing take your material and enjoy
!
;)


 

[PT] A Cache

Esta é uma cache tradicional de dificuldade elevada, prepare-se para uma pequena aventura!:)

Dirija-se às coordenadas da cache pelo lado de Zedes, por um dos caminhos existentes, pode estacionar a cerca de 350 metros do local. Prepare todo o equipamento que achar necessário para atingir a cache e vá apenas se as condições o permitirem!

A cache não se encontra no topo mas quase...no entanto para chegar à mesma terá que escalar um pouco, ultrapassar uma vegetação densa e por vezes picante. Siga o esquema que aconselho na foto abaixo que penso ser o mais acessível. Se quiser tentar usando técnica de escalada o nível de Terreno sobe para as 5 Estrelas.

Existe um caminho de terra batida até à base do afloramento, um carro normal não chegará lá mas um TT sim. Pelo caminho desfrute dos blocos graníticos sobrepostos e nas formas curiosas que apresentam.

Muito Importante!Tenha em nota as seguintes informações:

- Consulte os Atributos para evitar surpresas!

- Nunca faça esta cache sozinho! Uma queda neste local pode ser fatal especialmente se ficar inconsciente e não tiver ninguém para o ajudar.

- Muito atenção ao percurso que escolher para abordar a cache e o topo do afloramento. Recomendo que siga a minha sugestão. Se encontrar uma melhor p.f. partilhe connosco.

- Não faça esta cache em dias de muito vento ou chuva, para além de ser desagradável pode não ser fácil chegar à cache. Cuidado com as rochas que podem estar escorregadias.

- Não faça a cache se existirem risco de trovoadas.

- Seja discreto. A duração da cache depende disso.

- Material aconselhado: roupa resistente, calçado de montanha, uma corda para ajudar a passar algumas partes pode ser útil.

Aproveitem a experiência e partilhem-na connosco, tirem fotos, façam filmes e contem a aventura no vosso log! Obrigado.

A cache tem logbook, stashnote e um pequeno lápis. O material de escrita não é para levar. Seja cuidadoso no manuseamento do container para que nada se danifique ou perca. Feche-o bem para proteger o conteúdo da humidade.

Espero que gostem!:)


Esta cache é um tupperware de tamanho Small.

Deixe-a exactamente como a encontrou, colocando-a também da mesma maneira, no mesmo local e bem fechada. Verifique que não está a ser observado enquanto retira e coloca a cache no sítio. Do seu cuidado depende a boa saúde desta cache. Obrigado.

 

[EN] The Cache

This is a traditional cache of high difficulty, get ready for a little adventure! :)

Head to the coordinates of the cache on the side of Zedes, by one of the existing paths, you can park about 350 meters from the site. Prepare all the equipment you need to reach the cache and go only if conditions allow!

The cache is not at the top but almost ... however to get to it you will have to climb a bit, overtaking a dense and sometimes spicy vegetation. Follow the scheme I advise on the photo below which I think is the most affordable. If you want to try using climbing technique, the terrain level goes up to 5 Stars.

There is a dirt track to the base of the outcrop, a normal car will not get there but a TT will. Along the way enjoy the superimposed granite blocks and the curious shapes they present.

Very Important! Please note the following information:

- See Attributes to avoid surprises!

- Never do this cache alone! A drop in this location can be fatal especially if you become unconscious and have no one to help you.

- Pay close attention to the path you choose to approach the cache and the top of the outcrop. I recommend you follow my suggestion. If you find a better p.f. share with us.

- Do not do this cache on days of high wind or rain, besides being unpleasant it may not be easy to get to the cache. Watch out for rocks that may be slippery.

- Do not cache if there is a risk of lightning.

- Be discreet. The cache duration depends on this.

- Material advised: Tough clothing, mountain shoes, a rope to help pass some parts can be useful.

Enjoy the experience and share it with us, take photos, make movies and tell the adventure in your log! Thank you.

The cache has logbook, stashnote and a small pencil. The writing material is not to carry. Be careful in handling the container so that nothing is damaged or lost. Close it tightly to protect the contents from moisture.

Hope you like i
t! :)



This cache is a Small-sized tupperware.

Leave it exactly as you found it, placing it also in the same way, in the same place and tightly closed. Verify that you are not being observed while you are removing and caching the site. Of your care depends the good health of this cache. Thank you
.

 


Ah, e não se esqueça nunca//Oh, and never forget: Cache In Trash Out!

 

Boas Práticas para um Geocaching melhor. Colabore!

- Ao decidir procurar uma cache faça-o de acordo com o que é pedido pelo owner. Respeite a sua vontade e as suas recomendações, pois delas dependem a sua integridade e a da cache. Não destrua, não parta, não deixe mais que pegadas e não traga mais que fotografias.

- Leia bem o página da cache antes de começar a busca. Pondere bem os riscos, e se o nível de Dificuldade e Terreno está de acordo com os seus limites e objectivos. Não ponha em risco a sua vida e a a da cache, e se acha que não é para si não arrisque e passa à próxima. Nem todas as caches são para todos.

- Lembre-se que o Geocaching proporciona-nos aventuras e leva-nos a locais que de outra forma não iríamos conhecer e visitar, por isso quando for procurar uma cache vá com tempo, quer para conhecer bem o local, mas também para estar preparado para algum imprvisto que possa ocorrer.

- Tenha especial cuidado ao procurar o esconderijo da cache, certifique-se que não há ninguém por perto ou ninguém a ver. Caso haja seja o mais discreto possível. Não arrique caso tenha consciência que está a ser observado, e desista. Certamente terá uma nova oportunidade para lá voltar, e assim evita que a cache seja objecto de buscas indesejadas.

- Ao encontrar a cache faça sempre um registo escrito no logbook. Se necessário use frente e costas das folhas do mesmo, poupe papel.

- O material de escrita que está na cache não é para retirar.

- Sempre que possível faça troca de objectos, mas coloque um de igual valor ao que retirou.

- Tire fotos, muitas fotos, e não esqueça de as colocar no seu log online na página da cache.

- Quando fizer o log online faça-o de uma forma detalhada possível de modo a dar a conhecer a aventura que a visita ao local proporcionou. Se houver alguma sugestão ou recomendação a fazer ao owner aproveite e faça-o no log. Precisa de manutenção? O acesso foi dificultado? Mudaram a cache de sítio? Qualquer situação que lhe pareça anormal comunique, informe o owner, seja por log ou através de mensagem privada.

Additional Hints (Decrypt)

CG: Ab gbcb, nbf céf qb cvaurveb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)