Skip to content

Capela de São João Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 5/9/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


CAPELA DE SÃO JOÃO

«VERDEMILHO, que lindo nome para uma terra! — parece que está a gente a ver essas benditas planícies regaladas de pãozinho fresco, com duas e três maçarocas de respeito em cada haste, com as bandeiras pitorescas a ondular ao sabor dos ventos que passam! — parece que está a gente a ouvir esses moinhos de vento, que vão gemendo e cantando pelos campos fora a sua doce e interminável tarefa! — e o rouxinol a dar sinal de si no meio dos salgueirais! — e o sol a descair para as águas! — e a bulha dos que passam na estrada! — e a alegria daqueles que estão ocupados na faina! — e os álamos, e as faias, e os eucaliptos, e os plátanos, e os pinheiros! (...) Verdemilho não é um nome suposto: é o nome de uma aldeia real autêntica, genuína, com tudo aquilo que eu disse e muito mais que eu não saberia dizer. »



Nossa Senhora da Lomba passou a ser o oráculo de Verdemilho. A rua que levava à sua ermida (actual Rua de S. João) passou a chamar-se Rua da Senhora. Escreveu o Major Lebre: "A primeira visita pastoral a esta ermida, teve lugar a 24 de Setembro de 1758, realizada pelo Desembargador Francisco da Cunha Sampaio, anotando a necessidade de serem adquiridos novos paramentos" e "a 22 de Junho de 1790, por provisão do 1º Bispo de Aveiro, D. António Freire Gameiro de Sousa, foi visitador o Desembargador da Mesa Eclesiástica, Doutor José Pedro Santiago. Depois de visita à Igreja Paroquial, vem à Capela da Senhora da Lomba e refere a necessidade de a consertar e pôr telhado novo. O bom e crente povo de Verdemilho, sempre zeloso, em vez de fazer remendos, resolve alargá-la, dando-lhe melhor perspectiva arquitectónica, cinzelando no arco-cruzeiro da capela-mor, a data já registada". A data a que se refere o Major Lebre é o ano de 1636, que, efectivamente, se encontra inscrito no arco da capela-mor da actual Capela de S. João. Não sei se essa data corresponde à construção da ermida original ou à sua transformação em capela, de cujo alargamento, no final do Século XVIII, como atrás se referiu, resultou a Capela de S. João que hoje conhecemos. Outra coisa interessante a averiguar nessa oportunidade seria definir quando e porque é que a invocação da capela passou de Nossa Senhora da Lomba para S. João. Segundo António Lebre, nas anotações da visita feita pelo Desembargador José Joaquim de Azevedo Neves, por delegação do 10 Bispo de Aveiro, em 15 de Dezembro de 1796, a referência já é feita ao S. João de Verdemilho. Porém, numa relação sem data dos bens afectos ao culto existentes na freguesia, arquivada num conjunto de documentos relativos à aplicação da Lei de Separação da Igreja e do Estado, datados de 1912, que se pode encontar no Arquivo Histórico Municipal de Aveiro, a capela é ainda denominada de Nossa Senhora da Lomba. A relação diz textualmente: "Capela de Nossa Senhora da Lomba, confrontando: N com a rua da Senhora S com quintal dos herdeiros de José Gonçalves Sarrico e E com a rua da Senhora e O com terreno público". Isto quer dizer que era ainda conhecida pelo seu nome original no início deste século. A contradição entre esta informação e a contida no livro do Major Lebre é evidente. Assunto, portanto, a esclarecer.
Segundo a opinião do historiador de arte A. Nogueira Gonçalves, citada por Amónio Lebre, a imagem de Nossa Senhora da Lomba, que ainda existe, é uma escultura de castanho e outras madeiras, do Século XV.



Anualmente se faz em honra do santo padroeiro da terra de Verdemilho a festa de S. João, que assume uma importância extraordinária. Para além do carácter religioso de que se revestia, com missa cantada, com sermão, e a procissão percorrendo o lugar, havia também o aspecto profano, que, em termos sociológicos, era igualmente importante: havia música na rua, as bandas a tocar no arraial, os foguetes... A família reunia-­se e convidavam-se os amigos mais chegados. Matava-se o carneiro. Cozia-se pão de trigo (no dia-a-dia comia-se broa de milho), feito com farinha do nosso próprio cereal.



A Cache: A cache encontra-se num local movimentado a certas horas do dia, principalmente durante a semana, tentem ser discretos. Agradecíamos que a colocassem tal e qual como a encontraram,caso contrário a dica não ajuda. Não forcem, por favor tenham cuidado para não estragarem. Esta cache não tem material de escrita e não permite troca de objectos. Não publiquem fotos do container.

Atenção: Ao recolocarem a cache no local, não a deixem visível, ela é colocada da mesma forma que é retirada! Só assim asseguramos a durabilidade da mesma.

Additional Hints (Decrypt)

9u15z pbzb bf cbagrvebf qb eryótvb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)