Skip to content

A Paixão de Cristo Multi-cache

This cache has been archived.

MightyREV: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.[/quote]

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado

[b] MightyREV [/b]
Geocaching.com Volunteer Geocache Reviewer
Revisor Voluntário em Geocaching.com

[url=http://support.groundspeak.com/index.php]Centro de Ajuda Groundspeak[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=340]Trabalhar com o Revisor[/url]
[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77]Como ter uma cache publicada (mais) rapidamente[/url]
[url=http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx]As Guidelines são regras[/url]

More
Hidden : 4/11/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Mais uma multi-cache simples que pretende mostrar uma representação da vida de Jesus Cristo e uma zona pouco conhecida dos Olivais, em Coimbra.

A Paixão de Cristo



No alto da colina de Santo António dos Olivais ergue-se a actual igreja de Santo António, com a sua escadaria e capelas da Paixão, que impõem a este espaço um cenografia barroca, própria das igrejas de peregrinação setecentistas.
Todavia, a tradição religiosa deste local é bem anterior. Há notícia da existência de uma capela dedicada a Santo Antão, pelo menos no início século XIII. Em 1217-1218 foi aqui fundado um convento de franciscanos que, no entanto, optaram por se transferir para o convento de São Francisco da Ponte, em 1247. A capela, entretanto dedicada a Santo António, foi entregue ao cabido catedralício, responsável pela campanha de ampliação da ermida, ocorrida no século XV. O pórtico, que se observa actualmente, remonta a esta intervenção quatrocentista.
Durante o século XVI os franciscanos capuchos da Província da Piedade tornaram-se proprietários do templo, que mais tarde foi entregue à Província da Soledade, em função da divisão administrativa da Ordem, em 1673.



A igreja conheceu nova intervenção arquitectónica no período barroco, que lhe conferiu o aspecto actual. A escadaria, construída nesta época, é precedida por um pórtico. Este, é formado por três vãos de volta perfeita, e rematado por um nicho que alberga uma imagem de barro, representando Santo António. Acompanham a escadaria três capelas de cada lado, de planta quadrada e telhado piramidal, dedicadas à Paixão e Morte de Cristo - Oração no Jardim das Oliveiras, Verónica e Calvário, do lado esquerdo, e Paixão, Flagelação e Descida da Cruz, do lado oposto.
Acede-se à igreja através de um arco abatido, característico das igrejas franciscanas deste período, a que se sobrepõe a zona do coro, rasgada por uma janela central e dois nichos com as imagens de Santo António e São Francisco. Neste átrio, uma das portas dá para a última capela da escadaria, e na outra encontra-se o altar do Senhor dos Passos.
No interior, a igreja apresenta abóbada rebaixada, em tijolo. Os retábulos barrocos remontam ao primeiro terço do século XVIII, destacando-se o altar-mor pela sua pintura de Nossa Senhora da Conceição, executada por Pascoal Parente, em 1779. Um silhar de azulejos, da primeira metade do século XVIII, reveste as paredes da nave, ilustrando passos da Vida de Santo António. Ainda desta época são os azulejos da capela-mor, azuis e brancos, mas de composição vegetalista. Distribuídos aleatoriamente, de forma a completar diversas falhas, encontram-se outros exemplos cerâmicos, de aresta e fabrico sevilhano, do século XVI.



Por sua vez, o espaço da sacristia revela-se de grande interesse. O tecto, pintado com motivos vegetalistas de enrolamentos de acanto, e o silhar de azulejos de temática antonina, remontam à primeira metade do século XVIII. Já o arcaz e o espaldar, com molduras barrocas de talha dourada e pinturas ilustrativas da vida de Santo António, e as esculturas de barro ou relicários deverão corresponder ao período imediatamente posterior.
No terreiro a norte da igreja foi edificada um capela de reduzidas dimensões no século XIX, num local que a tradição diz ter sido a cela de Santo António. Trata-se de um projecto revivalista gótico, concebido por António Augusto Gonçalves, um dos restauradores da Sé de Coimbra.
Com a Extinção das Ordens Religiosas, o convento foi vendido, acabando por desaparecer vítima de um incêndio no ano de 1851. Do antigo complexo conventual, apenas subsistiu a igreja.
Uma última referência para o cruzeiro quinhentista, em forma de templete revestido, no interior, por azulejos historiados da mesma época que os da nave da igreja. A imagem de Cristo crucuficado é uma obra do escultor renascentista João de Ruão, executada no ano de 1536, e que se tornou um modelo muito utilizado pela "escola ruanesca" (SERRÃO, 2003, p. 148).
(Rosário Carvalho)




A CACHE:


É uma multi-cache de tamanho pequeno, composta por um ponto inicial, um intermédio e o final, e que permite a troca de pequenos objectos, TB's e GC's.
Contém apenas logbook. Não tem material de escrita.

Devem então dirigir-se ao ponto inicial onde:

- O percurso deve ser feito no sentido baixo-cima.
- As perguntas dizem respeito a apenas uma das capelas em cada patamar.
- Devem encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

1º Patamar (base): Com quantos apóstolos é que Jesus Cristo está a falar? Resposta = A
2º Patamar (meio): Quantas letras estão inscritas no estandarte? Resposta = B
3º Patamar (topo): Quantas das auréolas têm uma estrela? Resposta = C

Verificação do resultado: A+B-C=6

O ponto intermédio encontra-se nas seguintes coordenadas:

N 40º 13,[C][B+C]5'
W 8º 24,[A][B-C-A][B+A
]'

Neste ponto deverão procurar as coordenadas que vos indicarão a localização do container final.

Agradecemos que não façam upload de fotografias que comprometam as perguntas do ponto inicial.
Obrigado pela visita e divirtam-se!

** If you want to do this cache and you can't read the Portuguese text, please contact us. Thank you **


Additional Hints (Decrypt)

VAGREZÉQVB: Vafpevgb qronvkb qr hz qbf qbvf. SVANY: Ab qb pnagb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)