Skip to content

CASA DAS AGRAS Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá Moraysbrun,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 11/12/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

CASA DAS AGRAS
 
Bem podemos dizer que ser Rei e Senhor é ser dono da Casa das Agras. Tudo o que a envolve, a integra e a circunda lhe pertence. A Casa das Agras co-habita com o Mosteiro de Fonte Arcada. As várias gerações, que daquele espaço fizeram o seu lar, realizaram todas as cerimónias religiosas, no mosteiro. E quando dizemos todas, são mesmo todas, desde o baptizado ao funeral… até a morada eterna residia naquele mosteiro (é claro, que apenas e só da dos senhores da casa). A Casa e Quinta das Agras foram palco de grandes obras de beneficiação, por parte de Manuel Ferreira Pacheco de Melo e sua mulher, culminando com a aposição, no portão, de uma pedra de armas com o brasão dos Ferreira de Melo. O então proprietário da casa viria a morrer, nas Agras, a 22 de Setembro, de 1798 e, como já referimos, sendo senhor da casa, é sepultado dentro do Mosteiro de Fonte Arcada. José Joaquim de Ferreira de Melo e Andrade, também um dos senhores da Casa das Agras foi quem riscou e mandou levantar a actual casa, depois da revolução Francesa. Após ter ordenado o arrasar das ruínas da antiga Casa das Agras, que as tropas francesas haviam saqueado e incendiado, encontra-se, ainda, no seu interior uma inscrição comemorativa do assentamento da primeira pedra realizado em 1830. Só alguns anos mais tarde, mais propriamente em 1856, foi construída a torre que está junto ao mosteiro de Fonte Arcada. E se um arquitecto, José Joaquim Ferreira de Melo e Andrade, a habitou depois de traçar o seu plano, também um sensível botânico, Narciso José Afonso Pereira, pároco a essa altura, arquitectou os jardins desta casa com as mais raras e belas espécies de plantas e arbustos. Pároco por vocação, engenheiro por paixão, acaba por estudar e apresentar uma directriz para a estrada Braga/Póvoa de Lanhoso. Presencia, ainda, este pároco a revolta da Maria da Fonte e faculta os seus testemunhos ao romancista Camilo Castelo Branco para o livro Maria da Fonte. Foi, então, aquando desta revolução, acusado o administrador de não ter conseguido conter as mulheres e implementar a nova lei, ficando o Governo contra si. Vendo-se ameaçado pelo facto da sua casa ter 365 janelas (o governo podia tomar conta da casa como património histórico), foi obrigado a fechar uma delas. Decidiu assim fechar aquela por onde viu passar a Revolução que o destruiu. Mas o filho do administrador o que fez? Ou o que não fez? Certo é que ainda hoje ouvimos falar do “Cavaleiro Negro”!
A cache
 
A cache é de tamanho small, contem stashnote e logbook, alguns itens para troca, não contem material de escrita, A casa das Agras é de propriedade privada é da vossa responsabilidade a invasão da mesma, a cache não se encontra dentro da propriedade, sejam discretos a longividade da cache depende do vosso sigilo. BOAS CACHADAS

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)