Skip to content

Lajes Sepulcrais Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá geo.holics,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 4/27/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

GC3C7ZB_TC_001.gif


mjc_gt.gif
Junto à porta lateral do lado Nascente da Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo, encontram-se quatro lajes sepulcrais, duas delas armoriadas com os brasões de dois ilustres residentes nesta freguesia. A quarta sepultura a contar da esquerda apresenta um brasão que apesar de muito danificado pelo desgaste e pelo tempo ainda tem visível o seu escudo esquartelado de GERALDES, LEITÃO, MELO e COUTINHO. Assente sobre ele, mal se consegue decifrar a existência de um elmo, o qual está encimado pelo timbre dos GERALDES. Do timbre sai um paquife que abraça o escudo. A diferença não é visível devido ao mau estado de conservação.

GC3C7ZB_TC_002.gifFRANCISCO CAMILO GERALDES LEITÃO DE MELO CAJADO (n. 1777)

FRANCISCO CAMILO GERALDES LEITÃO DE MELO CAJADO (n. 1777), nasceu a 15-VII-1777 em Idanha-a-Nova, onde faleceu sem geração.
Fez justificação da sua nobreza e obteve brasão de armas, esquartelado de GERALDES, LEITÃO, MELO e COUTINHO; Elmo de prata aberto e guarnecido de ouro; Timbre de Geraldes; por Diferença uma brica de azul com uma lua de prata. Estas Armas foram concedidas no reinado de D. Maria I, por Carta datada de 23-IX-1786, e registadas no Cartório da Nobreza, «Livro de Registo de Brasões de Armas», N.º 3, Fls. 239.

GC3C7ZB_TC_003.gifBrasão de FRANCISCO CAMILO GERALDES DE MELO CAJADO (n. 1777)

Forma: Escudo esquartelado; o 1.º de GERALDES (ou GIRALDES), de prata com um leão negro coroado de ouro; o 2.º de LEITÃO, de prata com três faixas de vermelho; o 3.º de MELO, de vermelho com seis besantes de prata entre uma dobre-cruz e bordadura de ouro; e o 3,º de COUTINHO, de ouro com cinco estrelas e cinco raios de vermelho, postas em sautor.
Elmo: De prata aberto e guarnecido de ouro.
Paquife: Dos metais e cores das armas.
Diferença: Uma brica de azul com uma lua de prata.
Timbre: Dos Geraldes, que é um leão de prata.


Local: Exterior da Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo, junto à porta do lado Nascente.

Data: 23-IX-1786, por Carta de D. Maria, registada no «Livro de Registo de Brasões de Armas», N.º 3, Fls. 239.

PT: A cache não contém material de escrita!
EN: The cache doesn't contain writing material!

Additional Hints (No hints available.)